sábado, 15 de julho de 2017

Humor irresistível de Bagão Félix


E apodamo-nos nós de democratas, mas o cinismo aristocrático usado pelos que têm poder, indica que esses que gerem os destinos dos povos são tão ditadores como aqueles que eles condenaram e substituíram no poder e de quem continuam a falar com desprezo, para mostrar quanto são diferentes e democratas, que até aceitam as greves e as reivindicações dos populares fraternos da “vila morena”. Mas é evidente que as coisas levam os seus trâmites, e os esbanjamentos excessivos de uns são causa das dificuldades superiores de outros. Só que agora, para amaciar as asperezas relativamente às pessoas que deles dependem – quer se trate dos governantes, quer dos donos das empresas – usa-se o subterfúgio da linguagem cada vez mais especializada e imponente, escondendo a violência e o desprezo no artifício e frieza dos chavões sábios e falsamente atenuadores do sofrimento dos “morituri” do “Ave Caesar” de todos os tempos. O artigo de Bagão Félix é, não um prato, mas uma travessa cheia das tais iguarias vocabulares, apresentadas num discurso expressivo de grande efeito satírico. Mas o cinismo não é moeda que se perca facilmente num mundo onde as disparidades são cada vez mais profundas, na aparente amálgama de igualitarismos como puras ficções de um zelo agressivo, e esse cinismo irá manter-se e desenvolver-se cada vez com mais requinte na linguagem encobridora de acções drásticas dos que têm o poder, como bem explica Bagão Félix e o comprovam os seus comentadores:

Público, 30 de Março

Correcção política ad nauseam
A linguagem politicamente correcta continua a expandir-se em extensão e compreensão. Abarca quase todas as áreas, incluindo a religiosa, talvez com a excepção do futebol onde predomina o chico-espertismo umas vezes mais rasca, outras vezes mais diplomático.
Na linguagem gestionária e na economia é notória a invasão, acantonamento e militância da correcção política. No debate de há dias na AR, o Primeiro-ministro garantiu que não haverá despedimentos na CGD, respondendo a Jerónimo de Sousa. Haverá – tão-só – reformas antecipadas e rescisões amigáveis, disse. Um feito, direi, fechando balcões, reduzindo estruturas e eliminando postos de trabalho. Verdade seja dita que a sua resposta foi a habitual de políticos e gestores nas mesmas circunstâncias. Hoje, para gáudio da correcção política, não há despedimentos, apenas “rescisões por mútuo acordo” (convencionalmente amigáveis) e reformas generosamente antecipadas ou, numa visão global, falar-se-á de uma “reestruturação” (com o indispensável prefixo re) ou downsizing (em modo anglófono e erudito). Obviamente, tudo polvilhado com “flexibilidade”.
Exaustivamente replicada há, também, a consagradíssima classificação das pessoas nas organizações comorecursos humanos”, que, bem vistas as coisas, está cada vez mais adequada à lógica pura e dura de coisificar o trabalho e de se ser mero meio ou instrumento e não sujeito e fim das acções. Nós não somos recursos (humanos). Os nossos recursos é que são humanos.
Curiosa é também a expressão estatística de “trabalhador desencorajado” que é o desempregado que desistiu de procurar activamente trabalho, depois de muitas e infrutíferas tentativas. Estatística e politicamente, esta classificação permite retirar este desempregado (da população activa) para não desempregado (na população inactiva). Prevejo que, dentro em breve, o Eurostat venha até a classificar um desempregado como “alguém em transição entre empregos” …
Entre um vasto rol de expressões politicamente correctas na gestão e economia, refiro algumas das mais usuais: em termos de pirueta matemática, “crescimento zero” ou, mais atrevidamente, “crescimento negativoem vez de estagnação ou recessão económica (na mesma lógica, prevejo o gastador passar, generosamente, a “poupador negativo”); “consolidação orçamental” que, quase sempre, continua a significar défice, apenas mais pequeno e nem sempre escorreito; “livro branco”, instrumento muito usado para simular ou procrastinar decisões (e que pode ser conjugado com outras cores, como o verde e azul, e o notável “no paper” eurocrata); “imparidade”, termo que tanto pode ser usado no seu verdadeiro sentido técnico, como ser alargado a flagrantes erros de gestão, fraudes e outras maquinações; “descontadoque é o que se diz de um facto ou efeito já concretizado e que constitui hoje uma poderosa arma de previsão económica … a posteriori; “arquitectura organizacional”, mistura explosiva de belas-artes com o agora costume de adjectivar um substantivo com o maior número de letras e que, não raro, faz jus ao lampedusiano teorema de que é preciso mudar algo para que tudo fique na mesma; “engenharia financeira”, que, muitas vezes, não passa de serralharia…; “customizar”, um anglicismo que dá jeito para algumas ilusórias técnicas de venda em que se faz-de-conta que o cliente conta; “sinergiaque ora se usa no seu verdadeiro sentido ou se emprega para disfarçar conflitos de interesses. Claro, tudo isto bem “focado” e “alavancado”…
Ah! A mais recente: “economia colaborativa”, onde se inserirá, creio, a Uber.

Comentários

Ana Ruivo
2 Abril
Tenho uma enorme admiração pelo Dr. Bagao Félix que consegue com a sua enorme cordialidade ser assertivo e pôr o dedo na ferida de uma forma clara e independente obedecendo apenas à sua consciência e que muito contribui para o nosso esclarecimento sendo ele uma pessoa que sabe do que fala ao contrário de muitos que só fazem ruído para nos desinformar.
Filipe Martins
Acho que está a confundir o politicamente correcto com eufemismos. Creio que a intenção do primeiro é tentar conter o discurso primário, para o qual se resvala tão facilmente; o segundo, é só para endrominar a malta.
PC
Há piores. “Financiamento”, “ir aos mercados”, “vender dívida”, “injecção de capital” que querem todos dizer “pedir dinheiro emprestado porque se gastou mais do que o que se podia”. E até não me importo que os políticos usem essa linguagem. O que me importo é que a comunicação social não a desmonte e fale como eles.
Victor Nogueira
Muito interessante e de fina ironia para lá do pesadelo que as situações enunciadas possam ser na realidade como “inconseguimentos”


Nenhum comentário: