quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Animulae vagulae, blandulae

Dois artigos de Diogo Queiroz Andrade, que me chegam sublinhados pela minha irmã, a que eu aponho a minha chancela, naturalmente: dois textos provenientes de um pensamento claro, lúcido e isento – sobre um lírico disforme, o tal da Coreia do Norte, sobre os líricos catalães, movidos pelas suas alminhas protestantes, desligadas de sentimentos e de valores outros que não sejam os que uma esquerda ecuménica preconiza com muita bênção de santidade pelo meio.
Como comentário, como ando a ler, sempre que posso, “Mémoires d’Hadrien”, lembrei-me dos versos do grande imperador Adriano, do 1º século da era cristã, que também foi requintado artista e escreveu versos, entre os quais os com que o livro de Marguerite Yourcenar introduz a sua obra, sobre um comentarista da vida, à beira da morte:
Animula vagula, blandula,
Hospes comesque corporis,
Quae nunc bibis in loca
Pallidula, rigida, nudula,
Nec, ut soles, dabis iocos. (P. AElius Hadrianus, Imp.)

E a sua tradução, julgo que por mim copiada:
Pequena alma terna, flutuante
Companheira e hóspede do corpo
Agora se prepara para descer a lugares
Pálidos, árduos, nus,
Onde não terás mais os devaneios costumeiros.

Tanto o terno Kim Jong-Un – a nossa amiga chama-lhe ping-pong, termo mais acessível, mas a mim parece-me mais só pong, dada a sua fixação nos mísseis, sem olhar ao “ping” de outros factores de relevância – como os estridentes donzéis e donzelas reivindicativos de uma Catalunha só para eles, me parecem, de facto, almazinhas imponderáveis, flutuantes, pequeninas, abstractas… Amen.

EDITORIAL
Não há sanções que nos valham
Diogo Queiroz de Andrade
Público, 5/9/17
Donald Trump tem dois problemas estratégicos, que estão aliás a ser jogados com mestria por Pyongyang. O primeiro é geográfico: não existe qualquer cenário em que um ataque debilitante contra a Coreia do Norte possa ser executado antes que alguém carregue num botão que implique a morte dos dez milhões de habitantes de Seul. O segundo chama-se China, cuja constante protecção ao pequeno aliado de matriz comunista parece inabalável. A isto alia-se uma questão estrutural, que é a absoluta indiferença de Kim Jong-un à imposição de sanções. Desde logo porque o país é praticamente impermeável ao comércio externo, funcionando numa redoma que só é trespassada pela China. Mas, mais do que isso, porque a liderança norte-coreana é indiferente às provações que o país possa sofrer, mantendo um controlo apertado sobre as finanças do país e garantindo que nada falta ao grande líder e ao seu séquito.
Neste momento, todas as opções são más. Um ataque militar americano está fora de questão, as sanções não vão afectar quem deviam, as negociações parecem impossíveis e não parece haver um James Bond capaz de assassinar o líder norte-coreano e assegurar uma transição de regime. Nem a China parece capaz de controlar um líder que só quer afirmar cada vez mais o poder que tem. Como sempre acontece nestes momentos, a primeira consequência é a aceleração da corrida às armas. É o que Seul está a fazer, lançando um programa de capacidade balística mal visto pela China e com novas consequências na gestão de forças naquela região. Em Tóquio já nem se disfarça uma corrida às armas, com o objectivo semi-declarado de restaurar a grandiosidade do exército do império japonês. Os nipónicos vão voltar a ter uma capacidade ofensiva relevante, contrariando o espírito pacifista da própria constituição, graças ao apoio declarado do próprio primeiro-ministro Abe a este reavivar de espírito nacionalista.
Tudo isto representa uma derrota da China, que gosta de achar que controla a região – mas onde a corrida bélica tem contornos que escapam aos seus objectivos declarados. A China será sempre a potência de referência na Ásia, mas a incapacidade em conter o aliado norte-coreano revela uma incompetência inesperada de Pequim. Nada do que está a acontecer, exceptuando talvez o novo embaraço da Casa Branca, é do interesse directo de Pequim. A escalada militar na região aumenta o potencial de conflitos regionais que podem pôr em causa interesses estratégicos dos chineses ou dos seus aliados, para além das inevitáveis perturbações nos mercados – que são as maiores preocupações de uma Pequim que por enquanto apenas quer ganhar a guerra comercial e financeira.

Um referendo travesti
Diogo Queiroz de Andrade
Público, 8/9/17
A legítima ambição de independência de sectores da sociedade catalã exigia um processo transparente, profundo, pensado e delineado como sendo algo histórico.
É certo que a Catalunha cumpre os pressupostos tradicionais que definem uma nação: tem uma cultura, uma identidade e uma história próprias – e tem até uma língua. Mais importante ainda, em termos económicos tem viabilidade – bastante maior do que as independências que nasceram este século. Sempre se soube que a manutenção da Catalunha em Espanha só se manteria enquanto os catalães assim o desejassem e se revissem na nação descentralizada, e é admissível que o cenário esteja a mudar.
Mas nada disto justifica a forma abstrusa como este referendo travestido está a ser conduzido. É aliás o inverso: a legítima ambição de independência de sectores da sociedade catalã exigia um processo transparente, profundo, pensado e delineado como sendo algo histórico. Este processo de vão de escada, feito com urnas clandestinas e boletins de voto escondidos, é uma vergonha que ficará para sempre marcada na ideologia independentista, tenha ela sucesso junto do povo ou não. Nada está a ser discutido como devia e nada está a ser feito como seria suposto.
Sendo certo que nunca um processo de independência será feito com a anuência de Madrid, pode ao menos ser conseguido com uma relativa unanimidade dos catalães. E esse não só não foi conseguido como se chegou ao pólo oposto: as manobras anti-democráticas que forçaram a passagem deste referendo garantiram a divisão do parlamento, e consequentemente da sociedade. A Catalunha não está unida na realização da consulta popular, quanto mais do resultado que de lá sair. O melhor que os independentistas conseguiram foi garantir a divisão da nação catalã antes mesmo de garantir a sua existência – o que, convenhamos, não é a melhor base para uma construção nacional.
O resultado é um beco sem saída. Nem catalães independentistas nem madridistas integristas têm margem para recuo num processo extremado. E quando o primeiro-ministro Rajoy ameaça com a revogação da autonomia catalã, sabe que está a brincar com o fogo e a atiçar paixões muito pouco racionais. Mas é óbvio que não pode valer tudo, como parecem achar as personagens menores que querem forçar uma revolução encapotada num povo que não se tem mostrado interessado em responder à questão independentista.



Nenhum comentário: