terça-feira, 19 de novembro de 2019

Assim se vai destapando a careca


De um governo constituído, essencialmente, para se governar, na aliança a uma esquerda estupidamente criada para destruir. Mais uma vez se prova o artificialismo das “generosidades” com que essa esquerda “altruísta” – por inépcia e arrogância – reduziu ao caos a Saúde Pública, ponto de partida para o desenvolvimento da Saúde Privada, como bem explica JMT.
OPINIÃO: A esquerda é a maior amiga da saúde privada
Só mesmo num país de gente que adora ser enganada ou enganar-se a si própria é que a esquerda pode passar por grande amiga da saúde pública em Portugal.
JOÃO MIGUEL TAVARES  PÚBLICO, 19 de Novembro de 2019
Deve haver pouca coisa mais deprimente do que a discussão em torno das PPP da saúde e as profundas reflexões sobre se o  SNS deve ser totalmente público e até que ponto o sector privado se apoia no Estado para enriquecer à custa dos portugueses. A história das PPP da saúde é a maior cortina de fumo ideológica que existe neste país, porque se há governo que fez maravilhas pela saúde privada e pela busca desesperada por um seguro de saúde foi o governo da chamada “geringonça” – esse grande projecto de esquerda, tão preocupado com a defesa do interesse público, que conseguiu o prodígio de aumentar o caos nos hospitais e pôr tudo o que é médico e enfermeiro a fugir do SNS.
Acham mesmo que o grupo Mello vai ficar destroçado com a perda da gestão dos Hospitais de Braga e de Vila Franca de Xira? Basta ver a facilidade com que se despediu de ambas. As PPP hospitalares, por incrível que possa parecer, foram bem negociadas pelo Estado. Em Braga, a José de Mello Saúde aproveitou as indecisões do governo para bater com a porta, porque estava a perder dinheiro. E em relação a Vila Franca de Xira já anunciou que abandona a gestão a 31 de Maio de 2021, apesar de lhe ter sido proposta a extensão do contrato por mais três anos. O grupo Luz Saúde tem queixas semelhantes em relação ao Hospital Beatriz Ângelo (PPP de Loures), garantindo ter resultados negativos com a parceria.
Afinal, quem precisa de se andar a chatear com hospitais em PPP e a aturar os resmungos do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista quando a procura por unidades privadas não pára de aumentar? A José de Mello Saúde tem estado a investir em grande naexpansão do Hospital CUF Descobertas, na construção da CUF Tejo e no arranque do Hospital CUF Coimbra. O grupo Luz Saúde acaba de inaugurar o novo Hospital da Luz e facturou 544 milhões de euros só em 2018. O grupo Lusíadas vai pelo mesmo caminho: cresce de ano para ano e está prestes a inaugurar um novo hospital em Braga, provavelmente para acolher de braços abertos os utentes descontentes da ex-PPP do grupo Mello, que até há bem pouco tempo estava no top dos melhores hospitais nacionais.
Acreditam mesmo que este frenesim de construção de unidades hospitalares, a pulular um pouco por todo o país, em locais caríssimos, se explica apenas pelo envelhecimento da população portuguesa? Ou será antes uma conjugação desse envelhecimento com o estado absolutamente deplorável a que chegou o Sistema Nacional de Saúde, esse grande orgulho nacional, com o qual o PS adora encher a boca, mas que à custa de cativações (e, por amor de Deus, parem com a aldrabice de dizer que não há cativações na Saúde), subfinanciamento crónico, condições de trabalho deploráveis e regresso criminoso às 35 horas bateu no fundo mais fundo do poço?
Só mesmo num país de gente que adora ser enganada ou enganar-se a si própria é que a esquerda pode passar por grande amiga da saúde pública em Portugal. Eu, se pertencesse à família Mello, e tivesse como única preocupação existencial o recheio da minha carteira, estaria em cada eleição a votar religiosamente no Bloco, no PCP ou no PS, e na sua preocupação assolapada com o monopólio público da saúde. A verdade é esta: não há um único partido à direita que contribua mais para o bem-estar da saúde privada em Portugal do que os partidos da esquerda – cada suspiro seu de amor pelo SNS é mais um prego no caixão de um sistema de saúde comatoso, que vai definhando de dia para dia.
COMENTÁRIO
OldVic1:  “Só mesmo num país de gente que adora ser enganada ou enganar-se a si própria é que a esquerda pode passar por grande amiga da saúde pública em Portugal”: acertou no centro do alvo à primeira. Os portugueses acreditam que não há alternativa à oligarquia que os explora e acreditam que se essa oligarquia estiver calada tudo está bem. Com o berreiro que ela fez na legislatura anterior por lhe terem tirado uns pontos percentuais aos salários e pensões, muitos de nós pensaram que era o fim do mundo, de tal modo que até aceitámos mansamente essa injustiça gritante das 35 horas no Estado que agora está a pôr os serviços por turnos num caos crescente. Portugal é o que nós fazemos, e deixamos fazer, dele. Temos o que merecemos.

Nenhum comentário: