segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Os Seniores

A Ministra da Educação disse, nas entrevistas que deu, no sábado da manifestação, que a titularidade dos professores, segundo a reforma, fora bem entregue aos professores seniores que são, pela idade e experiência, os mais competentes para avaliar os professores juniores. Mas a Srª Ministra não disse a verdade e não houve quem desfizesse a afirmação falsa e melifluamente transmitida, que nenhum entrevistador rebateu. Também ela não deixou, que não está ali para ouvir mas para ditar a sua própria lição, há muito decorada e sempre igual.
De facto, não só têm vindo a lume casos que não se enquadram nesses dizeres falsos, com os “mais” juniores a tomar o lugar dos “mais” seniores, como não é sempre verdadeira a competência trazida pela idade e a Srª Ministra sabe-o bem, que todo este processo de avaliação foi intencionalmente cozinhado para liquidar classificações, tempo de serviço, etc, àqueles dos seniores, por bons que fossem, em assiduidade, pontualidade, empenhamento, mas que limitaram as suas carreiras à sua docência em função dos seus discentes.
A Sª Ministra sabe que neste país os seniores depressa ficam nas prateleiras, ultrapassados por avalanchas dos juniores – sejam actores, cantores, servidores de qualquer função.
Por isso os professores, para continuarem nas suas carreiras, com bom aproveitamento, terão que dispender longas horas das suas vidas diárias mergulhados em burocracias, reuniões e papeladas em torno da avaliação – deles e dos seus alunos.
Que também há que prestar contas dos sucessos escolares junto da U.E. Mesmo com artifícios manhosos, que assim se descobriu a panaceia do insucesso, para orgulho da Srª Ministra, que tem que apresentar os números, ainda que forjados a trouxe-mouxe. O que é certo é que este processo de avaliação deixa pouco tempo para o estudo, mas a Srª Ministra da Educação nem se rala. Até refere com prazer o sacrifício dos professores deste país, no “processo” que alguns acham “kafkiano”, embora com as mãos postas, bem à nossa maneira.

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