terça-feira, 16 de setembro de 2008

That is the question


Luís Filipe Meneses tinha desistido da liderança do PSD quando possibilitou as novas eleições, ganhas, com pouca margem, todavia, por Manuela Ferreira Leite que prometera, primeiro que tudo, iniciar uma nova era de coesão e dignificação do seu partido, há muito desfeito nas lideranças vaidosas e provincianas dos chefes anteriores.
Mas Manuela Ferreira Leite, ao contrário dos seus antecessores, bem-falantes e altissonantes, mas sempre atacantes convictos, está a dar nas vistas com o seu silêncio. Não abre o jogo, o que leva os pessimistas a formular hipóteses de inexistência de um jogo para abrir. Entre eles destaca-se Luís Filipe Meneses que afinal parece não ter desistido da cena política, comparando-se e ao seu “entourage”, a um elegante Porsche, contra o Fiat 5oo do “entourage” da chefe actual. Criticado, na deselegância e insensatez do comentário tolo, entre outros, por Marcelo Rebelo de Sousa, deseja vir de novo à televisão defender a sua musa, e de caminho, possivelmente, segundo o costume, lavar alguma roupa suja, no seu ar untuoso e fradesco, salientando conhecimentos, em voz baixa e avisada, de quem, sem bem se enxergar, se considera imprescindível.
Mas, o que parece evidente, é que ele não quer mesmo perder a liderança do partido, e para isso apressa-se a pôr em cheque a figura digna da sua actual dirigente, arranjando pretextos para a derrotar, desejoso de se afirmar e sempre sem elevar a voz.
No partido sem coesão, muitos são os que esfrangalham na sombra, indiferentes ao povo que pretendem defender futuramente, porque só interessados numa qualquer saliência interesseira. Apesar da sua estatura de dignidade e do apoio dos muitos amigos inteligentes e leais, Manuela Ferreira Leite não terá grande capacidade para se impor à turba dos maledicentes desse seu partido. Não é culpa sua. A culpa é toda nossa, de povo que nunca soube de educação nem civismo, e que sempre ignorou a divisa que distinguiu outros: “Um por todos e todos por um”.

Nenhum comentário: