terça-feira, 7 de outubro de 2008

Deixai vir a mim as criancinhas - Provas de recuperação

Está divulgado em blogue.
Trata-se do ofício-circular nº 14 enviado a 11/9 a todos os estabelecimentos de ensino abrangidos pela DRELVT (Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo), os do resto do país regendo-se, com certeza, por ofícios idênticos. Mas a ministra é nossa, é cá do Tejo, que foi donde partiram as naus para os descobrimentos marítimos, mais especificamente da praia do Restelo, de lágrimas para os que se iam, terra de prazer para os que se vinham. Por isso o ofício 14 irá ter o merecido êxito junto da UE.
A ministra põe as mãos, ou abre os braços protectores para as criancinhas, a quem dá muitas oportunidades de alcançarem a medalha da instrução. Se os meninos faltam demasiado, lá têm a possibilidade de recuperação pelas provas. Provas fáceis, de acordo com as competências, ou seja, de acordo com a situação específica do aluno faltoso. As provas são puramente um bónus, não têm importância de maior, servem apenas para estabelecer critérios de responsabilização para o aluno habituado a faltar. Se os resultados forem negativos, é outra questão. Trata-se de mostrar uma estatística decente junto dos órgãos competentes da UE relativamente ao nosso absentismo e consequente abandono escolar. Competência é outra coisa, o aluno faltoso pode perfeitamente instruir-se fora da escola, actualmente existem bons meios para isso. Não importa também que o professor esteja ali para servir os alunos faltosos, construindo testes suplementares, tantos quantos eles forem, em roda-viva de trabalho eficiente mergulhado em papéis, computadores e reuniões instrutivas. É prática, aliás, já antiga, do ensino recorrente, primitivamente chamado “Unidades Capitalizáveis”, que se revelou nulo.
Mas como aconselha o texto do blogue, os professores que colaborem na política da estatística envergonhada do M.E. recusando-se a marcar faltas, que só lhes darão trabalho a eles. E depressões. O resultado é o mesmo na questão da medalha.

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