quarta-feira, 4 de junho de 2008

Exmo Senhor Primeiro Ministro

Exmo Senhor Primeiro Ministro, Engenheiro José Sócrates

Escrevi hoje ao nosso Presidente da República uma carta que envio a V. Exª, juntamente com outros textos nela referenciados, como documentos importantes para mim e certamente que para outros portugueses – e até estrangeiros - que pensam e sentem da mesma forma que eu. Não o serão para V. Exª, e por tal motivo nem os quererá ler, coisas ínfimas de uma ínfima pessoa, apenas uma portuguesa, o que conta pouco na opinião da maioria, que se rege por princípios menos sentimentais e mais pragmáticos.
Todavia, arrisco-me a fazer-lhe o mesmo apelo contido nos demais textos, mas que para V. Exª, pessoa do poder absoluto, embora democrático, segundo reza a Constituição da R. P., poderão ter maior significado – construtivo ou destrutivo. Como pessoa do poder, não malbarate esse poder destruindo o que para tantos significa devoção pela sua Pátria e, por consequência, pela sua língua.
Quando vejo e ouço notícias de povos que valentemente sacrificam as suas vidas na defesa da sua pátria, mais recente ou mais antiga, sinto a profunda humilhação da falta de “valentia” desses tantos portugueses, a quem não se exige o sacrifício das vidas, mas puramente o respeito pelos valores culturais que repudiam a destruição da elegância ortográfica segundo valores etimológicos. Na realidade, eles são apenas sensíveis aos valores materiais que aparentemente nos são favoráveis com tal destruição. Está nas mãos de V. Exª a tomada de decisão que contrarie tal barbárie.

Sem outro assunto, atenciosamente

Nenhum comentário: