quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Na terra tanta guerra 2

Foi Camões que o disse, mas o “bicho da terra” a cada passo o demonstra, nas famílias, nos clãs, nas estradas, nos bancos, nos países, na Bíblia, na História, nos matagais africanos e sulamericanos, em cada um de nós... Mais recentemente, na Geórgia...
É preciso paciência. A Guerra de Tróia deu brado, para mais de origem divina e muito feminina, mas as guerras propriamente humanas foram por demais também. Júlio César até escreveu sobre as suas conquistas na Gália, e o Napoleão foi um triunfador e peras. Enquanto foi.
Nada, é certo, como nestes nossos séculos XIX e XX em que cada guerra é responsável na irradiação das matanças. Dantes a coisa fazia-se mais cara a cara, praticavam-se heroísmos gostosos. Que o diga Roland e o nosso Nun’Álvares. Agora está-se mais desprevenido, morre-se assim à matroca, atabalhoadamente, conforme apetece aos chefes, que estão sempre a salvo, pois podem impor a guerra de cátedra. É nos fornos crematórios dos campos de concentração, é nos trabalhos forçados dos campos siberianos, é com bombas atómicas, é, mais actualmente, com as armas nucleares ou biológicas, um fartote de meios requintados para os genocídios, não falando nos terroristas, que estes limitam-se às explosões, embora de grande alcance já, e não se importam de se suicidarem, desde que possam liquidar com fartura.
É por isso que, em atenção aos recentemente sacrificados georgianos, gostaria de prestar homenagem aos seus mortos, e a minha solidariedade aos seus vivos, em pânico, por meio de textos consagrados de grandes escritores portugueses que assim definiram a guerra e os seus heróis – Vieira (1608/1697), e o texto “É a guerra”, in “Sermão Histórico e Panegírico”, Nicolau Tolentino (1741/1811), e a sátira “A Guerra”, Reinaldo Ferreira (1922/1959), - “Receita para fazer um herói” in “Poemas”.
Mas o alerta dos pensadores de nada serve, tudo isto vai continuar até à consumação dos tempos, cada vez mais sem travão, de retorno ao caos do início...

Nenhum comentário: