quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A nossa cortiça vai brilhar

A minha amiga mostrou-se eufórica:
- Ai! Respirei!
- Então está melhor?
Ontem estava meio constipada, e tinha-lhe levado o meu tubo de comprimidos efervescentes de acetilcisteína receitados pelo médico à minha mãe e que uso para mim em caso de emergência.
- Não é isso, foram as notícias que ouvi. Disseram ontem que as despesas da cimeira da NATO não somos nós que pagamos. E uma rica notícia é que os hotéis de cinco estrelas estão superlotados. Ontem a rapariguinha da televisão respondeu-me – que eu tenho muitas vezes posto a pergunta – que esta despesa é suportada por todos os países. Não fica contente? Eu fiquei muito aliviada.
Claro que me aliei ao alívio da minha amiga e disse mais, como os Dupondt, que sim, que ficava contente. Mas a minha amiga não estava à espera de resposta:
- Também gostava de saber quanto é que vai custar isso tudo. Devem dizer.
- Ora, nem pense! Eles lá não costumam dizer das despesas que fazem, só exigem que paguemos, ora essa!
Mas a minha amiga estava muito positiva, muito rigorosa nos seus dados, pouco lhe importavam as minhas respostas provenientes de ignorância dos telejornais, que são à hora do Dr. José Hermano Saraiva e do “Quem sai aos seus”, seguidos de queda nos braços poderosos do atrevido Morfeu.
- O Obama também vem. O cão dele, que é da raça algarvia, vai receber uma coleira de cortiça. Todos os da cimeira vão receber uma prenda, mas o Obama recebe duas – uma para o cão de água algarvio. As senhoras têm direito a uma carteira de cortiça. Os homens a uma gravata de cortiça. A nossa cortiça vai brilhar na cimeira. Uma promoção da cortiça portuguesa muito bem feita.
- Então e o vinho do Porto?
Desdenhou dos meus conhecimentos.
- O Obama merece duas prendas. Escreveu um livro para crianças. Todo o dinheiro reverte a favor das criancinhas.
- O nosso Obama também tem o Magalhães, que ofereceu a muitas criancinhas.
Mas a minha amiga desdenhou Sócrates e uma vez mais, exaltou Obama, sempre rendida ao seu charme e bondade:
- Aquele tem tudo para ser um Chefe de Estado. Os que andam à procura de defeitos nele não passam de uns sacaninhas. É o único homem que está ali para servir o povo deles. Pôs os pobres a ter assistência médica, pois até isso pagam. Não vivem numa torre de marfim, de vez em quando enchem os jardins da Casa Branca com crianças. Eles adoram o cão, que vai ter uma bela coleira nossa, de cortiça.
A minha amiga, quando admira, é muito sectária. Mas também quando embirra. E não há cortiça que lhe ponha travão. Digo, rolha.

Nenhum comentário: