sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Quem ensinou quem?

Um e-mail, parece que já não muito recente, significativo de um poderoso retrato de um país a saque.
Resta perguntar: Quem nasceu primeiro: a galinha ou o ovo? Foram os governantes que iniciaram o processo ou aqueles provieram de uma “massa” fraudulenta uniforme que permitiu o seu surgimento, em círculo vicioso para sempre inultrapassável por razões temperamentais específicas?
É certo que o Tribunal de Contas só teve dúvidas e apontou-as, segundo o e-mail, mas será que já foi esclarecido? Será que foram lapsos por malandrice? Será que pertencem à rede da corrupção que nos envolve?
Será que o novo Governo vai deixar no silêncio tais casos gritantes? Será que não vai incitar a magistratura a seguir a via da verdadeira Justiça, que implica isenção, eficiência, honestidade?
Será que é essa a estrada cheia de desvios que desejamos para os nossos sucessores?
Será que o sangue da vergonha já só acode às faces dos embriagados?
Dizem que a esperança é a última coisa a desaparecer em nós.
Assim seja! Amen!

Eis o e-mail recebido:

«Agora com o FMI é que vamos ver os "podres" a aparecer e a exalar mau cheiro...Isto foi tirado do Tribunal de Contas... Será por isso que nos estão a obrigar a apertar o cinto? Fica-se sem palavras!


AQUI ESTÃO ALGUNS EXEMPLOS DE DÚVIDAS QUE O TRIBUNAL DE CONTAS ENCONTROU NAS DESPESAS PÚBLICAS...


1. ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO ALENTEJO, I. P.
Aquisição de 1 armário persiana; 2 mesas de computador; 3 cadeiras c/rodízios, braços e costas altas: 97.560,00 €
Eu não sei a quanto está o metro cúbico de material de escritório mas ou estes armários/mesas/cadeiras são de ouro sólido ou então não estou a ver onde é que 6 peças de mobiliário de escritório custam quase 100 000€. Alguém me elucida sobre esta questão?


2. MATOSINHOS HABIT - MH
Reparação de porta de entrada do edifício: 142.320,00 €
Alguém sabe de que é feita esta porta que custa mais do que uma casa?


3. UNIVERSIDADE DO ALGARVE - ESC. SUP. TECNOLOGIA - PROJECTO TEMPUS
Viagem aérea Faro/Zagreb e regresso a Faro, para 1 pessoa no período de 3 a 6 de Dezembro de 2008: 33.745,00 €
Segundo o site da TAP a viagem mais cara que se encontra entre Faro-Zagreb-Faro em classe executiva é de cerca de 1700€. Dá uma pequena diferença de 32 000 €. Como é que é possível???


4. MUNICÍPIO DE LAGOA
6 Kit de mala Piaggio Fly para as motorizadas do sector de águas: 106.596,00 €
Pelo vistos fazer uma "Reforma de Montada" nas motorizadas do Município de Lagoa fica algo para o caro!


5. MUNICÍPIO DE ÍLHAVO
Fornecimento de 3 Computadores, 1 impressora de talões, 9 auscultadores, 2 leitores ópticos: 380.666,00 €
Estes computadores devem ser mesmo especiais para terem custado cerca de 100 000€ cada... Já para não falar nos restantes acessórios.


6. MUNICÍPIO DE LAGOA
Aquisição de fardamento para a fiscalização municipal: 391.970,00 €
Eu não sei o que a Polícia Municipal de Lagoa veste, mas pelos vistos deve ser Alta Costura.


7. CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES
VINHO TINTO E BRANCO: 652.300,00 €
Alguém me explica porque é que a Câmara Municipal de Loures precisa de mais de meio milhão de Euros em Vinho Tinto e Branco????


8. MUNICIPIO DE VALE DE CAMBRA
AQUISIÇÃO DE VIATURA LIGEIRO DE MERCADORIAS: 1.236.000,00 €
Neste contrato ficamos a saber que uma viatura ligeira de mercadorias da Renault custa cerca de 1 milhão de Euros. Impressionante...


9. CÂMARA MUNICIPAL DE SINES
Aluguer de tenda para inauguração do Museu do Castelo de Sines: 1.236.500,00 €
É interessante perceber que uma tenda custa mais ou menos o mesmo que um ligeiro de mercadorias da Renault e muito mais que uma boa casa...
E eu que estava a ser tão injusto com o município de Vale de Cambra...


10. MUNICÍPIO DE VALE DE CAMBRA
AQUISIÇÃO DE VIATURA DE 16 LUGARES PARA TRANSPORTE DE CRIANÇAS: 2.922.000,00 €
E mais uma pérola do Município de Vale de Cambra: uma viatura de 16 lugares para transportar crianças custa cerca de 3 milhões de Euros. Upsss, outra vez o município de Vale de Cambra...


11. MUNICÍPIO DE BEJA
Fornecimento de 1 fotocopiadora, "Multifuncional do tipo IRC3080I", para a Divisão de Obras Municipais: 6.572.983,00 €
Este contrato público é um dos mais vergonhosos que se encontra neste site. Uma fotocopiadora que custa normalmente 7,698.42€ foi comprada por mais de 6,5 milhões de Euros. E ninguém vai preso por porcarias como esta?

COMO É POSSÍVEL NÃO ESTARMOS EM CRISE? COMO DIZ PASSOS COELHO, É DIFÍCIL CORTAR NAS DESPESAS PÚBLICAS... NOTA-SE... ACABÁMOS DE VER ALGUNS EXEMPLOS...»

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