quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Convite

Lançamento do Livro

“O Maravilhoso Mundo das Lendas de Santos de Eça de Queirós»
= Ficção, intertextualidade, imagística =

Sábado, 19 de Fevereiro na Livraria-Bar “Les Enfants Terribles” no Cinema King, pelas 17 horas
Apresentadores:
Henrique Salles da Fonseca, Licenciado em Economia no Instituto Superior Económico e Social de Évora, ex-Director Geral do Forum para a Competitividade.
Paula Lacerda, Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses, em 1982, pela F.L.L., professora no AEIM.
Av. Frei Miguel Contreiras, nº 52-A (Ao lado do Teatro Maria de Matos, junto da Av. de Roma
info@Chiado Editora.com
WWW.Chiado Editora.com

&

Foi o Menino que disse, quando comia com os pais à ceia. “Sei um ninho”. E foi contando da sua maravilha, quando avistara o pintassilgo a disparar do ninho entre a folhagem, quando trepara ao cedro para espreitar o ninho, os últimos momentos sem se apoiar nos pés, quando, suspenso pelas mãos, pegara no ovo, que estalara ao beijá-lo, e dele saíra um passarinho… “Sei um ninho”, repetiu, ante a preocupação silenciosa e atenta de Maria e de José, acompanhando a escalada milagrosa de Jesus, inocente e amparado. Pelo Padre Eterno, pelos pais bíblicos. Um pequeno milagre de Jesus, pela pena de Torga, do conto extraído da sua obra-prima “Os Bichos”.
Eu não sei um ninho. “Sei um livro”. Um livro que é para mim maravilhoso, que foi para mim um encanto o fazê-lo, gradualmente, o corrigi-lo, muitas vezes, o acrescentá-lo, a cada leitura. É sobre um livro – “Lendas de Santos” - de um autor que é para mim também um milagre: Eça de Queirós. Chama-se “O maravilhoso mundo das “Lendas de Santos” de Eça de Queirós”.
Em meu entender, dei vida a Lendas que Eça escrevera, e que pouca análise haviam merecido ainda.
“Lendas de Santos”: “Lenda de S. Cristóvão”, “Lenda de Santo Onofre”, “Lenda de S. Frei Gil”, os santos em que Eça pegou. Também a de “S. Julião Hospitaleiro”, a de “Santo Antão”, da autoria de Flaubert, estas servindo de bordão àquelas, juntamente com outras obras do engenho humano – Fausto, a Bíblia, as literaturas do Medievo… E com isso, toda a arte queirosiana, fruto do seu extraordinário engenho, do seu saber, da sua experiência, do seu génio ímpar.
É este o livro – não o ninho – que eu sei. Um livro de estudo. Talvez maçudo.
Para mim, um canto de homenagem.

Nenhum comentário: