quinta-feira, 3 de abril de 2025

As assinaturas


Em que Trump se reviu com tanto orgulho, em espectáculo inédito da sua tomada de posse, Trump olhando-as com real satisfação, após tê-las escrito, uma a uma, seguida da contemplação, a cabeça de lado, em regozijo e pose para a posteridade, suponho que pela letra afiada. Assinaturas que também talvez já abrangessem, pelo menos “in mente”, as das tais novas tarifas, na sua propagação vistosamente ameaçadora, pelas lonjuras do mundo…

Em directo/"Dia da Libertação". 20% para a UE: Trump diz que, por "generosidade", EUA vão cobrar metade das tarifas que (diz que) cobram aos EUA

EUA lançam tarifa-base de 10% para todos os países e em todas as importações. Ministro Pedro Reis diz que, se para a América é o "dia da libertação", para o resto do mundo é o "dia da preocupação".

EDGAR CAETANO: Texto

Actualizado Há 5m

SAMUEL CORUM / POOL/EPA

Momentos-chave

Há 9m"Europa não pode estar tão exposta à intensidade das ameaças ou das más notícias que vêm do exterior", alerta Pedro Reis

Há 11mPrimeiro-Ministro australiano reage a tarifas de Trump: "Não é o acto de um amigo"

Há 41mSe na América se assinala o "dia da libertação", para o resto do mundo é o "dia da preocupação", reage o ministro da Economia Pedro Reis

Há 1h"Tarifas recíprocas" entram em vigor nos próximos dias, entre 5 e 9 de abril

Há 1hUnião Europeia reage apenas esta quinta-feira

Há 1hQuanto vai pagar cada país/bloco? O quadro apresentado por Trump

Há 1hTrump prevê que "globalistas" e jornais "fake news" vão criticar medidas

Há 2h20% para a UE. Trump diz que, por "generosidade", EUA vão cobrar metade das tarifas que (diz que) cobram aos EUA

Há 2hEUA vão lançar tarifa-base de 10% para todos os países

Há 2hTrump critica tarifas (e barreiras não-tarifárias) do Canadá e da UE

Há 2h"Eu culpo os anteriores Presidentes, que deixaram isto acontecer"

Há 2hTrump anuncia "tarifas recíprocas": "O que eles fazem a nós, nós fazemos a eles. Muito simples"

Há 2hTrump abre discurso do "Dia da Libertação": "Este é o dia em que tornámos a nossa nação rica de novo"

Actualizações em directo

Há 5m22:57 Edgar Caetano

Trump ataca parceiros comerciais com tarifas mais pesadas do que o previsto. Produtos da UE vão pagar 20%

Presidente dos EUA anuncia que produtos vindos dos países que mais têm “roubado” os EUA vão pagar tarifas pesadas: perto de 50% em alguns casos. Produtos europeus vão pagar tarifa de 20%.

Há 9m22:53 António Moura dos Santos

"Europa não pode estar tão exposta à intensidade das ameaças ou das más notícias que vêm do exterior", alerta Pedro Reis

Perante este anúncio dos EUA, “cada um vai ter de pensar como reagir, com muita cautela e com muita inteligência”. “Esse é o desafio para a União Europeia”, observa o ministro da Economia à CNN Portugal.

Não querendo antecipar respostas porque “há uma articulação a ser feita entre governos e Comissão Europeia nestes dias”, Pedro Reis defende que a resposta europeia “deve ser firme, mas também muito inteligente”.

De acordo com o ministro da Economia, este anúncio de tarifas deve fazer a União Europeia reagir e acelerar os seus projectos conjuntos, como o plano Draghi, e incrementar a produtividade e competitividade. “Europa não pode estar tão exposta à intensidade das ameaças ou das más notícias que vêm do exterior”, alerta.

Há 11m22:51 Sâmia Fiates

Primeiro-Ministro australiano reage a tarifas de Trump: "Não é o acto de um amigo"

“Estas tarifas não eram inesperadas, mas deixem-me ser claro, são totalmente injustificadas”, disse Anthony Albanese, citado pela Sky News.

“O Presidente Trump fala em tarifas recíprocas. Uma tarifa recíproca seria zero, não 10%. As tarifas desta administração não têm base na lógica, e vão contra as bases da parceria entre as duas nações. Este não é o acto de um amigo”.

Albanese anunciou ainda medidas para reduzir o impacto das tarifas nas diferentes indústrias, incluindo um aporte de 50 milhões de dólares aos sectores acfetados.

Há 32m22:30 António Moura dos Santos

Guerras tarifárias "criam inflação" e "travam crescimento", alerta ministro da Economia

Para Pedro Reis, os argumentos de Donald Trump de que a aplicação de tarifas “vai criar indústria e emprego, de que vai acelerar inovação” nos EUA falham porque a história demonstra que o seu resultado prático é o oposto.

“Estas guerras tarifárias criam inflação, travam crescimento e obrigam ao redesenhar da cadeia internacional de produção. Está provado que não ajuda a acelerar a competitividade porque os países fecham-se em fortes, por isso, isso não estimula o investimento”, lamenta.

“São más notícias para o mundo, é um mau princípio”, volta a frisar.

Há 41m22:21 António Moura dos Santos

Se na América se assinala o "dia da libertação", para o resto do mundo é o "dia da preocupação", reage o ministro da Economia Pedro Reis

Em entrevista à CNN Portugal, Pedro Reis considerou que o anúncio de tarifas por parte dos EUA deve ser encarado como o “dia da preocupação”.

“Não é tanto pelo tom justiceiro e com referências históricas, é mesmo porque este é um modelo preocupante para a economia mundial”, comenta o ministro da Economia.

A seu ver, este anúncio tem o problema “nebuloso” de não definir claramente o que é a tarifa e “como se chega a esse número” e como se distingue isso das “barreiras alfandegárias”.

Outro problema, aponta, é que estas tarifas recíprocas foram aplicadas por parte dos EUA com um nivelamento por cima e não por baixo, ou seja, em jeito de “retaliação”, o que “é péssimo para a economia”.

Para Pedro Reis, “toda a engrenagem deste raciocínio é preocupante no sentido em que, se isto continuar assim, não pode acabar bem”.

Há 1h21:59 Edgar Caetano

"Tarifas recíprocas" entram em vigor nos próximos dias, entre 5 e 9 de abril

No final do discurso, Trump repete que estas tarifas querem impulsionar a economia norte-americana. As novas tarifas entram em vigor entre os dias 5 de abril e 9 de abril.

Já terminou o discurso de Donald Trump, que seguiu para uma secretária colocada no jardim exterior e assinou a ordem executiva.

Há 1h21:56 Edgar Caetano

Acabar com guerra na Ucrânia é uma questão de "humanidade"

O tema é comércio internacional, mas Trump reserva uma palavra para repetir que é uma questão de “humanidade” acabar com a guerra na Ucrânia, onde estão a morrer milhares de soldados – “não são americanos mas são seres humanos”.

Há 1h21:56 António Moura dos Santos

União Europeia reage apenas esta quinta-feira

Segundo o The Guardian, a União Europeia vai reagir à imposição de tarifas de 20% por parte dos EUA apenas esta quinta-feira, prometendo partilhar “muito cedo” uma declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Há 1h21:51 Edgar Caetano

Quanto vai pagar cada país/bloco? O quadro apresentado por Trump

Para calcular as tarifas que vão ser aplicadas aos vários países/blocos, a administração Trump usa um valor de tarifas “incluindo outras barreiras de comércio e manipulação de moeda”.

Há 1h21:49 Edgar Caetano

Mercados financeiros tombam, após anúncios de Trump

Os contratos futuros dos principais índices bolsistas dos EUA estão a afundar mais de 2% – anulando por completo os ganhos tímidos da sessão bolsista desta quarta-feira.

As bolsas têm tido nas últimas semanas um desempenho muito volátil – maioritariamente negativo – em antecipação a estes anúncios. Na sessão desta quarta-feira, que fechou às 21h00 (hora de Lisboa), as bolsas conseguiram fechar com ganhos entre 0,5% e 1% mas a julgar pela negociação dos futuros (que são transacionados 24 horas/dia) Wall Street poderá ter uma abertura negativa na quinta-feira.

Há 1h21:41 Edgar Caetano

Trump prevê que "globalistas" e jornais "fake news" vão criticar medidas

“Vamos ter um país fantástico para toda a gente, para os trabalhadores”, garante Trump, que antecipa que nos próximos dias os “globalistas” e os “grupos de interesses especiais” vão criticar estes anúncios e a imprensa “fake news” também poderá fazer o mesmo.

Trump diz que a ordem executiva sobre tarifas tem um passado que remonta aos anos 80, quando era “jovem e bonito” e já criticava as diferenças nas taxas aduaneiras nos seus discursos públicos.

Há 2h21:29 Edgar Caetano

20% para a UE. Trump diz que, por "generosidade", EUA vão cobrar metade das tarifas que (diz que) cobram aos EUA

“Estamos a ser muito generosas, somos pessoas muito generosas”, diz Trump, salientando que as tarifas, para já, não serão totalmente recíprocas porque, na sua leitura, os outros países cobram tarifas ainda maiores – além das chamadas barreiras não-tarifárias.

“Podíamos ter feito isso, mas não vamos fazê-lo”, diz Trump.

Usando um quadro com um ranking de países e as respectivas tarifas que, nos cálculos da sua administração, esses países cobram aos EUA, Trump apresenta as taxas que vão cobrar a esses países.

No que diz respeito à União Europeia, que “parecem muito simpáticos mas roubam-nos à descarada”, cobram-nos tarifas de 39%, vamos cobrar-lhes 20%. Este valor de 39% não é suportado naquilo que são as contas da Organização Mundial do Comércio sobre as tarifas aplicadas na UE às importações vindas dos EUA.

Para a China, serão 34%, 32% para Taiwan, 10% para o Reino Unido e Brasil, 30% para África do Sul e 24% para o Japão. O Vietname terá uma das taxas maiores: 46%. O Cambodja é ainda mais: 49%.

“Quem quiser evitar pagar as tarifas tem bom remédio: abra a sua fábrica aqui nos EUA e pagam zero”, afirma Trump. E para os consumidores, o Presidente diz que devem privilegiar a compra de produtos feitos nos EUA.

Há 2h21:21 Edgar Caetano 

EUA vão lançar tarifa-base de 10% para todos os países

Os EUA vão lançar uma tarifa-base de 10% para todos os países, em todas as importações, anuncia Donald Trump.

Este é um valor menor do que os 25% que se admitiu nas últimas semanas, numa eventual tarifa global – porém, os 10% são apenas uma tarifa-base à qual se podem acrescer outros encargos, sobretudo quando os EUA consideram que além das tarifas um dado país também impõe outras barreiras ao comércio ou manipula a sua moeda.

Há 2h21:19 Edgar Caetano

Trump critica tarifas (e barreiras não-tarifárias) do Canadá e da UE

Trump acrescenta que o Canadá aplica 250% a 300% nos produtos lácteos exportados pelos EUA. “Não é justo para os nossos agricultores, não é justo para nós”, diz o Presidente dos EUA.

“Através de barreiras não-tarifárias, a União Europeia bloqueia as exportações de carne mas querem que compremos os nossos carros – eu não os censuro mas vou fazer o mesmo”, afirma o Presidente dos EUA.

Há 2h21:15 EDGAR CAETANO

"Eu culpo os anteriores Presidentes, que deixaram isto acontecer"

“Os nossos trabalhadores têm sofrido ataques terríveis”, diz Trump, socorrendo-se do relatório que foi divulgado pelo Representante do Comércio há poucos dias.

“Dou-vos um exemplo, nós cobramos tarifas de 2,4% na importação de motas, mas as nossas motas na Tailânda, Vietname, Índia e outros países pagam tarifas de 60% e 70%”, afirma Trump.

Eu culpo os anteriores Presidentes, que deixaram isto acontecer”.

O Presidente dos EUA confirma que a tarifa de 25% nas importações de automóveis vai entrar em vigor à meia-noite de hoje.

Há 2h21:12 Edgar Caetano

Trump anuncia "tarifas recíprocas": "O que eles fazem a nós, nós fazemos a eles. Muito simples"

Donald Trump diz que os contribuintes norte-americanos têm sido “pilhados” nos últimos 50 anos e diz que dentro de momentos irá assinar uma ordem executiva que irá lançar “tarifas recíprocas”:

“Eles fazem a nós, nós fazemos o mesmo a eles – não podia ser mais simples do que isso”, diz Trump.

“Os empregos e as fábricas vão regressar, vamos ter mais concorrência na produção interna vai contribuir para baixar os preços”, afirma o Presidente dos EUA, que garante que com este plano também vai “derrubar barreiras comerciais”, incluindo “barreiras não-monetárias”, que muitas vezes são “piores do que as barreiras monetárias” (incluindo regulação).

Há 2h21:08 Edgar Caetano

Trump abre discurso do "Dia da Libertação": "Este é o dia em que tornámos a nossa nação rica de novo"

Donald Trump já chegou ao Rose Garden, na Casa Branca, e iniciou o muito-aguardado discurso neste dia que o próprio baptizou de “Dia da Libertação”.

O Presidente dos EUA começa por elogiar o público e garantir que tem “boas notícias”. “Este será conhecido como o dia em que a indústria renasceu e o dia em que tornámos a nossa nação rica de novo”.

Há 2h20:43 Edgar Caetano

“Dia da Libertação”. Novas tarifas de Trump podem dar golpe de 1,3 biliões de euros na economia mundial

“Presumivelmente, alguma coisa vai acontecer – o difícil é tentar perceber o que será”, confessam os economistas do UBS em antecipação a este dia 2 de abril, que Donald Trump enigmaticamente chamou “Dia da Libertação“. Sabe-se apenas que podem ser lançadas novas taxas alfandegárias que Trump classifica como “recíprocas“.

Essas tarifas podem dar um golpe de 1,3 biliões de euros na economia mundial, segundo os economistas de uma universidade britânica que foram dos poucos que arriscaram fazer prognósticos sobre o possível alcance das novas taxas e sobre a forma como vão interagir com as várias outras que já anunciadas nos últimos meses (algumas das quais entram em vigor no mesmo dia, adensando ainda mais a confusão que se instalou).

Há 2h20:42 Edgar Caetano

Boa noite.

Abrimos este artigo liveblog para acompanhar, ao minuto, os anúncios de Donald Trump sobre novas tarifas que devem passar a ser cobradas nos EUA.

A expectativa em torno desde dia 2 de abril – que Trump chamou de “Dia da Libertação” – está há várias semanas a aumentar e a gerar ansiedade nos mercados financeiros e também entre os responsáveis governativos dos países cujas exportações para o EUA devem passar a enfrentar maiores barreiras.

Acompanhe os anúncios do Presidente dos EUA, previstos para as 21h00 (de Portugal continental) aqui no Observador.

Nenhum comentário: