segunda-feira, 5 de outubro de 2026

“Tudo são recordações”

 

“sim, eu sei”. das nossas vivências, de racionais que somos, capazes de as traduzir, oralmente, por escrito …

o insubstituível lugar do passado

gonzalez não está “ilusionado” com o mundo que intui perigosíssimo. quase tudo o desgosta, indigna ou revolta, por isso se mantém activo. possui o instrumento da palavra, usa-a com propósito e mestria

“maria joão avillez:  jornalista, colunista do observador

observador, 30 set. 2026, 00:27

as mais lidas

calor extremo chega um mês mais cedo a portugal

os looks de letizia na receção ao casal macron

rússia ameaça com ataque nuclear se kaliningrado for isolado

ronaldo: "a seu tempo, direi a verdade sobre a minha saída"

rússia admite transferência de sistemas antiaéreos russos

nuno homem de sá condenado de novo por violência doméstica

1 a memória, indispensável instrumento de vida — nem sempre cuidado como merece – pode até chegar a ser um dom. é assim que o tomo por vezes: o dom de poder dizer: eu lembro-me; estive lá; eu conheço-o; eu vi, eu ouvi.

e de repente, há dias, num (inesquecível) jantar onde fui, era como se sobre a mesa estivesse pousado um ramo de memórias onde presente e passado valsavam sem fronteiras temporais e com desarmante naturalidade. dirão, é a “idade”. não é. será antes o uso da atenção e da maior curiosidade sobre as coisas da vida e da natureza humana e as fantásticas (é a palavra) possibilidades que tive de as aplicar uma e outra.

2 o jantar era oferecido pela brisa no âmbito do seu já tradicional encontro bienal, “perspectivas – reflexão empresarial e académica”. juntou muita gente com boa – ou grande – assinatura no país, o alentejo resplandecia, a ocasião proporcionava conversas muito interessantes entre os convivas, a guest star chamava-se filipe gonzalez (que depois conversaria com paulo portas).

dir-se-á que existem no país diversas outras iniciativas, que há portugueses muito capazes, que o alentejo é bonito, etc. não: por detrás da altíssima qualidade e bom gosto daquela noite havia a memória de um passado e a herança duma impressão digital que ficou para todo o sempre impressa no país: a dos mellos e do grupo que constituíram.

e de mansinho – mas já estou habituada – o passado instalou-se ali ao pé de mim, vinha para ficar. lembrei-me de como, um bom par de anos antes de 1974, eu olhava para um muito dotado, enérgico e lúcido josé manuel de mello, dizendo coisas mais à frente que outros e distinguindo-se deles; continuando com persistência e clarividência a formidável obra que era o grupo cuf, criado pelo avô alfredo da silva; batendo-se para que se começasse a olhar melhor e mais fundo para a europa e tentando convencer marcelo caetano a que também olhasse de modo, digamos, um pouco “diferente” dos cinco séculos precedentes, para a nossa então áfrica. sim, quase toda a gente sabe isso, mas nem toda a gente relaciona ou lembra a formidável importância de se manter uma herança, decidindo estar à altura dela no modo de servir portugal: o país acima de tudo, a “cultura do saber mandar”, ancorada nos melhores valores e na sua permanente aplicação em qualquer dos ramos que iam constituindo o grupo cuf, o valor da iniciativa, da inovação. da não desistência em nenhuma circunstância.

3 mário soares percebeu a importância e a herança: fez este verão exactamente 50 anos que o recém-empossado primeiro-ministro do primeiro governo constitucional, ligou um dia para josé manuel de mello e para seu irmão jorge – ausentes do país devido à revolução – pedindo-lhes que viessem a portugal almoçar com ele, a s. bento: “que era preciso ele fazer para que voltassem ao país?” voltaram: com a mesma cultura da casa e produzindo os resultados que se sabem. (e eu fiquei extraordinariamente feliz com as duas entrevistas que depois pude fazer a josé manuel de mello, admirável e admirado cidadão português).

4 voltando ao presente: aquela noite alentejana era de um dos seus filhos, vasco, chairman da brisa, mas (valsando de novo com o passado) podia ser do pai, do avô, do bisavô: tudo ali tinha a ver com a massa de que é feita a herança e por isso a evoquei hoje aqui: do sentido de “serviço” à capacidade de iniciativa, do acerto na escolha dos nomes envolvidos ao interesse para o país de algumas intervenções ouvidas no dia seguinte.

nada disto tem absolutamente nada a ver com nostalgias despropositadas ou saudades de algum “antigamente”. trata-se apenas – e não é pouco! – de algumas coisas que julgo deverem ser lembradas. o exemplo, a ética, os passos dados no país que quando trata deles está bem entregue.

falei acima de escolhas, a césar o que é de césar: uma das melhores decisões do “sucessor” vasco foi a escolha de antónio pires de lima, para ceo da mesmíssima brisa. observem-se os resultados, quem sabe, sabe.

(continua)

Nenhum comentário: