segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Mel e a Canela


            Entre os emails que me chegam, a maior parte de grande qualidade de imagens ou sons do passado e do presente, alguns de uma beleza como nunca julguei que tão comodamente me viessem servir de recreio, fazendo-me viajar pelo mundo das terras e do seu conforto e arte, ou mostrando quadros de ternura humana e animal ou de beleza de composição natural, atestando a qualidade artística e humana dos seus autores, recebi um de receituário sobre os efeitos benéficos do mel com canela que transcrevo para o meu blogue:

            Eis os dados do texto:

«Qual é o único alimento que não se estraga? O mel de abelhas.

A mistura de mel e canela cura a maioria das doenças. O mel é produzido em quase todos os países do mundo. Apesar de ser doce, a ciência demonstra que, tomado em doses normais, como medicamento, o mal não faz mal aos diabéticos.

A revista Weekly World New do Canadá, na sua edição de 17/1/95 publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel, misturado com canela.

Observação: o mel não deve ser fervido.

1-     Doenças de coração

Pasta de mel com canela: colocar no pão e comer de manhã em vez de compotas…:

Reduz o colesterol das artérias, previne problemas de coração, enfartes, diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração.

2- Artrite e infecções de rins:

Misturar uma xícara de água morna com duas de mel e uma colherzinha de canela em pó. Beber uma xícara de manhã e uma de noite.

Se tomar com frequência, pode até curar a artrite crónica, além de eliminar os germes que produzem infecções nos rins.

Na pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen, os médicos deram aos seus pacientes, diariamente, antes do café da manhã,. Uma colherada de mel e meia colherada de canela em pó. Ao fim de um mês os pacientes estavam livres da dor, mesmo os que já não conseguiam andar.

 
3- Colesterol

            Duas colheradas de mel com três colherinhas de canela misturados em meio litro de água. Três vezes ao dia. Reduz o colesterol em 10% em duas horas. Tomado diariamente, elimina o colesterol ruim.

            4- Resfriados

            Para curar completamente a sinusite, tosse crónica e resfriado comum ou severo, misturar duas colheradas de mel com uma colherinha de canela em pó e tomar com frequência.

            5- Dor de garganta

            Uma colherada de mel misturada com meia colher de vinagre de sidra. Tomar de quatro em quatro horas.

            6 - Perda de peso

            Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar o café da manhã, beba mel com canela numa chávena de água.

Se beber todos os dias, reduz o peso, até mesmo as pessoas muito obesas.

            7 – Velhice

            Também evita os estragos da idade, quando se toma regularmente.

Misture uma colherada de canela e três xícaras de água. Ferva para fazer um chá. Quando amornar, coloque quatro colheradas de mel.

Beber meia chávena, três ou quatro vezes ao dia.

Mantém a pele fresca e suave e diminui os sintomas da idade avançada.

Beber este chá alonga a vida e até uma pessoa de cem anos pode melhorar muito e sentir-se mais jovem.

6 - Perda de cabelo

Colocar uma pasta de azeite (aquecer a uma temperatura suportável à pele) com uma colherada de mel e uma colherinha de canela no couro cabeludo, durante 15 minutos, antes de lavar.

7- Dor de dentes

            Fazer uma pasta com uma colherinha de canela e cinco colherinhas de mel e aplicar no dente dorido. Repita pelo menos três vezes por dia.

            8 - Picadas de insectos

            Misture uma colherinha de mel e duas colherinhas de água morna e uma colherinha de canela em pó. Faça uma pasta e esfregue-a sobre a picada. A dor e a coceira desaparecem em um ou dois minutos.

9- Diversos

A mistura de mel com canela alivia os gases no estômago, fortalece o sistema imunológico e alivia a indigestão.»
 
Agora é que a minha amiga e eu nos vamos esmerar a rejuvenescer. Sem botox. Um quarto de chávena três ou quatro vezes por dia de água fervida com canela a que misturaremos o mel das abelhas silvestres.

Nenhum comentário: