sábado, 14 de fevereiro de 2009

Os Fidalgos Aprendizes

Era D. Gil Cogominho um pobre fidalgo matarruano que se quis pôr “à for da corte” e se tramou. Com a mania das grandezas, apesar da escassez económica, gritava por criados imaginários e só Afonso Mendes lhe respondia, indignado pelos cargos de aio e lacaio e ameaça de "Pacheco”, um dos matadores da "linda Inês". Contratou mestres vários, mas sem qualidade nos instrumentos que usava, para esgrimir, dançar ou trovar. Acreditou na Brites como amada e na mãe da Brites, mas estas vá de o tramar, juntamente com o falso amigo D. Beltrão, e o tal criado disfarçado. E o pobre Dom Gil desmoralizou, concluindo tristemente, após a mofina experiência:
Dom Gil tornou-se carvão!... / Homens que vos enxeris / na corte, como em bigorna, / vede bem no que se torna / qualquer “Fidalgo Aprendiz”!”
Também a nossa corte actual apresenta vários espécimes dos ditos matarruanos, que se “afidalgaram” graças aos instrumentos necessários para esse efeito. São Ministros, Secretários do Estado, há até da DREN...
Neste momento, só me refiro aos que se pronunciaram contra os professores, em linguagem que deve traduzir origens pouco civilizadas, de um mundo que se desengonçou, com a tal democracia a martelo. Uma “admite que perdeu os professores mas ganhou a opinião pública”. Outro fala em “socialistas a dar ouvidos a esses professorzecos”. Outro admite “recrutar professores no Brasil, em caso de debandada dos nossos” e informa que “o rato a quem se deu a bolacha pede a seguir um copo de leite”. Finalmente a da DREN chama aos professores “arruaceiros, covardes, comparáveis ao esparguete que depois de esticado parte, e só valentes em grupo”.
Chegou-me a notícia via Internet.
O comentário é de absoluto assombro ante o panorama social de uma governação de expressão inqualificável, admitida por um governo sem qualificação, que permite tal desvergonha, de expressão como de comportamento. E estão-se rindo, os Dons Giles de hoje. Os tristes somos nós que os aceitamos e até apoiamos.

Nenhum comentário: