terça-feira, 3 de março de 2009

Mastigações

Percebi hoje o efeito estrondeante da voz do nosso Primeiro Ministro. Ouço-o muitas vezes no Parlamento, onde todos o acusam de não responder às perguntas que lhe fazem sobre os desastres que atravessamos, com tanta mancha de indignidades, misérias e sacrifícios inúteis em favor dos parasitas que são muitos neste país. De facto, além de referir em voz sonora alguns desempenhos feitos ou apenas programados do seu governo, o que mais se ouve dele é um altissonante contra-ataque, ou então o brado queixoso contra quem o acusa de idênticas indignidades às dos parasitas que nelas chafurdam diariamente ou a intervalos. E quanto ao resto... é silêncio, ou o encosto à justificação da crise mundial. Não há respostas para as muitas questões, e os seus acólitos também se calam, escudados na sua maioria, que lhes dá a possibilidade do seu mutismo.
Mas hoje comemorava-se o Simplex, e o Sr. Primeiro Ministro não regateou elogios a tal processo de duzentas medidas do seu governo com efeitos sobre a saúde, sobre a celeridade nos negócios para as pequenas e médias empresas, sobre a abolição do papel no Diário da República, substituído por técnicas informáticas, sobre os cursos escolares de anos reduzidos a diplomas obtidos em meses, para efeitos estatísticos, etc, etc. E a voz era estentórica, tal como também o fora nas comemorações do quadriénio governativo em que se sublinharam os êxitos do governo absolutista para se angariarem votos para mais outro quadriénio absolutista.
E tão habituados andamos a promoções sem qualidade, que nos integramos facilmente nestes discursos repetitivos, de mastigação auto-elogiosa, de quem prefere escamotear a verdade segundo critérios de honestidade para impingir a banha da cobra em que somos mestres.
Como paralelo em mastigação, mas com efeitos encantatórios de maior alcance, relembro a zanga do Aquiles contra Agamémnon, por uma questão de saias, que ocupa grande parte do poema homérico “Ilíada”. Mas a nossa mastigação promete continuar.

Nenhum comentário: