sábado, 7 de março de 2009

Pedagogia do Erro

O Expresso traz hoje na “Une”, aquilo que já se sabia desde ontem à noite pelos comentaristas televisivos - a bombástica referência aos inúmeros erros gramaticais dos duzentos mil magalhães distribuídos a duzentas mil crianças. Trata-se de um software gratuito feito por um português emigrante em França desde os dez anos, com a quarta classe passada aqui, e que os do projecto entenderam aceitar, por ser generosamente gratuito. Já bem basta a aflição da nossa despropositada inflação, provavelmente proveniente dos erros na Banca - e também dos paraísos fiscais que o Dr. Durão Barroso, estranhamente, condenou, considerando que a vida seria mais feliz sem os offshores que arruinam os países, sendo o nosso um exemplo dos mais expressivos.
Custou-me a compreender as razões da condenação dos paraísos – fiscais que sejam – pelo Dr. Durão Barroso, pois, como pessoa católica que me prezo de ser, segundo a orientação que me foi dada na instrução primária e na secundária, um paraíso é sempre bom, para mais numa “Ilha da Purificação” como a nossa, segundo apelidação carinhosa do Cavaleiro de Oliveira, estrangeirado um tanto desafinado, é certo. Além do mais, o nosso Altíssimo Comissário Europeu nunca me pareceu refractário aos paraísos do bem-estar material trazidos pela progressão na carreira, com bons objectivos por trás - que ele não se compara com os nossos “professorzecos”, que recusam os objectivos e os substituem pelas passeatas de protesto aos sábados.
Mas voltando aos erros do magalhães, o nosso Primeiro Ministro soube descartar-se muito bem das responsabilidades pelo facto, como aliás fez toda a equipa, e como é usual entre nós.
Quanto a outros entusiastas do magalhães e responsáveis mesmo pela Educação do País, afirmam que os erros daquele proporcionam aos alunos o ensejo de os detectarem, em excelente exercício de reconstrução textual, e segundo a técnica da Pedagogia do Erro, de bom efeito educativo.
Para mais, comprovativa da nossa modernidade cultural.

Nenhum comentário: