sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Sobrevivência


La Fontaine bem sabia
Que o mais que este mundo tem
É discórdia,
Quer seja nos casamentos,
Entre casais ciumentos,
Quer seja nos parlamentos,
Aqui mais por aleivosia
Se não ciúme também,
Que vivemos dia após dia.
E assim foi relembrar
Como erudito que era,
Mais uma quimera
Da mitologia,
A que fizera
A Discórdia distinguir,
Entre as deusas principais,
Vénus, a grega Afrodite,
Como merecedora
Do pomo dos Imortais,
Por ser mais bela
Que Atena ou Hera
Segundo ela.
Essa razão
O mundo incendiou
Da Grécia e de Tróia.
Dando a Páris Helena,
De Menelau mulher,
De muito bom parecer,
O qual se vingou,
Com seu irmão
Agamemnon…
Vejamos então:

«A Discórdia»                     
«Tendo a deusa Discórdia no Olimpo
Armado disputa,
E por causa de uma maçã provocado
Questão inaudita,
Fizeram-na desalojar dos céus,
Santo Deus!
Junto do animal chamado homem,
Em grandes apertos
De ajuntamentos,
Foi recebida de braços abertos,
Ela e Que-Sim-Que-Não seu irmão
Com O-Teu-E-O-Meu seu pai.
Ela nos deu a honra, neste baixo universo,
De preferir o nosso hemisfério
Ao dos mortais que nos são opostos,
Que vivem na selva:
Gentes grosseiras, pouco civilizadas,
E que, casando-se sem sacerdote ou notário,
De Discórdia não entendem nada,
(Segundo o mito do Bom Selvagem
Que lhes atribui bondade e coragem
E que Rousseau definirá com mais requinte
No século seguinte).
Para se encontrar a Discórdia
Nos sítios onde a necessidade
Ordenava que ela fosse presente,
A  Fama tinha o encargo
De a avisar; e a outra, diligente,
Corria depressa aos debates para a paz preceder;
Duma centelha
Fazia fogueira
Difícil de apagar.
A Fama, enfim, começou a queixar-se
A melindrar-se
Que nunca da Discórdia encontrava  
Morada fixa e certa.
Muitas vezes, a procurá-la,
Perdia tempo danado.
Era preciso pois que esta tivesse
Um poiso determinado,
Um poiso donde se pudesse,
Em todas as famílias,
Enviá-la em dia fixo.
Como não havia então convento de irmãzinhas
Educadinhas,
Foi com dificuldade que um poiso se achou.
O albergue enfim do Himeneu
Foi o sítio onde ficou.»

A impressão daqui resultante
É que La Fontaine atribui somente
Às dissensões familiares
O efeito perverso
Duma Discórdia mitológica
Exemplificada
Na guerra de Tróia,
Resultante
Dum casamento
Temporariamente desfeito
O que foi muito malfeito.
É verdade que também no nosso tempo
Tais questões, sem reverso,
Enlameiam a nossa sociedade
A cada passo.
Mas a Discórdia está de tal modo espalhada
Quer escrita quer verbalizada,
Para além, evidentemente,
Da física, generalizada,
Que esta via mitológica
É forma neurológica
Estereotipada,
E bastante pertinente
- Enfim,
Pelo menos para mim -
De ultrapassar um pouco
O horror que vivemos
De nos não entendermos
Para mais sempre acompanhados
Como La Fontaine salientou,
Do Que-Sim-Que-Não, nosso irmão,
D’O Teu E O Meu, nosso pai.
Amigos, e assim nos vai.

 

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