É de
D. Francisco Manuel de Melo a citação do aforismo supra, que encontrei em texto
escrito pelos anos oitenta, entre a velha papelada a rasgar para um efeito de
alargamento de espaços de arrumação numa nova casa, estreita em dimensões. Ao
reler os velhos autores, nele transcritos, senti igual prazer na constatação de
uma literatura que, se não tem a dimensão humanística dos Shakespeares ou dos
Montaignes de outras literaturas mais providas de criatividade, riqueza verbal
e conhecimento profundo da natureza humana, não deixa de demonstrar o seu cunho
de humor e graça, até na superficialidade, brejeirice ou radicalismo das
posições machistas dos poetas e prosadores de um país educado na prepotência e
na servidão pouco esclarecidas.
E a verdade é que tais posições extremistas ainda hoje
vigoram, mais ou menos encobertamente, incomodados os tímpanos das gentes com
as vozes esganiçadas das Anas Gomes do nosso e do Parlamento Europeu, dizendo
coisas, mostrando afectos de sensibilidades altruísticas e despeitos de
menosprezos partidaristas, aliás de parceria com os colegas homens, cuja
argumentação uniformemente incisiva transformou a nossa Praça Parlamentar em Praça
da Figueira antiga, que àquela deu lugar. Excluo, é certo, deste apanhado, todas
aquelas mulheres que se impuseram conscienciosamente, bem rodeadas da
consideração geral, numa época em que mal pareceria ao homem que se apresenta
modernamente progressista, pelo menos exteriormente, - os machismos reservados mais
discretamente ao interior caseiro - ironizar sobre as mulheres mais sabedoras,
como o fizeram D. Francisco Manuel de Melo, Garrett, Camilo, a seu tempo,
conscientes da falta de concorrência nos seus posicionamentos intelectuais. As
mulheres mais afoitas lá se foram amanhando em busca das luzes de que careciam,
marquesas de Alornas infelizes e de pouca ocupação doméstica, o que lhes
permitiria levantar voos, quais Ícaros em busca do sol. As outras faziam o que
já a Bíblia lhes mandava fazer, e se transgrediam, eram punidas, também por
preceito bíblico, tratamento que ainda hoje se pratica em várias partes do
mundo, apesar das pedradas que Cristo impediu na sua altura, sem efeito,
contudo, sobre as pedradas modernas, em que mulheres morrem por lapidação,
nestes tempos de infidelidades fáceis e de fundamentalismos defensores da
pureza, por meio da barbárie.
Transcrevo o texto, dos anos oitenta:
«A Mulher Portuguesa em Discurso Directo»
« A Literatura Portuguesa conserva, desde os tempos da
sua formação, autênticos retratos de Mulher, impregnados de subtis facetas da
psicologia feminina, que muito nos informam sobre os hábitos, vivências e
sentimentos da mulher rural. É nas “Cantigas de Amigo” do nosso lirismo
medieval que tais retratos figuram, em poemas monologados ou dialogados, em que,
todavia, o sujeito da enunciação jamais se confunde com o do enunciado ou
sujeito poético, sendo aquele, o mesmo trovador que nos seus cantares de amor
refere em termos pessoais, mau grado o convencionalismo do cliché occitânico,
queixumes ou exaltações amorosas originados na indiferença ou na beleza
distante da sua “senhor”. Nos “cantares de amigo” é a donzela que se exprime, e
o trovador – o sujeito da enunciação – soube vestir a pele da donzela para a
projectar em quadros em que o amor se multiplica na expressão de tristezas,
alegrias, ciúmes, saudades, despeitos, receios…
Visão arguta do Homem sobre a alma feminina, expressão
de uma superioridade intelectual masculina, numa sociedade feita em prol do
homem, e desde sempre votada à exploração da mulher, puro objecto fisiológico,
para efeitos de procriação, prazer masculino ou elemento de trabalho mecânico,
sem qualquer concessão aos seus valores espirituais, mau grado os lirismos
literários que destacam tal espiritualidade feminina e que o próprio homem põe
em causa na poesia satírica da mesma época, ao desmistificar o convencionalismo
da temática amorosa invariavelmente centrada na beleza da Mulher ou no
sofrimento que os seus desdéns causam no Homem, levando-o a ambicionar a morte.
Eis dois exemplos bem conhecidos de críticas que, desmascarando a retórica de
encarecimento da beleza feminina ou da coita masculina, as põem em causa
através da troça:
De João Garcia de Guilhade, a desmistificação do ideal
de beleza feminina:
«Ai, dona feia! Fostes-vos queixar
que vos nunca louvo em meu trovar;
mas ora quero fazer um cantar
em que vos louvarei por esta via;
e vede como vos quero louvar:
dona feia, velha e sandia!»
«Ai, dona fea! Se Deus me pardon!
pois avedes [a] tan gran coraçon
que vos eu loe, en esta razon
vos quero já loar toda via;
e vedes qual será a loaçon:
dona fea, velha e sandia!
Dona fea, nunca vos eu loei
en meu trobar, pero muito trobei;
mais ora já un bon cantar farei,
en que vos loarei toda via;
e direi-vos como vos loarei:
dona fea, velha e sandia!»
que vos nunca louvo em meu trovar;
mas ora quero fazer um cantar
em que vos louvarei por esta via;
e vede como vos quero louvar:
dona feia, velha e sandia!»
«Ai, dona fea! Se Deus me pardon!
pois avedes [a] tan gran coraçon
que vos eu loe, en esta razon
vos quero já loar toda via;
e vedes qual será a loaçon:
dona fea, velha e sandia!
Dona fea, nunca vos eu loei
en meu trobar, pero muito trobei;
mais ora já un bon cantar farei,
en que vos loarei toda via;
e direi-vos como vos loarei:
dona fea, velha e sandia!»
De Pero Garcia Burgalês, a desmistificação da morte por
amor, masculina:
Roy
Queimado morreu com amor
en seus cantares, par Sancta Maria, por hunha dona que grã bē queria; e, por se meter por mays trobador, por que lhe ela non quis ben fazer, feze-ss' el en seus cantares morrer, mays resurgiu depoys ao tercer dia!
en seus cantares, par Sancta Maria, por hunha dona que grã bē queria; e, por se meter por mays trobador, por que lhe ela non quis ben fazer, feze-ss' el en seus cantares morrer, mays resurgiu depoys ao tercer dia!
Esto
fez el por hunha ssa senhor
que
quer gram ben, e mays uos en dirya:
por que cuyda que faz hi maestria,
por que cuyda que faz hi maestria,
enos
cantares que fez a ssabor
de
morrer hy, e des y d 'ar uyuer;
esto
faz el que x’o pode fazer,
mays outr ' omen per rē non o faria.
E non á
ia de ssa morte pauor.
senõ ssa morte mays la temeria, mays sabe bê, per ssa sabedoria, que uyuera, des quando morto for,
senõ ssa morte mays la temeria, mays sabe bê, per ssa sabedoria, que uyuera, des quando morto for,
e
faz-(s’) en sseu cantar morte prender,
des y ar uiue: uedes que poder
des y ar uiue: uedes que poder
que Ihi
Deus deu, mays que nõ cuydaria.
E, sse
mi Deus a min desse poder
qual oi ' el á, poys morrer, de uiuer,
qual oi ' el á, poys morrer, de uiuer,
ia mays
morte nunca temeria.»
Mas o
pessimismo masculino sobre as virtudes da Mulher, tão repetidamente embelezada
no descritivo poético, originou por vezes graciosa sátira, caso do vilancete “Contra
as Mulheres” de Jorge de Aguiar, poeta do Cancioneiro Geral, publicado em
1516, e que interpela o seu coração atribulado nos desmandos das paixões:
«Esforça meu coração,
não te mates, se quiseres
lembra-te que são mulheres.
Lembra-te que está por nascer
nenhuma que não errasse,
lembra-te que seu prazer,
por bondade, e merecer.
não vi quem dele gostasse;
pois não te dês à paixão,
toma prazer se puderes,
lembra-te que são mulheres.
Descansa, triste, descansa,
que seus males são vinganças,
tuas lágrimas amansa,
leixa suas esperanças.
Ca pois nascem sem razão,
nunca por ela lh’esperes,
lembra-te que são mulheres.
Tuas mui grandes firmezas,
tuas grandes perdições,
suas desleais nações
causaram tuas tristezas.
Pois não te mates em vão,
que quanto mais as quiseres,
verás que são as mulheres.
Que te presta padecer,
que te aproveita chorar,
pois nunc’ outras hão de ser
nem são nunca de mudar?
Deixas com sua nação,
seu bem nunca lho esperes,
lembra-te que são mulheres.
Não te mates cruamente
por quem fez tão grande errada,
que quem de si se não sente,
por ti não lhe dará nada.
Vive lançando pregão
por u fores e vieres,
que são mulheres mulheres.
CABO
Espanha foi já perdida
por Letabla uma vez,
e a Tróia destruída
por males que Helena fez.
Desabafa, coração,
vive, não te desesperes,
que a que tez pecar Adão
foi a mãe destas mulheres. (Jorge de
Aguiar).»
Também Camões, em várias redondilhas apresenta conceitos
negativos sobre a psicologia da Mulher, com uma graça e leveza primorosas, que
logo identificam a genialidade do seu canto, qualquer que seja a forma em que o
exprime. Um exemplo dessa graciosidade e malícia, concluindo na afirmação
altiva da inteligência masculina que desmascara as mentiras de amor femininas:
MOTE:
«Não sei se me engana Helena,
se Maria, se Joana;
não sei qual delas me engana
VOLTAS
Uma diz que me quer bem,
outra jura que mo quer;
mas em jura de mulher
quem crerá, se elas não crêem?
Não posso não crer a Helena,
a Maria, nem Joana;
mas não sei qual mais me engana.
Uma faz-me juramentos
que só meu amor estima;
a outra diz que se fina;
Joana que bebe os ventos.
Se cuido que mente Helena,
também mentirá Joana;
mas quem mente não engana.»
«Não sei se me engana Helena,
se Maria, se Joana;
não sei qual delas me engana
VOLTAS
Uma diz que me quer bem,
outra jura que mo quer;
mas em jura de mulher
quem crerá, se elas não crêem?
Não posso não crer a Helena,
a Maria, nem Joana;
mas não sei qual mais me engana.
Uma faz-me juramentos
que só meu amor estima;
a outra diz que se fina;
Joana que bebe os ventos.
Se cuido que mente Helena,
também mentirá Joana;
mas quem mente não engana.»
Já no século XVII, D. Francisco
Manuel de Melo, em “As Segundas Três Musas de Melodino” glosa o seguinte
mote, expressivo de um conceito sardónico sobre a Mulher e os seus recursos
milenares de defesa própria:
«Menina
de lindo rosto
Sabeis
o que se diz agora
Entre
a gente de bom gosto?
Que
sendo vós um sol fora
Tendes
manhas de um sol posto.»
Mas é na “Carta de Guia de Casados” que, através
de um discurso sentencioso e claro, melhor se identifica com um conceito
machista sobre a posição social e cultural da mulher, que ainda hoje conserva
adeptos fervorosos - apesar dos movimentos feministas de emancipação iniciados
no século XIX - conceito que o século XX tão expressivamente parece frustrar
com os vários campos de actuação feminina, estes na sequência das muitas vozes erguidas
na Europa e América na reivindicação do direito feminino ao consenso da paridade
intelectual e social com o homem:
«O marido tenha as vezes de sol em casa, a mulher as
de lua; alumie com a luz que ele lhe der, e tenha também alguma claridade.»
“Não venho em que com a mulher se litigue, que é
conceder-lhe uma igualdade no juízo e império, cousa de que devemos fugir.
Faça-se-lhe certo que à sua conta não está o entender, senão o obedecer e fazer
executar, mas que não entenda. Mostre-se-lhe às vezes, que havendo quando se
casou entregado sua vontade ao marido, comete agora delito em querer usar
daquilo que já não é seu.»
«Disse que seria bom ocupar a mulher no governo
doméstico; e é bom e é necessário, não só para que ela viva ocupada, senão para
que o marido tenha menos esse trabalho.»
«Seja a mulher como a mão do relógio e o marido seja
o relógio. Aponte ela e soe ele. Um mostre, outro resolva.»
«Pois comecei com meus adágios, hei-de acabar com
eles. Ouvi um dia, caminhando, e não era ele menos que a um chapado recoveiro
(veja V. M. – um amigo que ia casar-se – que enjeitei os filósofos, para citar
estes autores), enfim ouvi-lhe, que Deus o guardasse de mula que faz him e de
mulher que sabe latim.
Tomara que as mulheres não soubessem de guerras, nem
estados, nem procurassem por isso. Enfadam-me umas que se metem em eleições de
governos, julgar de brigas, praticar desafios, mover demandas; outras que se
prezam de entender versos, abocanham em linguagens alheias, tratam questões de
amor e de fineza, decoram perguntas para gentes discretas, trazem memorial de
motes dificultosos… Fora, fora tudo isto, que parece ficção e nem verdadeiro
nem fingido é bem que seja.»
Relativamente a este último conceito sobre a não participação
da Mulher na vida pública, não esqueçamos que, pela mesma época, o próprio
Molière, embora integrado no mundo esclarecido da sociedade francesa, em pleno “Século
das Luzes” satiriza nas suas comédias a afectação dos costumes e linguagem das
mulheres pedantes, burguesas provincianas – “Les Précieuses Ridicules” – ou citadinas
– “Les Femmes Savantes”, “Le Misanthrope” – e as suas reivindicações ao mundo da
cultura, embora conceda à Mulher o conhecimento necessário a uma condição
feminina virtuosa e inteligente.
No nosso século XVIII, contudo, ainda o poeta satírico
Nicolau Tolentino exprime, em discurso aparentemente brando, de um paternalismo
eloquente e mordaz, idêntica opinião preconceituosa contra a mulher letrada,
que tem forçosamente que ser fisicamente pouco atraente. Não esqueçamos que
ainda não há muitos anos, nestes finais do século XX condescendente com a
beleza física das mulheres em concursos mundiais de beleza feminina, esta
aparecia, pelo contrário, retratada como personagem desprovida de dotes
intelectuais, apenas favorecida nos seus dons de natureza física. Todavia,
actualmente, nos mesmos concursos de manipulação masculina, a Mulher tem que
seduzir com atributos diversos, expressando opiniões e aptidões de comunicação
que lhe valorizarão a prestação, embora soem tantas vezes a falso e a
pré-fabricado os altos desígnios da novel proselitista da paz e do amor - de
extinção da fome e demais misérias sociais, a que se destina, no caso de ser
eleita a mais bela miss do Mundo de cada ano. Vejamos os versos de Nicolau
Tolentino:
“Foi por meu braço levada
Uma das ditas donzelas,
Feia, mas a estudos dada;
E sobre doutas novelas
De tenros anos criada.
os versos de Nicolau
Levantou sábias questões,
que ela mesma resolveu
fez profundas reflexões
e por fim me prometeu
ler-me as suas
traduções.
Jurou que aprendeu
gramática
E que hoje os livros não
fecha
Da infalível matemática,
E quer ver se o pai a
deixa
Ir na máquina
aerostática.»
Luís António Verney, o “frade Barbadinho”
do mesmo século XVIII iluminista, tem, no entanto, opinião diversa a respeito
das capacidades da Mulher, distanciando-se, até, de Rousseau que, progressista
no campo da educação masculina, no seu “Émile”, para a companheira deste,
Sophie, não emite mais do que opiniões convencionais sobre a educação de uma
jovem cuja função na vida será a de servir bem o seu companheiro Emílio, com
todas as artes e graças propícias a um casamento feliz. No seu “O Verdadeiro
Método de Estudar”, Carta XVI, Verney defende a capacidade intelectual da
Mulher e a necessidade da sua Educação:
«Parecerá paradoxo a estes Catões Portugueses ouvir
dizer que as Mulheres devem estudar; contudo, se examinarem o caso, conhecerão
que não é nenhuma parvoíce ou coisa nova, mas bem usual e racionável. Pelo que
toca à capacidade, é loucura persuadir-se que as Mulheres tenham menos que os
Homens. Elas não são de outra espécie no que toca a alma; e a diferença do sexo
não tem parentesco com a diferença do entendimento. A experiência podia e devia
desenganar estes homens. Nós ouvimos todos os dias mulheres que discorrem tão
bem como os homens; e achamos nas histórias mulheres que souberam as ciências
muito melhor que alguns grandes Leitores que nós ambos (um reverendo
P., Dr. Da Universidade de Coimbra, a quem finge dirigir-se) conhecemos. Se
o acharem-se muitos que discorrem mal fosse argumento bastante para dizer que
não são capazes, com mais razão o podíamos dizer de muitos homens… Se das
mulheres se aplicassem aos estudos tantas quantas entre os homens, então
veríamos quem reinava…»
Prossegue Verney a sua tese sobre a necessidade da
Mulher estudar, em função, é certo, não do seu próprio interesse espiritual de
ser humano com personalidade própria, mas das vantagens familiares e sociais
que daí adviriam, conceito que, embora unilateral, não deixa de ser correcto.
Ainda hoje, apesar das pressões económicas que exigem o trabalho exterior da
Mulher, muitas mães de família, sobretudo nas sociedades culturais mais
desenvolvidas e também , é certo, economicamente mais estáveis, trocam
inicialmente a carreira profissional pelo acompanhamento escolar dos filhos, o
que, a generalizar-se, só traria vantagens para a formação moral e cívica dos
cidadãos de qualquer país.
Os anos passaram, o século XIX surge com os expoentes
tão significativos da cultura literária portuguesa, mas nem, Garrett, nem
Camilo, nem Eça de Queirós se eximem a ironizar sobre a “doutorice” pedante da
Mulher, Garrett com o seu comentário sobre as “boquinhas gravezinhas e
espremidinhas pela doutorice que são a mais aborrecidinha coisa e a mais pequinha
que Deus permite às suas criaturas fêmeas”. (“Viagens na minha Terra”, cap.
XII), Eça reforçando em diminutivos irónicos o retrato de uma personagem
feminina no episódio das corridas (“Os Maias”, cap. X), ou no conceito alegremente
demolidor da personagem Ega da mesma obra, “A mulher só devia ter duas
prendas: cozinhar bem e amar bem” (Cap. XII). Mas é Camilo que, em longa
diatribe verrinosa, encarna o perfeito espécime da tacanhez de princípios de
uma sociedade burguesa e machista, que transforma a Mulher em puro objecto do
conforto masculino. Nem sabemos se a exaltação discursiva do escritor
subentende um retrato da em tempos muito amada Ana Plácido, pessoa de leitura e
talentos de escrita que a levariam mais vezes ao sofá do que às peúgas rotas do
marido:
«As Literatas»
«Pais de família, híbridos,
caturras,
Escrevo para vós! Se tendes filhas
Com sestro maçador de fazer versos,
Dai-lhes p’ra baixo, como eu dou nas minhas!
Eu vejo serigaitas, mal lavadas
Do almíscar infantil de seus cueiros,
Fazerem relações “co’s raios pálidos,
Da estrela matinal, do lago límpido,
Das auras ciciantes, e da aragem”
E doutras semelhantes trampolinas,
Que vós não entendeis, nem eu, nem elas.
Espevitam-se todas estas gaitas
“Da música melancólica das noutes”
Mal sabem onde têm a mão direita,
Não viram, do nariz, um palmo adiante,
E falam de “paixões íntimas d ‘alma,
De crenças desbotadas, e de flores
Fanadas ao soprar da leda infância.”
Acaso compreendeis, pais de família,
Da nova geração destas piegas
A triste chiadeira que nos fazem?
Dai-lhes p’ra baixo, como eu dou nas minhas!
Não tendes uns fundilhos nas ceroulas?
Não tendes roto o calcanhar da peúga?
Não tendes uma estriga e fuso e roca?
Mandai-as trabalhar; dai-lhes a ciência
Precisa para o rol da roupa suja.
Se lhes virdes romance, ou essas cousas
Chamadas folhetins, sobre a toilette
(A toilette, meu Deus, por causa delas
Perverteu-se a dicção do nosso Barros)
Dai-lhes p’ra baixo como eu dou nas minhas!
Quem é o parvo que esposar-se queira
Com literata alambicada e chocha?
Sentada num sofá, Safo saloia,
Em lânguida postura requebrada,
Se eu visse a minha Antónia! Ai que panázio
Que revés de catreca eu lhe pregava!
Pais de família! Não achais bem triste
Entrar um cidadão em sua casa,
Cansado de lavrar o pão da vida,
E ver sua mulher repoltreada
Na otomana gentil lendo romances?
Pobre marido! Quer falar duns frangos
Que baratos comprou e a literata
Pergunta-lhe se leu “Kossuth e os húngaros”.
O parvo franze a testa aborrecido,
Procura entre os lençóis um refrigério:
Mas no excesso da dor rasga as ceroulas,
E no mundo não tem mulher ou anjo
Que lhas saiba coser! Ai do mesquinho!
Onze horas já
são! O bom do homem
Três vezes já pediu café com leite.
Apertam-no negócios; mas embalde
Pediu com desespero o tardo almoço.
A tarda esposa inda ressona
Pois vira despontar a estrela d’alva
Nos rubros arrebóis dos horizontes,
E inspirada fizera quatro quadras,
Ardentes de ideal romantecismo.
“Café com leite!” brada em vão três vezes,
O bode expiatório dos romances…
“Café com leite!” os ecos lhe respondem,
Que a Stael d’água doce inda ressona!
Maridos imbecis! Eu vos lamento!
A culpa não foi vossa! Aos pais a imputo,
Madame Podestá dizem que ensina
Gramática, retórica, hidráulica,
Mecânica ginástica estética,
E química e botânica e plástica,
O árabe, o sânscrito, a geografia,
A prosódia, a sintaxe, indústria e cânones,
E muitas cousas mais, como t’rapêutica.
Será tudo muito bom: mas eu aposto
Que o remate de tantas luzes juntas
É capaz de fazer perfeitas tolas
As muitas que lá vão com seu juízo!
Pais de família, tendes filhas destas?
Dai-lhes p’ra baixo como eu dou nas minhas!
……………………………………»
Acabava aqui o texto, omisso nas referências ao século XX,
reivindicativo e crítico, que outros rumos tomou, vários, relativamente à
personagem Mulher. Esta conquistaria a sua emancipação sob muitas facetas,
ajudada pelo pronto-a-vestir, que fez suprimir a agulha e o dedal para as peúgas
dos maridos. Mas os conflitos familiares actuais, com bastos uxoricídios no nosso país, provam a natureza de fundo do nosso machismo - a mesma do das origens - prepotência, discriminação na cultura, atraso, convenção.
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