sábado, 13 de dezembro de 2014

Para guardar no meu blog




Cronologia da Segunda Guerra Mundial – dia-a-dia
Por Paula Almeida
9 de dezembro 1931
 A Espanha torna-se numa república.
1933
  A Roménia proíbe a Guarda de Ferro, um movimento de extrema-direita dos partidos políticos romenos, no período de 1927 até ao início da Segunda Guerra Mundial. A Guarda de Ferro era ultranacionalista, fascista, anticomunista e promovia o cristianismo ortodoxo. Também é considerada uma organização antissemita, uma ideologia que chegou ao ponto de exigir a introdução do estado antissemita.
1937
 Pela manhã, as tropas japonesas chegam aos arredores de Nanquim, na China. Às 12.00 horas, aviões japoneses lançaram panfletos na cidade murada, pedindo a rendição dentro de 24 horas. O comandante chinês Tang Shengzhi rejeitou publicamente a exigência, mas em privado, pressionado pela comunidade internacional na cidade, considerou a negociação de um cessar-fogo. Esta negociação estava pendente de aprovação de Chiang Kai-Shek.
1939
  Na União Soviética, a agência de notícias TASS transmite um falso relatório no qual se afirma que a Alemanha está a enviar abastecimentos para a Finlândia. Na verdade, é a Itália que está a transportar materiais para a Finlândia através da Alemanha. As relações entre Moscovo e Berlim ficam tensas devido a este relatório. Enquanto isso, cerca de 200 judeus polacos atravessam o rio Bug em direção à Polónia ocupada pelos soviéticos, após terem sobrevivido à deportação e a marchas forçadas pelos nazis.    Na Guerra de Inverno, os finlandeses travam o avanço soviético perto de Suomussalmi.  Em Genebra, a Liga das Nações inicia uma reunião com o objetivo de considerar a intervenção no conflito entre a Finlândia e a URSS.
1940
¾     A primeira grande ofensiva aliada no Norte da África acontece em Bengasi, Líbia, e foi levada a cabo pelos britânicos. Os italianos pouco fizeram desde meados de setembro, embora tenham construído uma série de campos fortificados onde permanecem acampados. Estes campos não se apoiam entre si e ficam facilmente isolados. O ataque britânico é feito sob a forma de um gancho em torno das posições costeiras italianas e resulta em grande parte de um treino cuidadoso que as tropas receberam sobre guerra no deserto.
¾     Os imigrantes judeus ilegais que se dirigiam a Haifa são deportados para a Maurícia. 
1941
¾     A China declara guerra ao Japão, à Alemanha e à Itália.
¾     Neste dia, Cuba e o Panamá também declaram guerra ao Japão.
¾     Hitler ordena o torpeamento dos navios americanos.
¾     As forças japonesas ocupam Banquecoque.
¾     Winston Churchill envia uma mensagem a Franklin Roosevelt solicitando uma conferência sobre a guerra com o Japão. Inicialmente, Roosevelt pretendia rejeitar este pedido, por forma a poder fornecer mais tempo aos seus principais generais para conhecerem melhor a situação. Evitaria, assim, que os ingleses dominassem a conferência.
¾     Adolf Hitler chega a Berlim às 11.00 horas. Ele tinha decidido declarar guerra aos Estados Unidos nesta data, mas optou por atrasar o anúncio para o dia 11 de dezembro, por forma a ter tempo suficiente para elaborar o seu discurso.
¾     O 30º Exército soviético ataca a norte de Moscovo, capturando muitos camiões e armas abandonados pelo 3º Panzer do Exército alemão.
¾     Franklin Roosevelt faz o seu primeiro comunicado informal por rádio desde que os Estados Unidos tinham entrado na guerra, constatando que as potências do Eixo tinham sido contaminadas por uma década de imoralidade.
1943
¾     Na Itália, as forças alemãs contra-atacam perto de Monte Sammucro, mas as forças do 5º Exército americano aguentam a ofensiva. O perímetro de Monte Camino fica consolidado.
O governo britânico anunciou a criação do Conselho da Liberdade, na Dinamarca. 
1944
¾     A 8ª Força Aérea dos EUA ataca Estugarda durante o dia.
¾     Na Hungria, a 2º Frente Ucraniana dos soviéticos atinge o Danúbio, a norte de Budapeste. Mais ao norte, à direita da linha soviética, Balassagyarmat é capturada, perto da fronteira com a Eslováquia.
¾     Os confrontos em Atenas continuam ao fim de seis dias. Cerca de vinte por cento dos postos do ELAS na cidade foram destruídos pelas forças dos governos britânico e grego, mas estima-se que ainda permaneçam cerca de 200.
¾     Na Grã-Bretanha, o governo suaviza as regulamentações sobre os blackout aplicáveis a casas e outros lugares.
1945
¾     George Patton sofre sérias lesões na espinal medula e no pescoço devido a um acidente de viação perto de Neckarstadt, Alemanha; fica paralisado do pescoço para baixo,
1946
¾     Começa o julgamento dos médicos em Nuremberga, conduzido por um tribunal militar dos Estados Unidos. Vinte médicos e três oficiais nazis são acusados de envolvimento em experiências com humanos. O julgamento terminou a 20 de agosto de 1947; sete foram absolvidos, sete foram condenados à morte e nove receberam penas de prisão.
¾     Friedrich-Wilhelm Müller, um general alemão e condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, foi considerado culpado de crimes de guerra por um tribunal de Atenas, Grécia.  
1948
¾     A Assembleia Geral da ONU aprova de forma unânime a Convenção sobre o genocídio. Os finlandeses recuam um pouco neste sector.

Cronologia da Segunda Guerra Mundial – dia-a-dia
Hoje, 10 de dezembro
1934
¾     O último presidente a governar a Letónia antes da ocupação soviética, o ditador fascista Kārlis Vilhelms Augusts Ulmanis,inicia a construção do campo de concentração de Liepaja. 
1936
¾     Eduardo VII de Inglaterra assina o Termo de Abdicação, declinando o trone britânico para casar com Wallis Sipmson. 
1939
¾     O governo da Finlândia emite um apelo de ajuda geral, afirmando que o país foi atacado pela União Soviética sem a menor razão, acrescentando que a nossa posição enquanto posto avançado ativo da civilização ocidental nos dá o direito de esperar a resistência ativa de outras nações civilizadas.
¾     O governo americano concede à Finlândia um crédito de US $ 10 milhões para abastecimentos agrícolas, um gesto que se deve em grande medida ao facto da Finlândia ser o único país que tem as dívidas da Primeira Guerra Mundial saldadas com os Estados Unidos.
¾     As primeiras tropas canadianas partem de Halifax.
1940
¾     No norte de África, o cerco a Tobruk é completamente montado. 
1941
¾     Roosevelt anuncia uma extensão do sistema de licença de exportação. O minério de ferro, ferro-gusa e muitas manufaturas de ferro e aço são incluídos no sistema. Tal como medidas anteriores, esta visa também o Japão. As alterações entram em vigor no final do ano.
¾     Em Berlin, o OKW emite uma diretiva que ordena a transferência de 10 Fliegerkorps alemães para o sul da Itália e Sicília. O marechal de campo Milch esteve em Roma durante os últimos dias para discutir as medidas de apoio à marinha italiana.
¾     Batalha das Filipinas - As forças imperiais japonesas, sob o comando do General Masaharu Homma, aterram em Luzon.
1942
¾     O primeiro transporte de judeus da Alemanha chega a Auschwitz.
1943
¾     O longo debate sobre os projetos de regulamentação termina com Roosevelt a assinar uma lei revista que coloca no fim da lista todos aqueles que foram pais antes de Pearl Harbor.
1944
¾     Em Moscovo, após a recente visita da liderança do governo provisório francês (incluindo de Gaulle, Bidault e Juin), os representantes do governo francês e soviético assinam um tratado de aliança.

Cronologia da Segunda Guerra Mundial – dia-a-dia
11 de dezembro 

1936
¾     O Rei Eduardo VIII do Reino Unido abdica a favor de seu irmão, o príncipe Alberto, que ficará para a história como Jorge VI.
1937
¾     A Itália abandona a Liga das Nações.
1939
¾     Na Polónia são promulgadas novas medidas antijudaicas.
¾     Depois de a Finlândia pedir ajuda concreta e não apenas palavras de encorajamento, a Liga das Nações compromete-se a intervir no conflito entre aquele país e a URSS. Esta foi uma das poucas vezes em que a Liga tentou tomar uma posição decisiva, instando a União Soviética a cessar as hostilidades na Finlândia no prazo de 24 horas, e aceitar a mediação.
¾     Hitler encontra-se com Vidkun Quisling, líder do partido pró-nazi Unidade Nacional Norueguesa. 
1941
¾     A Alemanha e a Itália declararam guerra aos Estados Unidos. Pouco depois, Roosevelt pede ao Congresso que aprove uma declaração de guerra àqueles dois países, dizendo Nunca antes houve um desafio tão grande à vida, à liberdade e à civilização. Os EUA entram na guerra na Europa e vão concentrar quase 90 por cento dos seus recursos militares para derrotar Hitler.
¾     Os avanços soviéticos na contraofensiva de Moscovo continuam com a recaptura de Stalinogorsk, atual Novomoskovsk.
¾     No Norte de África, as forças de Rommel chegam a Gasala, após a retirada de Tobruk
¾     O governo holandês em Londres declara guerra à Itália.
1942
¾     Tropas de guerrilha australianas e holandesas são evacuadas para Timor, perto da Austrália.
1944
¾     Ocorre o último gaseamento no Castelo de Hartheim, na Áustria, no âmbito do programa de eutanásia.
¾     As forças soviéticas aproximam-se de Budapeste. Durante o dia, a cidade é fortemente bombardeada pela artilharia e atacada por aviões.
¾     Mais de 2000 bombardeiros da Força Aérea dos EUA atacam vários alvos ferroviários na Alemanha, bem como depósitos de munições perto de Viena.
¾     Reforços britânicos chegam a Atenas. Estima-se que os rebeldes da ELAS sejam cerca de 25.000.

 Cronologia da Segunda Guerra Mundial – dia-a-dia
12 de dezembro 
1935
Himmler cria o projeto Lebensborn para promover a política de eugenia nazi.
O líder chinês Chiang Kai-shek declara guerra ao Japão.
1937
Generais chineses raptam Kai-shek, numa tentativa de obrigar as forças nacionalistas e comunistas a formar uma frente unida contra os japoneses. 
1939
Churchill fala a favor de uma invasão aliada da Noruega. No seu discurso, afirma que é a humanidade, e não a legalidade, que deve ser o nosso juiz.
Os finlandeses lançam uma série de ataques contra o Oitavo Exército soviético. Começam as batalhas de Tovaajarviand e Kitela.
O governo soviético rejeita o apelo feito pela Liga das Nações para um cessar-fogo com a Finlândia, bem como a mediação da disputa.
Hitler ordena a duplicação da produção de minas marítimas e munições.
Hitler adia a decisão de invadir a França para dia 27 de dezembro; se avançasse com o ataque, a ação aconteceria a 1 de janeiro de 1940. Uma vez que a decisão seria tomada depois do Natal, permitiu que as férias fossem gozadas.
Os soviéticos sofrem pesadas baixas perto Tolvajärvi, Finlândia, após as tropas finlandesas terem dizimado duas divisões soviéticas.
Aliados ocidentais (azul), soviéticos e seus aliados (vermelho) e potências do Eixo (preto), dezembro de 1939.
1940
Representantes jugoslavos e húngaros assinam um tratado de amizade. Os jugoslavos acreditavam que este acordo iria melhorar as suas relações com a Alemanha, uma vez que os húngaros já usufruíam desse privilégio.
Pétain recebe um convite de Hitler para participar na cerimónia de trasladação dos restos mortais de Napoleão II para o panteão dos Inválidos, em Paris, vindos da Áustria.
A França de Vichy estabelece relações diplomáticas com o Estado-fantoche da Manchúria, totalmente subordinado aos interesses pelo Japão.
No Egito, mais de 39.000 italianos são capturados ou estão desaparecidos.
1941
O navio Struma deixa a Roménia em direção à Palestina, transportando 769 judeus. No entanto, as autoridades britânicas não permitem o desembarque dos passageiros no destino. Em fevereiro de 1942, o navio regressa ao Mar Negro, onde é intercetado e afundado por um submarino russo, ao ser confundido com um alvo inimigo.
O Reino Unido declara guerra à Bulgária, enquanto este país, a Hungria e a Roménia declaram guerra ao Reino Unido e aos EUA.
A Índia declara guerra ao Japão.
Os alemães relatam a propagação generalizada de tifo na frente oriental.
O chefe do comando supremo das Forças Armadas e conselheiro militar de Hitler, o Marechal de Campo Wilhelm Keitel, esclarece os líderes do exército alemão sobre o decreto Nacht und Nebel.
Nacht und Nebel (em português Noite e Nevoeiro, uma clara referência ao feitiço Tarnhelm de Das Rheingold de Wagner) foi uma diretiva emitida a 7 de dezembro 1941, com o objetivo de rastrear todos os ativistas políticos e apoiantes da resistência, ou seja, qualquer pessoa que ameace a segurança alemã nos territórios ocupados pela Alemanha nazi. O decreto pretendia intimidar as populações locais, ao não fornecer qualquer informação às famílias e amigos dos desaparecidos sobre o seu paradeiro ou destino. Os prisioneiros eram secretamente transportados para a Alemanha, onde desapareciam sem deixar rasto.
Aliados ocidentais soviéticos e seus aliados) e potências do Eixo dezembro de 1941.
1942
Na grandiosa Operação Tempestade de Inverno, os alemães tentam alcançar as suas forças que se encontram encurraladas em Estalinegrado.
Rommel abandona El Agheila e retira-se para Tripoli; a última posição será na Linha Mareth, no sul da Tunísia
O general espanhol Muñoz Grandes transfere o comando da 250ª Divisão de Infantaria Alemã de voluntários espanhóis para o General Esteban Infantes; Muñoz Grandes é condecorado com a Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho.
1943
Edvard Benes, presidente do governo checoslovaco no exílio em Londres, assine um tratado de aliança checo-soviética para cooperação e assistência mútua no pós-guerra.
Rommel é indicado como chefe da Fortaleza Europa, principal planeador contra a esperada ofensiva aliada. Fortaleza Europa é um termo de propaganda militar referente às áreas da Europa continental ocupada pela Alemanha nazi, em oposição ao Reino Unido. O termo era usado por ambos os lados do conflito, mas devido às respetivas localizações geográficas tinha sentidos muito diferentes.
1944
Após terem sofrido pesadas baixas em conflitos recentes, os comunistas gregos pedem os termos para um cessar-fogo. O governo exige-lhes a entrega das armas.
Tropas brasileiras atacam Monte Della Torraca, perto de Bolonha.
Brazilian troops attacked Monte Della Torraca near Bologna.
Em Londres, Eisenhower garante a aprovação de Churchill para a sua estratégia para a guerra na Europa num futuro próximo.
Aliados ocidentais soviéticos e seus aliados e potências do Eixo, dezembro de 1944.

Nenhum comentário: