sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Saudosismo

O artigo de João César das Neves - “Violência e Fogo” -lembrou-nos velhos tempos em que vibrávamos com as canções de impulso guerreiro ou outros impulsos de Mireille Mathieu, lá pelos anos sessenta. “Paris já está a arder”, tradução de Paris en colère era uma delas, que passava e repassava na rádio, e nos encantava no testemunho de amor por uma cidade amada que sofrera a violência da sujeição e se libertara novamente em força de viver:

Que l´on touche à la liberté
Et Paris se met en colère
Et Paris commence à gronder
Et le lendemain, c´est la guerre.
Paris se réveille
Et il ouvre ses prisons
Paris a la fièvre :
Il la soigne à sa façon.
Il faut voir les pavés sauter
Quand Paris se met en colère
Faut les voir, ces fusils rouillés
Qui clignent de l´œil aux fenêtres
Sur les barricades
Qui jaillissent dans les rues
Chacun sa grenade
Son couteau ou ses mains nues.

La vie, la mort ne comptent plus
On a gagné on a perdu
Mais on pourra se présenter là-haut
Une fleur au chapeau.
On veut être libres
A n´importe quel prix
On veut vivre, vivre, vivre
Vivre libre à Paris.

Attention, ça va toujours loin
Quand Paris se met en colère
Quand Paris sonne le tocsin
Ça s´entend au bout de la terre
Et le monde tremble
Quand Paris est en danger
Et le monde chante
Quand Paris s´est libéré.
C´est la fête à la liberté
Et Paris n´est plus en colère
Et Paris peut aller danser
Il a retrouvé la lumière.
Après la tempête
Après la peur et le froid
Paris est en fête
Et Paris pleure de joie.

Creio que o apelo das velhas gerações à violência popular resulta das lembranças desses tempos da Mireille Mathieu que eram também os delas – das nossas – da simpatia pelos ideais de liberdade, carregados dos rrr da sua expressividade interpretativa, que desejamos rever por cá.

Mas esquecemos que o incêndio das nossas alegrias já se escoou há muito pelos buracos da nossa imprevidência e que não se trata mais de formar barricadas para continuar a poder dançar, a menos que seja a tal dança para que a formiga convidou a cigarra, no inverno do seu e nosso descuido. Agora que o fogo próprio dos velhos incitadores passou, não no amor por um “país” a arder por conta alheia como na canção da Mireille, mas no amor exclusivamente pessoal, em falsos arremedos de solidariedade social, incita-se o povo à violência para o país continuar a arder. Não como Nero, em regozijo criativo. Mas com bastante ruindade, a merecer taponas.

«VIOLÊNCIA E FOGO»


«Ultimamente fala-se muito de violência. Pessoas eminentes, sábias e respeitáveis, se não incitam, antevêem comportamentos populares de revolta e agressão. Estranhamente, apesar do muito que se afirma, quase não se ouve dizer que a violência é uma coisa muito má, sempre de repudiar. Considerando-nos um país civilizado e até democrático, espanta a naturalidade com que tantas luminárias consideram o uso de métodos bárbaros.

Como somos um país civilizado e democrático, são poucos os que prometem às claras atacar e agredir. Por enquanto, hipocritamente, os intelectuais limitam-se a prever atitudes alheias. Não serão eles a bater, mas as forças populares, ficando-se na dúvida se as apoiam, embora evidentemente as compreendam.

É claro que, perante a terrível pressão a que a sociedade portuguesa está sujeita, seriam sempre naturais reacções agressivas. Isso acontece em vários países da Europa, mas, surpreendentemente, muito pouco em Portugal, apesar de a retórica das elites o prever há anos. Provavelmente o nosso país é mais civilizado e democrático do que se julga, hipótese que os nossos intelectuais nunca colocam. No fundo, eles, que se consideram génios, sempre desprezaram o povo, mesmo quando o lisonjeiam.

Alguns especialistas tentam até abordar as razões para o paradoxo. Por que razão a violência, há tanto tempo prevista, ainda não se realizou? Como nunca colocam a hipótese de estar errados, deve haver causas estranhas para a paz social. Curiosamente, entre os motivos invocados não aparece o mais óbvio: que a violência nada resolve e só agrava. Com conflitos, a austeridade ficaria maior, não menor; a crise aumentaria, não diminuiria; a situação seria mais grave, não menos. É surpreendente que tantas eminências nunca tenham pensado nisto.

O motivo é que, realmente, a generalidade da população parece mais a par dos contornos da crise do que aqueles que falam nos media. Estes compreendem muito menos do que os cidadãos comuns. Uma comparação ajuda a perceber.

Portugal está como um prédio a arder. O incêndio é tão grande que foi preciso não só mobilizar os bombeiros locais, mas pedir aos vizinhos que nos enviem os seus carros-cisterna. Há três anos que se deita água no edifício para extinguir o fogo orçamental. Naturalmente que, face à enxurrada, os habitantes vêm à janela protestar por a água lhes estragar os apartamentos e dificultar a vida. Têm toda a razão. Haver mangueiras a encharcar uma casa é muito estúpido; a não ser que ela esteja a arder.

O povo entende bem a urgência, pois as labaredas do despesismo público ameaçam há muito toda a estrutura nacional. Mas a generalidade dos analistas nunca fala do incêndio, ou considera-o menor. O único mal do País parecem ser os estragos dos jactos de água na vida social, a qual, sem eles, parece que não teria sequer recessão. A austeridade é sempre vista como artificial, nociva, imposta do exterior, como se o fogo não existisse.

Os mais sofisticados admitem a catástrofe, mas argumentam que as mangueiras deviam ser dirigidas à base das chamas, não ao prédio. A austeridade era para cair naqueles que criaram o défice. Isso é enorme ilusão. Antes de se chamar os bombeiros, em 2011, os alarmes de incêndio tocaram durante muitos anos. Tantos que já ninguém lhes dava atenção. Por isso o fogo alastrou a todos os andares. Os pensionistas sabem que a segurança social é insustentável; os serviços públicos vivem com prejuízos há décadas; funcionários, professores, médicos estão bem conscientes dos excessos dos seus sistemas.

O problema português é claro e, após décadas de ilusões, as alternativas são poucas. Num prédio a arder é preciso apagar o fogo. Muito já se fez, mas o défice permanece. O rescaldo ainda tarda. A única surpresa é que pessoas eminentes, sábias e respeitáveis tenham tanta dificuldade em entender aquilo que o povo percebe facilmente. O que não espanta se notarmos que, em geral, os comentadores nunca produziram nada e raramente trabalharam. A vida deles nunca foi o País, mas a ilusão mediática.»

 João César das Neves

2DEZ13

 

 

Nenhum comentário: