quinta-feira, 30 de março de 2017

O Inimigo Público



É de lá que extraio (Público, de 17/3/17), com foto de Jorge Sampaio, o artigo «Opinião» “Por Jorge Sampaio”, seguido da epígrafe  «Eu, tipo, fartei-me das cenas do Santana, estão a ver?», que não só nos situa relativamente ao tema explorado - a justificação da demissão, pelo então PR Sampaio, de Santana Lopes do cargo de Primeiro Ministro, por alturas de 2004 - como relativamente a uma retórica burlescamente justificativa, na primeira pessoa, o narrador Sampaio recontando os factos de uma entrevista que dera anteriormente, sobre um livro onde os descrevera, e assumindo um papel de rapaz sem grande cabedal de letras, usando a gíria sintética e repetitiva da rapaziada malandra, que a ausência de discurso e a muita esperteza conduz em argumentos de solavancos justificativos, sem gramática nem coordenação, com informações pontilhistas intercaladas de chavões do calão e da escatologia, mas que resultou num artigo - assinado por VE - cheio de graça e oportunidade crítica sobre uma acção deselegante de Sampaio e a justificação desse, subjectiva, caprichosa, interesseira e ficticiamente responsável, os aspectos folclóricos das personagens - “tipo Topo Gigio estás a ver?” - bastando para se tomarem resoluções, neste país pouco sólido, as personagens e as suas razões reduzidas a uma dimensão nula.
 Um “prato!” pleno de humor, que vale a pena rever:

«Chegou a altura de ajustar contas com o passado e tal e José Pedro Castanheira foi tipo, porque é que eu demiti o Santana Lopes e tal. E eu não me fiquei e disse, man, eu fartei-me das coisas dele, estás a ver? Tipo aquela cena de ser escolhido para primeiro ministro pelo Barroso que fugiu lá para aquela coisa na Europa e depois a central de informação de benfas do Rui Gomes da Silva e depois o Henrique Monteiro ou o Henrique Chaves ou o Hugo Chaves ou lá como se chamava o “bro” (= “mano”, brother) e todas aquelas cenas maradas, estão a ver? Fartei-me, man. Tipo, saltou-me a tampa. É mais tipo, a mim não me comam as papas na cabeça, estás a ver? Foi, tipo, bardamerda para o gajo, topas. E depois conheci o José Sócrates e curti as cenas dele e foi tipo, man, gostei dele, estás a ver? Aquela cena das corridas de fato de treino e de trazer o Euro para Portugal com o Carlos Cruz e tal, estás a ver, o Carlos Cruz da Bota Botilde. Era, tipo, bué da nice. José Sócrates era tipo o Topo Gigio, topas? E então decidi-me, pronto. Fartei-me de um e enfiei o outro em São Bento, tipo, mais ou menos assim, estás a ver? Mas sempre tudo para manter o regular funcionamento das instituições e essas m… , estás a ver? Afinal, tipo eu era o presidente, eu é que mandava, LOL.  E agora fartei-me desta entrevista, e, tipo vou ver televisão que está na hora do gordo. VE

Nenhum comentário: