Conclusão da longa análise do país insolúvel, porque sem solução à vista, segundo a pena de António da Cunha Duarte Justo, e daí que a preceda com o artigo de Vasco Pulido Valente, servindo-lhe de corolário, na graça feroz de um saber e uma inteligência sem tréguas – “O Manicómio”, saído no Público de 25 de Abril – um e outro autor mostrando-nos que, apesar do derrotismo do segundo e da imparcialidade crítica do primeiro, publicado no “A Bem da Nação”, ambos não pretendem mais do que gritar o seu alerta de responsabilização e apelo a uma consciência nacional que recomponha do desconchavo.
A felicidade que em mim subjaz, no reconhecimento dos valores pátrios a garantir-nos que os haverá sempre, como obstáculo a uma irracionalidade de exaltação pueril, me faz dar-lhes lugar extenso no meu blog, onde cabe igualmente o pesar pela morte de mais um grande valor pátrio, que lutou elegantemente e arduamente pela sobrevivência da sua língua, numa nação em extravio – Vasco da Graça Moura, que a morte levou em 27 deste mesmo Abril, substituídos os cravos pelas flores da tristeza.
O texto de Vasco Pulido Valente:
«O manicómio»
«Não há limites. Como Soares provou, quando disse numa
conferência qualquer que o dr. Salazar tinha o mérito de não ter “mexido nos
dinheiros públicos”. Não se percebe onde Soares queria chegar com esta frase
absurda. É ela um elogio à tão proclamada pobreza e honestidade do ditador, que
pagou até ao fim um galinheiro em S. Bento e criava coelhos? Ou um ataque
implícito ao regime vigente, e aos partidos que nos governaram, e que andam
hoje a arrastar as suas misérias pelos tribunais? Não parece. A ideia foi com
certeza a de comparar a política financeira de Salazar com a política
financeira da democracia e as contas certas de Salazar com a dívida e o défice
de agora, que arrastaram o país para a miséria e nos trouxeram uma intervenção
estrangeira, ainda longe de acabar.
Mas,
se assim for, Soares reconhece que a crise é o resultado de políticas do Estado
de que o PS e o PSD tomaram a responsabilidade. Para não falar dele próprio. O
serviço de saúde, o sistema de ensino, a Segurança Social, o exército de
funcionários públicos com que os partidos sustentaram as suas clientelas, os
milhares de milhões que se gastaram em betão inútil, o suborno sistemático com
que durante 40 anos se pretenderam ganhar votos não entram na categoria das
coisas que “nos caíram em cima”, ou naquela outra mais subtil dos efeitos
perversos do “neoliberalismo” e da progressiva ruína da “Europa”. São todas a
consequência previsível de decisões deliberadas de governos legitimamente
eleitos. De que Soares fez parte ou, de Belém, abençoou.
O
elogio a Salazar, de que a audiência gostou, não reflecte espécie de
racionalidade. Não passa de saudades de um tempo em que não havia sarilhos com
o défice e a dívida, porque a PIDE, a censura e a GNR impunham a miséria em que
Salazar achava que o país devia viver. O problema, em 2014, é que a democracia
não educou os portugueses para a submissão: e os políticos correm por aí,
estonteados, como aves sem cabeça. O dr. Soares propõe a violência e apreciaria
ver a GNR invadir (tumultuosamente) a Assembleia da República (uma “bela
ideia”, explicou ele). Um grupo de “notabilidades” (os 74) resolveu sugerir uma
bancarrota a prestações, contando provavelmente com a estupidez do próximo.
Meia dúzia de loucos prefere a revolução (mas que revolução?). E anteontem
Soares ressuscitou Salazar. Portugal é um manicómio.»
Conclusão do texto de António da Cunha Duarte Justo:
«A REVOLUÇÃO COMUNISTA EM PORTUGAL E A
CONTRA-REVOLUÇÃO PARTIDÁRIA – 3»
«25 de
Abril – O Despertar de uma Ilusão»
«O 25 de Abril foi um acenar de revolução que deixou no ar um aroma de cravos e liberdade. Seguiu depois a política dos embuçados que ocuparam a República sob a mão duma máfia de luvas brancas e invisível que contamina a vida do Estado e da Nação. Dá-se a repetição do que tinha acontecido na primeira república com a sua maneira de estar e fazer jacobina maçónica e ideológica aliada a um conservadorismo pedante de atitude medieval.
“Quem se
deita com crianças acorda molhado!” O que se deu em Portugal ocorre também
noutros países atendendo ao facto da política ser uma questão da “res pública”
e 90% do povo não estar preparado para ser verdadeiramente “ser político” mais
predisposto para a alienação do que para a realidade e a utopia.
O Golpe de Estado deu oportunidade à revolução cultural (movimento 68) em via nos USA, Alemanha, França, etc. O 25 de Abril vulgarizou-a então por todas as camadas sociais do povo português. O 25 de Abril torna-se socialmente também no veículo político e social do Movimento 68. Despertou-nos da Bela Adormecida para um mundo fandango.
Passou-se de uma matriz de pensamento paternalista de direita para uma matriz de pensamento paternalista de esquerda. Um rigorismo paternalista deu lugar a um conformismo rígido de opinião de esquerda. Passou-se da proibição de opinião individual para a liberdade de pensar em bloco. O pensamento individual e verdadeiramente aberto continua a ser uma pedra de tropeço neste sistema democrático.
O Golpe de Estado deu oportunidade à revolução cultural (movimento 68) em via nos USA, Alemanha, França, etc. O 25 de Abril vulgarizou-a então por todas as camadas sociais do povo português. O 25 de Abril torna-se socialmente também no veículo político e social do Movimento 68. Despertou-nos da Bela Adormecida para um mundo fandango.
Passou-se de uma matriz de pensamento paternalista de direita para uma matriz de pensamento paternalista de esquerda. Um rigorismo paternalista deu lugar a um conformismo rígido de opinião de esquerda. Passou-se da proibição de opinião individual para a liberdade de pensar em bloco. O pensamento individual e verdadeiramente aberto continua a ser uma pedra de tropeço neste sistema democrático.
O golpe
de Estado deu-se quando me encontrava a estudar teologia e pedagogia social na
Alemanha. Tive então um sentimento de libertação, esperançado em novos tempos e
numa nova humanidade.
Com o tempo notei que a liberdade, igualdade e fraternidade que os revolucionários apregoavam eram as liberdades dos seus grupos de interesses não a de todo o povo nem para todo o povo. Tratava-se de uma liberdade querida por certas ideologias de panorama limitado à própria mundivisão e justiça sem ter em conta a situação de cada pessoa. Vivia de encenações e proclamações duma liberdade sem corpo nem alma, duma liberdade internacional abstracta, visível em festas e comícios mas não na realidade. O atributo “facho” era na altura distribuído com proficuidade e até com carinho porque a palavra fascista além de agressiva era injusta. Em comícios, chegava-se a aguentar a liberdade de opinião reservando-se a decisão para horas tardias onde então se protocolavam opiniões dos restantes mais iguais. Quem não pensasse igual era julgado como “facho” e como tal de opinião manipulada pelo antigo regime. A nova “censura” (pensar politicamente correcto) marcava os seus pontos na sociedade. À conformidade dum sistema segue-se a conformidade com o outro. Da conformidade com o novo pensar surgia a oportunidade profissional.
Com o tempo notei que a liberdade, igualdade e fraternidade que os revolucionários apregoavam eram as liberdades dos seus grupos de interesses não a de todo o povo nem para todo o povo. Tratava-se de uma liberdade querida por certas ideologias de panorama limitado à própria mundivisão e justiça sem ter em conta a situação de cada pessoa. Vivia de encenações e proclamações duma liberdade sem corpo nem alma, duma liberdade internacional abstracta, visível em festas e comícios mas não na realidade. O atributo “facho” era na altura distribuído com proficuidade e até com carinho porque a palavra fascista além de agressiva era injusta. Em comícios, chegava-se a aguentar a liberdade de opinião reservando-se a decisão para horas tardias onde então se protocolavam opiniões dos restantes mais iguais. Quem não pensasse igual era julgado como “facho” e como tal de opinião manipulada pelo antigo regime. A nova “censura” (pensar politicamente correcto) marcava os seus pontos na sociedade. À conformidade dum sistema segue-se a conformidade com o outro. Da conformidade com o novo pensar surgia a oportunidade profissional.
Pensar politicamente
correcto
O tempo de Salazar incorpora uma
era da ordem rígida e de regras sociais intransigentes adversas à mudança.
Antes havia o paternalismo da censura depois passou-se ao paternalismo das
ideologias e do oportuno. Aos cães de guarda de regras do decoro e da moral
perante o povo e a juventude sucedem-se os novos cães de guarda de ideologias.
Os saneamentos efectuados nas instituições e a penteação mental operada nas
escolas e universidades deram pouca margem ao surgimento de despenteados do
pensamento: aqueles que promovem a mudança sem lhe determinarem a orientação
para a esquerda ou para a direita! Dos acomodados tradicionalistas passou-se
aos acomodados progressistas. Mudou-se o folclore, a atitude permanece a mesma.
Antes seguíamos a ordem do orgulhosamente sós para depois seguirmos a
ordem do valha tudo menos nós.
O discurso
político faz mais parte do passatempo. Assim como só discutimos
superficialmente os tempos da primeira república e de Salazar assim se
branqueia o 25 de Abril. Cada época branqueia, irreflectidamente a sua, na
procura de culpas passadas que distraiam das suas.
Vive-se de uma história do passado e do futuro sem olhar crítico para o presente. Os fracos e a demonização de um sistema chegaram para justificar medidas irreflectidas e a lavagem de cérebro aos portugueses.
Havia um congestionamento de reformas, é verdade. O espírito da geração 68 do ocidente empacotado no 25 de Abril a pretexto de saneamentos dos ” fachos” e como estratégia de infiltração partidária iniciou a sua marcha através das instituições. Este processo também se deu nas instituições europeias pelos arautos da geração 68. A revolução ocidental dos jovens de 68 conseguiu chegar à ribalta da história portuguesa e questionar hábitos e valores já com musgo. Uma época da História com um ambiente a solicitar o florir de pessoas e instituições continuava ainda manietada por regras e ordens desconformes ao espírito que flui do mundo ocidental.
Neste contexto, tornamo-nos todos abrilistas, consciente ou inconscientemente. Ao golpe de Estado de Abril junta-se uma revolução cultural. O projecto de mudança social desencadeou um processo de esperanças e ideais. À leviandade com que se operou o processo das independências junta-se o erro de mera aplicação de ideologias internacionais já em processo decadente da rebeldia e do preconceito vigente contra as instituições: contra Deus, pátria e família. Também isto levou a nova classe política a desobrigar-se também porque deixou de entender a diferença entre pecados sociais/culturais mortais e pecados socias/culturais veniais!
O sentido da liberdade esgotou-se no questionar a ordem antiga. A razão familiar, democrática e de opinião é despenteada a favor do liberalismo histérico da economia e do mercado. A revolução apodera-se da liberdade e do sexo que oferece a belo prazer sem apelar para a responsabilidade nem para as consequências dos próprios actos. Liberta-se o instinto do animal e reduz-se a pessoa ao indivíduo inocente sem roupa, nem cabeça na esperança de uma vida natural de necessidades realizadas numa sexualidade que restabelece a vida inocente de Adão e Eva antes da mordedura da maçã. Agora tudo corre à procura de auto-realização num novo Homem sem consciência nem moral. Depois das aldeias esvaziadas de sentido até à última aldeia das Cabras, passamos a sofrer de liberdade abstracta. De recordar que na altura em que a revolução andava à solta, a “juventude” da cidade, nas suas campanhas de esclarecimento popular se deslocava às aldeias para politizar o povo (facto este que se não tivesse sido ao serviço da ideologia seria uma boa iniciativa). (Neste contexto conheci um episódio em que se organizou a desfloração de virgens em grupo, sendo para o efeito escolhido democraticamente um jovem delicado para executar tão delicado trabalho Conheci, na altura, um jovem que o fez, era ligada aos grupos de Otelo e chegou a ter várias metralhadoras em casa). Tropeçamos na própria liberdade: Uma falsa compreensão de emancipação espera agora por vingança. Alimentada de valores e da fé numa democracia e numa liberdade elástica. A dança da liberdade leve ameaça tornar-se numa dança de mortos na preparação de um apocalipse que acontece ciclicamente no desenvolvimento da História. O caldeirão do consumo torna-se num buraco negro que engole tudo, engole a razão, a liberdade e equaciona a ética em termos de mercado e consumo, num mundo que se quer caótico sem sujeitos individuais, sem políticos responsáveis nem estado. Um niilismo nostálgico quer de sujeitos funcionários, só tipos numa realidade factual meramente económica. Agora é o tempo dos nostálgicos na procura da inocência perdida.
Uns e
outros com falta de realismo.
A REVOLUÇÃO COMUNISTA EM PORTUGAL E A CONTRA-REVOLUÇÃO
PARTIDÁRIA – 4
Socialismo
espalhado com o aroma dos Cravos
A revolução tinha outras intenções com o seu golpe de estado. Os seus realizadores queriam, como se pode verificar nos governos provisórios, a mudança do regime autoritário para outro regime ainda mais autoritário mas de caracter popular. Encenavam-se como heróis tornando-se autoridades morais em nome duma consciência socialista internacional pronta a sacrificar a própria nação.
Dos livros de ensino começam a substituir-se textos de portugueses consagrados por textos da internacionalidade. A própria constituição deve ser a mais progressiva e mais internacional possível. Celebravam por toda a parte a salvação dum estado de sonho, dum povo liberto das heranças do passado. Um povo que esperava liberdade foi amarrado à manjedoura da ideologia por dançarinos do poder que de pacientes passaram a salvadores. Organizam-se programas de reeducação popular no sentido de ideários socialistas que queriam resgatar Portugal, expurgá-lo da pátria para o tornar internacional e popular. Apresentam-se como vítimas legitimadoras duma nova identidade a criar. Não chega lamentar e remediar o autoritarismo da ditadura anterior; precisa-se de um fascista grande para argumentar e para isso comparámos Salazar com Hitler. Com um Salazar monstro não precisamos de mudar a nossa conduta; apenas a ideologia. Por mais que os erros da nova classe se levantem, nunca chegarão àquela gravidade! E o povo acreditou nas promessas seguindo a voz do novo canto. Um povo de abelhas vai seguindo o cantar da cigarra. Queria em nome do marxismo criar uma nova sociedade com novas amarras. Os espíritos do velho regime instalam-se com mais convicção no novo. A vergonha dum antigo regime apressa a identificação com o socialismo internacional. Chega a cor para nos dar o sentimento de pertença.
O impasse
em que vivemos hoje deve-se a uma liberdade gratuita, prometida e que se quer
atingida sem o suor do próprio rosto. Uma libertação de tudo mas sem saber para
quê. Um mundo de abrilistas torna-se pioneiro da liberdade prometendo
felicidade. Em nome da liberdade dá-se oportunidade ao novo oportuno: novos
senhores exploradores ocupam agora o lugar dos antigos. Dá-se também uma
democratização da exploração, sendo agora possível um número maior de
exploradores do que antes. O Golpe de Estado efectuado não se orientava pela
realidade das pessoas e da nação mas seguia apenas ideologias mais ou menos
internacionais de fardas engomadas.
Portugal
passou a albergar, especialmente no Alentejo, muitos peregrinos e “refugiados”
da civilização ocidental.
A revolução ao ser feita em nome da esquerda tornou-se sua propriedade; este foi o seu busílis ao esquecer que o Homem consta de uma parte esquerda e outra direita, uma parte inferior e outra superior. A revolução tinha boas intenções mas ao polarizar-se desrespeita a pessoa e a nação, tal como fez o regime anterior. Este foi um grande erro na estratégia de educação popular. Por isso hoje já não é o povo quem festeja, quem festeja é o partido ou os funcionários do Estado. A vivência da nova era sente-se no acto da compra no supermercado e no sexo. Cai-se no vício de uma liberdade sem vontade.
A revolução ao ser feita em nome da esquerda tornou-se sua propriedade; este foi o seu busílis ao esquecer que o Homem consta de uma parte esquerda e outra direita, uma parte inferior e outra superior. A revolução tinha boas intenções mas ao polarizar-se desrespeita a pessoa e a nação, tal como fez o regime anterior. Este foi um grande erro na estratégia de educação popular. Por isso hoje já não é o povo quem festeja, quem festeja é o partido ou os funcionários do Estado. A vivência da nova era sente-se no acto da compra no supermercado e no sexo. Cai-se no vício de uma liberdade sem vontade.
O
"movimento 68" resume a sua doutrina na frase “depois de Auschwitz
não se pode acreditar mais num Deus bom e amoroso” quando a conclusão lógica a
tirar seria: depois de Auschwitz não se pode acreditar mais na bondade natural
do Homem. A primeira frase leva à desculpa e à ideologia, a segunda compromete
e responsabiliza cada pessoa.
Tal como
uma árvore precisa de estrume no seu solo assim uma cultura precisa do húmus da
tradição para poder desenvolver-se e do sol da esperança que constrói o
presente com uma panorâmica gratificante. A liberdade precisa de um horizonte e
o húmus de que ele se alimenta é o cristianismo e o idealismo (idealismo
pensado na alternativa de pensamento alemão ao iluminismo francês). Para o
cristianismo cada pessoa é um ser singular único com uma consciência pessoal
com uma dignidade humana que o torna responsável e transcendente.» (Continua)
«A REVOLUÇÃO COMUNISTA EM PORTUGAL E A
CONTRA-REVOLUÇÃO PARTIDÁRIA – 5»
«Desencantar e dessacralizar o mito de Abril»
«Desencantar e dessacralizar o mito de Abril»
«Cada nação precisa dos seus ideais e dos seus mitos; de facto precisamos de utopia mas não da alienação. Em nome de uma superioridade moral vendemos o mito da revolução. Portugal perde a guerra do ultramar e vende-a como libertação de Portugal. A derrota de um ultramar entregado ao bloco soviético é empacotada na cor dos cravos de Abril. Uma descolonização que já há muito deveria ter sido feita, deu-se na confusão e na traição em nome da auto-estima. Todos nós sofremos do mito de Abril que nos levou para onde nos encontramos. Portugal ajoelhado não aos pés duma civilização, mas ajoelhado aos pés da troika que apesar de tudo, com o seu ditado, ajudou Portugal a sair da bancarrota (de que nos libertamos, esta semana, ao voltar aos mercado financeiros internacionais).
Agora seria óbvia a era da recuperação da dignidade individual assumindo responsabilidade pessoal. Primeiramente seria necessário desencantar os feitores da revolução. Antes deixávamos o negócio do Vinho do Porto nas mãos dos feitores portugueses a serviço das quintas inglesas. Com o 25 de Abril entregamos o negócio da nação, primeiramente, a feitores da ideologia, aos representantes soviéticos e à fé no movimento 68 para depois colocarmos o nosso destino na UE. Abandonamos a consciência lusófona e de portugueses para seguirmos a anónima internacional. Em nome da moral e contra a razão endinheiraram-se os novos-ricos produzidos pelo Abril à custa do esvaziamento cultural e da auto-estima da nação.
Para
começarmos de novo teremos de deixar nas ruínas do “império” os seus “heróis”,
aqueles que lhe fizeram o enterro. Temos que da ruína da nação enferma, agora
ajoelhada erguer-nos de novo como noutros tempos contra os interesses daqueles
portugueses traidores que arquitectavam o seu futuro na entrega de Portugal a
Castela. 1640 é um dia do povo, agora que a liberdade individual e do povo se
encontra mais que nunca ameaçada, há que o restaurar. Mandemos para o
ferro-velho da história muitas das aquisições de Abril para readquirirmos
Portugal readquirindo-nos a nós. Não queremos já ideais floridos nem a
libertinagem enganadora; não precisamos da roupa velha mas duma vontade firme
para cada um se erguer. Também o entusiasmo e valores do 25 de Abril nos
poderão ajudar. Um estado que domina e mantém o povo à trela da ideologia e
das dívidas perde a confiança.
Talvez fosse melhor dizer adeus a alguns direitos para recuperarmos a nossa dignidade ultrajada numa massa de ovelhas em que a perspectiva prometida era a erva e o traseiro da “ovelha” vizinha. Para nos tornarmos cidadãos adultos teremos de deixar de ser massa partidária, confessional ou nacional. Ter-se-á de sair de novo para a rua para aí se construir o nosso Abril, um Abril de liberdade para cada um. Uma rua trabalhada e enfeitada por todos mas sem ladrões das flores e dos frutos e sem os protagonistas da nação apresentados na imprensa e na televisão. Somos um povo a caminho à semelhança do de Israel a realizar-se em comunidade.
RUMINAR A REVOLUÇÃO
A
revolução não pode ser analisada apenas sob o aspecto moral; precisa também de
uma abordagem histórica séria que ainda não chegou à consciência pública. Na
análise da ditadura e da revolução exigimos dos protagonistas que sejam heróis
ou pelo menos pessoas admiráveis. Os que fizeram a revolução revelaram-se muito
normais (excepto Ramalho Eanes) e a nível de liderança será difícil encontrar
uma personalidade da craveira de Salazar. Seria hipocrisia continuar-se a
apostar numa “vítima de lavradores” como dizem os Alemães para ilibarem os
restantes, quando todos faziam parte do sistema. Karl Marx dizia “As pessoas
fazem a própria história, mas, sob circunstâncias auto-selecionadas, não o
fazem livremente”. Trata-se de viver uma cultura da memória com capacidade
para se rever no positivo e no negativo sem passar tudo a ferro nem com
heroizações.
É melhor uma controvérsia honesta que contribua para a construção de uma sociedade civil crítica na continuidade da paz civil. Entretanto o 25 de Abril tem-se tornado numa carga que transforma a mudança do nome da ponte Salazar para ponte 25 de Abril numa usurpação. O armazém da memória da comunidade democrática aguenta e deve ser resistente, na certeza de que não foi o 25 de Abril que inventou a liberdade, a igualdade e a fraternidade e na consciência que cada época tem os seus padrões e normas. Liberdade só o é se for ao mesmo tempo uma conquista individual e social.
O sociólogo Laurene Peter fala de um princípio que pode explicar parte da situação portuguesa. Fala de uma “sublimação sem barulho” e de um “cair pela escada acima” uma pseudo-promoção. Segundo o Princípio de Peter, cada funcionário tende a subir na carreira até atingir o seu grau de incompetência. Enquanto não se atinge o grau da incompetência ganha-se aplauso, reconhecimento e influência. Depois, uma vez atingido o último degrau, fica-se lá, em vez de se ter ficado no grau anterior onde se era criativo e competente.
As novas gerações (pós 25 de Abril) receberam, gratuitamente, uma herança que agora desemboca na crise e que é preciso ruminar. Acordamos num jardim zoológico muralhado quando sonhávamos a liberdade de passarinhos sem gaiola nem fronteiras. Julgávamos que o sonho era realidade e que a realidade era sonho. Julgávamos que era possível uma sociedade só de académicos e por isso acabamos coma as boas escolas comerciais e industriais de então. A revolução nascida mais da ideologia do que da realidade desprezava o trabalho manual. A discriminação do trabalho manual em relação ao intelectual levou-nos a onde nos encontramos.
O 25 de Abril envelheceu deixando os mais velhos desiludidos dos marxistas, maoistas, comunistas, anarquistas que queriam uma mudança radical. Constatou-se que o sonho era só para eles, como podemos verificar nas suas posições, remunerações e pensões. Tudo corria para o partido que dava mais.
Somos todos corresponsáveis. Quando um dedo da nossa mão aponta para a responsabilidade dos outros pelo menos outros três apontam também para nós. Sou crítico porque amo o meu país, procurando ver o porquê das coisas irem mal. (continua)
A REVOLUÇÃO COMUNISTA EM PORTUGAL E A CONTRA-REVOLUÇÃO
PARTIDÁRIA – 6
UM ESTADO ONTEM REFÉM DA NOBREZA E HOJE REFÉM DOS PARTIDOS
Portugal a partir do séc. XVII nunca foi reajustado encontrando-se ciclicamente em derrocada como constatavam já Alexandre de Gusmão, Antero de Quental: “a nutrir pançudos”. Faliu em 1892, e depois sob penhora durante a I República tendo como consequência o golpe de Estado de 1926, altura em que Portugal se encontrava de novo na falência.
A primeira república desqualificou os ideais liberais e democráticos a ponto de chegar a produzir o provérbio “isto é uma república” com o significado de desordem e actualmente a "Isto é uma república das bananas." O regime de Salazar criou uma ditadura do “orgulhosamente sós”.
No tempo do “António Salazar” o pensamento era censurado, no regime do 25 de Abril é penteado pelo pensar politicamente correcto, propagado pelo espírito do tempo e laqueado pelos mass media.
O que se dá com as revoluções portuguesas é o mesmo que se tem dado com os governos: é uma alternância dos senhorios do Estado português; antes nas mãos da nobreza e depois nas mãos dos burgueses e novos-ricos. Transmitem-se os mesmos vícios num conluio de conservadores e progressistas. A Ditadura Nacional (1926-1933) termina em 1933 com a Constituição de 1933 e início da II República (Estado Novo) até ao golpe de estado do 25 de Abril de 1974. A Constituição de 1976 estabelece a democracia partidária. Nesta III República repetem-se os erros tradicionais e estende os seus tentáculos de polvo partidário e ideológico governa o país com leis e decretos ao sabor do tempo e das influências.
Antes para servir nobrezas e burgueses insaciáveis, depois para servir as bocas partidárias e de irmãos maçónicos boçais.
Um povo que não cresce organicamente vive dos golpes de Estado (revoluções) que além de ajustes de contas se revelam num acerto ao tempo. Vivem de uma lei fora de lei. Velhacos metem a mão à bolsa dos velhos e aos novos pede-se-lhes para emigrar.
À beira da falência em 83 salvou-o a EU mas a megalomania esbanjadora de querer viver à grande europeia mas com uma economia de terceiro mundo – uma economia de grandes para grandes – só que depois o desflorou com a Troika em 2011. Amoral encontra-se também ela em processo de emancipação, a consciência passa a ser opinião destilada nos alambiques dos interesses grupais.
O povo e a massa cinzenta ocupam-se, à maneira tradicional, da comparação e do maldizer dos novos velhos usurpadores, esquecendo que a situação é de tal desespero que conduziria, a ser tomada a sério às conclusões e trágico fim de um Antero de Quental. Do seu Olimpo sob o sol do desespero a opinião elucidada (tuba canora) julga da justiça social. No Olimpo tudo é grande, nele a grandeza supera a corrupção, tudo passa a ser normal. Onde não há moral não há direito. Por vezes, parecemos povo, filho de pai incógnito continuamente a olhar para o governo, esperando reconhecer nele o pai. Diz-se o que não se pensa, pensa-se o que não se diz!»
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário