segunda-feira, 9 de março de 2015

Mulheres em esplanada



Estranhei a minha amiga. Não é que não esteja já habituada a certas suas insinuações sobre a minha falta de combinação habitual nas cores do meu vestuário, ditos que por vezes até ferem a minha autoestima, pois uma pessoa tem a sua dignidade e nem sempre o estado de espírito lhe permite aceitar esses reparos com a sábia indiferença que põe no espírito os valores de relevo, pelo menos para si própria. A verdade é que me seduz a beleza, quer física quer do trajar e por isso fiz o reparo sobre a bonita cabeça da minha irmã, assim que cheguei, e logo a minha amiga, profusa e ampla de gestos, se saiu a confirmar que bastava ver a diferença entre as cabeleiras de uma e outra das irmãs para concordar que a cabeça dela estava inegavelmente muito acima da minha, de cabelos caindo enxutos, sem armação, sobre a minha caixa craniana, apesar de também ter ido na véspera à cabeleireira. Realmente não esperava ser alvo de um confronto tão inesperado, e até me senti meio constrangida com o paralelo, mas a minha amiga nem notou e continuou a dissertar com o domínio habitual, sobre os porquês de tais diferenças.
O que vale é que eu tinha mais propostas na manga, e logo que pude referi a questão das canções do Festival. Ninguém gostara, e falou-se da Simone, que a minha irmã chegara a ouvir e detestara a sua voz moribunda, falando a seguir nas canções dos festivais de outrora, que até muitas das que não ganhavam ficavam no ouvido como a do Jorge Fernandes, “Umbadá”. A minha amiga confirmou sobre o festival: «- Não tem interesse nenhum o festival. Zero!», o que me fez estremecer, pelo cortante do tom, por muito que já estivesse habituada. Contei então que no sábado à noite vira parte de um programa de evocação da música francesa de outrora, na TV5, uma vez mais expressão de cultura, requinte, delicadeza profundidade de interpretação e de sentimentos expressos, de beleza na melodia e nos gestos, na transposição de canções antigas, que os novos cantavam, às vezes acompanhados pelos cantores ainda vivos, como Adamo, e Johnny Hallyday, autênticas paradas de arte e boa apresentação também pelos locutores.
Também tratámos de fofocas, desta vez sobre Alexandra Lencastre, que a minha amiga admira e a minha irmã acha provocadora, mas eu, que a ouvi há pouco numa entrevista, achei que ela se estava nas tintas para as opiniões, por ser bonita e atrair as homenagens masculinas, causa das suas atitudes desdenhosas, contrabalançadas por um extremo carinho com os deserdados.
-“A Alexandra Lencastre está a fazer um papelão numa telenovela em Angola, estão encantados com ela, não sei se foca os problemas do racismo e da lixeira a par da luxúria citadinas “ - defende a minha amiga que anda sempre a par das questões melindrosas.
Aproveitei a referência a Angola para lembrar, decididamente votada à cusquice, que a Isabel dos Santos não é nada espaventosa no vestir, e mansamente a minha amiga concluiu:
- “Ela não se dedica muito à aparência. Só quer é dinheiro e exposição.”
Mas a Elsa chegou, contou do seu mundo familiar, de surpresas sempre para nós, o Afonso com as notas máximas sem esforço, como já o fora na Suíça, a Diana iniciando a sua vida social em festas no Pavilhão Atlântico, sempre sob o controlo da mãe, compreensiva e exigente, Pavilhão que abarrotara de malta, provando que a vida por cá também borbulha, e sempre em festival.

Nenhum comentário: