quinta-feira, 14 de maio de 2015

Horror: naqueles tempos e nestes



Uma Revista Expresso, de 1 de Maio de 2015, plena de informação e crítica, a começar na “Pluma Caprichosa” de tanto saber e sabor, sobre os casos dramáticos da África e do ocidente asiático, entregues aos bichos, que é como quem diz aos peixes mediterrânicos, depois dos traficantes “negreiros” lhes terem marcado a rota e bebido o sangue do moderno auxílio humanitário contra a demais barbárie perpetrada entre os seus povos, com a conivência do mundo ocidental que, depois da liberdade que magnanimamente lhes concedeu – no caso africano - em vez de os amparar, semeando entre eles os instrumentos e a educação para o progresso, os abandona à selvajaria dos seus novos ditadores – não mais exploradores, como foram os primitivos colonizadores – aos quais fornecem as armas – e, nos casos de mais esplendor e cultura, a modernidade e o luxo asiático de cortar a respiração. E sempre em benefício próprio, a troco do “ouro negro” necessário à manutenção do seu poderio no mundo. Um cinismo efectivo nas relações do Ocidente ou do Norte, com esses povos - as ajudas humanitárias por um lado, o fornecimento de armas cauteloso, por outro – e, como resultado, as hordas de desgraçados em busca de sossego, milhares deles encontrando-o nos pélagos profundos do “mare nostrum”, para horror universal.
Outro texto de uma “literatura” sombria, porque eivada de preconceito antigovernamental, é o do comendador Marques Correia, uma cena de auto “vicentino”, com o Anjo Santana tentando proteger os dois governantes Passos e Portas, caídos de borco em devassidão etílica, humor destrutivo, de mensagem não superior à dos homens e mulheres que na “Opinião Pública” da Sic Notícias exprimem os seus saberes e as suas iras, industriados pelo verbo altissonante dos seus chefes do discurso unilateral.
“Atrás das Grades” fez-me ler  o texto sobre Carlos Cruz, as informações sobre a forma como ele passa os dias, sobretudo escrevendo e longe da filha, no impasse de ganhar a liberdade se reconhecer a culpa, sujeito a tratamento hospitalar, ou continuar preso. Como a não reconhece, ali se mantém, na sua prisão, quem sabe se em auto expiação cujo mérito aceita. A extraordinária vida de um homem inteligente, sardónico, talvez devasso, que nos habituámos a admirar, antes do “escândalo” que ensombrou este país, e a que seguiriam tantos mais de calibre vário!
E novamente os “Migrantes”, em reportagem de Cristina Pombo e Luís Barra, plenos de informações e de revolta piedosa.
E “Os últimos dias de Hitler”, de vastos dados sobre as monstruosidades vividas na altura.
 Retomo, a propósito, Vasco Pulido Valente, no Público, resumindo o tema (em efeméride de suicídio que não possibilitou a punição vingativa dos homens), no artigo “A morte de Hitler”, com a dimensão esclarecedora de sempre:

A morte de Hitler
3 de Maio de 2015

Hitler não morreu em Maio; morreu no dia 30 de Abril, antes da rendição. Não o mataram, ele próprio se matou com um tiro na cabeça e, para segurança, com uma cápsula de cianeto.
O último ano da guerra, quando o Reich já não tinha salvação, foi o ano da guerra em que mais pessoas morreram e foram expulsas mais pessoas dos sítios onde tinham nascido e vivido durante séculos. À volta de 5000 maiorais do nazismo também se mataram para escapar às mãos do exército aliado, que sabiam determinado a fazer alguma justiça. Os “notáveis” conseguiram escapar e uma dúzia acabou em Nuremberga, onde a julgaram e acabaram por enforcar. Entretanto, e para bem da humanidade inteira, desabava um mundo, que felizmente jamais será possível reconstituir.
Em 1943, em Kursk, os russos liquidaram a força e a organização da maioria dos corpos blindados de Hitler e começou a ofensiva aérea da América e da Inglaterra que iria destruir a aviação alemã (e não simplesmente, como hoje às vezes se alega, bombardear civis). No meio desta radical revolta, Hitler resolveu passar à ofensiva contra a opinião maciça do Estado-Maior. Não queria esperar passivamente a sua derrota e não lhe interessava poupar a Alemanha a mais sofrimentos. Já sem a mais ténue ligação com a realidade, desguarneceu a frente oriental para atacar Eisenhower e Montgomery no preciso ponto em que ganhara em 1940. Mas perdeu, e perdendo, desperdiçou também o resto do seu melhor armamento e o resto dos militares ainda capazes de lutar.
Daí em diante, a guerra passou a ser uma carnificina, em que a Hitler assassinou sistematicamente qualquer homem ou criança a que arranjou maneira de deitar a mão. Cercado em Berlim, no “bunker” da Chancelaria, não deixou por isso de dirigir exércitos que só existiam na sua imaginação e executar as personagens por quem ele se achava traído. Milhares morreram assim, dentro e fora dos campos de concentração, enquanto o Exército Vermelho entregava a Prússia Oriental e uma parte da Silésia aos polacos e a Checoslováquia expulsava os “sudetas” para a Alemanha: 11 milhões de alemães apareceram subitamente nas zonas de ocupação inglesa e americana. Deste apocalipse Hitler concluiu, num testamento sentimental e mentiroso, que a culpa era da conjuração judeu-bolchevique, que nunca existira, excepto como pretexto para ele matar 55 milhões de pessoas. A presunção de progresso e o primado da vida humana acabaram assim e, mesmo hoje, tremem a cada assalto.

Nenhum comentário: