sexta-feira, 24 de julho de 2015

As brincadeiras do Ricardo



Lembro-me sempre de “As Meninas Exemplares”, Camila e Madalena, com que a Condessa de Ségur ensinava as meninas e os meninos a serem bonzinhos,  sempre que sinto as frustrações naturais das mães quando os filhos – e os meus são quatro rapazes - se excediam – alguns ainda – em brincadeiras verbais que  provam que não leram o livro.  De facto, só a minha Paula é que julgo que o fez, embora alinhe facilmente com os irmãos no disparate, nos intervalos de bem-estar com que a vida nos vai amenizando as enxaquecas frequentes. Mas a anedota que o Ricardo me enviou recorda-me antes “Os desastres de Sofia”, que aliás era boa menininha, e bem intencionada. Por isso chamei ao texto do email enviado pelo Ricardo,  “As brincadeiras do Ricardo”, que creio que fará rir quem o ler, o que prova as suas excelentes intenções terapêuticas:

O Gago que vendia Bíblias
Um padre estava a distribuir Bíblias para as pessoas venderem e ajudarem as obras da igreja. De repente, chega um gago a oferecer os seus serviços:
– Pa… pa… padre, eu go… go… gosta… taria de aju… ju… da… dar a ve… ve…nder bi… bi… bíblias!
Comovido com a tentativa de colaborar, o padre deu umas bíblias ao gago.
No final da tarde, durante o acerto de contas, o padre ia perguntando aos colaboradores:
– Você, quanto vendeu?
– Vendi duas.
– E você?
– Vendi uma.
– E você, quantas vendeu? – perguntou ao gago.
– Eu ve… ve… ndi tu… tudo.
– Tudo?! – espantou-se o padre. Mas como?
– É si… simples: eu che… chegava pe… perto da… pessoa e pe… per… perguntava: «– O se… senhor va… vai com… comprar a bi… bíblia ou quer que… que eu leia?»



Nenhum comentário: