quinta-feira, 2 de julho de 2015

Gato escaldado



Diz-se que os portugueses são um povo desenrascado, mesmo ardiloso. Eu acho-o inteligente. E não só por tantas figuras gradas que ilustraram a sua língua, mas por muita acção específica com que, no embate das peripécias da sua história, já desde os tempos de Mumadona - ainda nem se falava deles - soube sempre dar a  resposta, nas várias conjunturas, de acordo com o seu entendimento. Até mesmo (e sobretudo!) nas colonizações - que Isabel Moreira, no último programa da Barca do Inferno esta semana, considerou patetamente (patetas nunca faltam também, na história que os portugueses traçaram, e com o domínio da fêmea, que as três protagonistas da Barca quiseram focar em auto homenagem de satisfação, o nome (/substantivo) comum de dois, ou adjectivo uniforme, tornou-se extensivo àquela, dantes mais discreta, apesar da padeira de Aljubarrota e da D. Leonor das Misericórdias) – Isabel Moreira, dizia, definiu, patetamente, - pateticamente, também - a nossa colonização antiga como “linhas” no horizonte, ao contrário das bojudas colonizações praticadas pelos outros povos mais adultos do que nós. Prova do nosso raquitismo mental e moral, que, evidentemente, também não falta, tais observações de trafulhice empenhada, das menininhas e dos menininhos que, porque absorveram algumas leituras dos apóstolos da bondade e do radicalismo unilaterais se acham detentores das verdades absolutas, míopes para as realidades integrais.
Mas o povo português é inteligente. A última demonstração disso - para além das muitas que revelam as capacidades de usarem dinheiros alheios em proveito próprio – é esta de, num tal 25 de Abril, a governação ter singrado pela era de uma democracia libertária, que era o que estava a dar na altura, que trouxe para a ribalta nomes como Álvaro Cunhal, Soares, Spínola, Otelo, Vasco Gonçalves, Pinheiro de Azevedo, e outras figuras da nossa história moderna agitada, substituta da “paz podre” da história antiga, e o povo português aceitou esfuziante a cambalhota na orientação dos seus destinos que aparentemente os elevava. Mas as figuras rodaram, no carrossel do tempo, e o que se viu foi que, esperto ou inteligente como é, e cada vez mais experiente, o povo português já não vai tanto atrás dos dizeres dos muitos proponentes aos comandos do rectângulo nacional - acrescido das excrescências de pontos minúsculos oceânicos), para utilizar a linguagem geométrica da doutora Isabel Moreira. É isso que justifica as sondagens decrescentes a respeito do PS. Apesar do mau governo dos actuais em campo - que Vasco Pulido Valente, todavia, despreza, no seu artigo de 21/6, em contradição com o idêntico desprezo pelo aventureirismo das promessas de António Costa:
Os portugueses, como o pobre país que são, preferem acima de tudo a segurança”, diz Pulido Valente. Pinheiro de Azevedo , controlador e castiço, ordenava: “O povo é sereno”. “Inteligente é o que ele é, resumo eu em homenagem, respigando, na História, analogias enaltecedoras.
O artigo de Vasco Pulido Valente (Público, 21/06/2015):

O que Portugal não precisa
Parece que houve uma grande surpresa com a sondagem da Universidade Católica sobre o voto nas próximas legislativas. Sem razão.
Os portugueses, como o pobre país que são, preferem acima de tudo a segurança. Os partidos do governo vieram à frente não porque tivessem governado bem (governaram mal) ou porque tivessem resolvido os problemas do défice e da dívida (não resolveram) ou porque tivessem atenuado a miséria que a crise provocou (não atenuaram). O que eles fizeram ao fim de quatro anos foi dar ao homem da rua um certo sentimento de rotina e de paz. Como dizia Saint-Simon, durante a desastrosa guerra da sucessão espanhola, acabou por ser simplesmente dar a um povo exausto de miséria e de convulsões uma pequena esperança de paz.
Com erros pelo meio, o governo conseguiu instalar os portugueses numa resignação triste, em si mesma absolutamente inaceitável, mas que, pelo menos, não punha dia a dia o mundo de pantanas. Claro que o melodrama do Syriza ajudou bastante a este regresso à ordem do antigo regime. A irrupção na cena europeia de uma dezena de putativos revolucionários, que se manifestavam tirando a gravata e pedindo aos gritos coisas que toda a gente lhes recusava e a que de qualquer maneira não podiam apresentar o mais vago direito, dividiu Portugal em milhares de causas (muitas manifestamente justas), sem criar um movimento colectivo com objectivos claros, mas pelo contrário levando a suspeita lógica e sensata de que a realidade estabelecia ao desejo limites firmes.
Depois da catástrofe por que passou, o país não quer ser sujeito a uma nova experiência de engenharia financeira ou social, que nada lhe garante que possa emendar (se correr mal) ou parar a tempo (se não lhe convier). A oposição jura pelos planos que nos pretende aplicar. Só que esses planos são vastos demais, pormenorizados demais, dependentes demais de factores que a oposição não controla: e Portugal, embora frustrado e pobre, não precisa de aventuras. O PS talvez consiga ainda alguma gravidade burguesa e juntar à volta de Costa um grupo de indivíduos com um verdadeiro currículo de eficácia e prudência. Como hoje se exibe, nem lhe falta tirar a gravata ou armar um espalhafato por essas televisões. Já se percebeu do que a casa gasta.

Nenhum comentário: