segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Via email, uma história curiosa



Assunto: Origem da palavra "BERA"

  Histórias de Lisboa

Significado da palavra "BERA": falso; mau; que tem boa aparência mas nenhum valor; que revela maldade, malevolência ou mau carácter.

 Origem da palavra "BERA": numa loja da Rua Garrett ao Chiado, no início do séc.XX, o vespertino "A Capital" dedicava, a 14 de Julho de 1916, página e meia não assinada a "O Chiado e ruas circunvizinhas”. Assim nos conta:
"O Chiado é a zona elegante por excelência. A rua do Ouro pode disputar-lhe a primazia na opulência comercial, na vida intensa dos negócios, na magnificência dos seus estabelecimentos, na riqueza das suas joalharias. Mas o centro da moda permanecerá sempre nessa formosíssima artéria em forma de rampa, que vem de lá de baixo, do antigo palácio Ouguella, até ao largo do Camões. Todos os grandes janotas alfacinhas passaram dois terços da sua vida no Chiado. Todos os estroinas da boémia doirada por ali andaram a cavar a sua ruína. O Chiado foi sempre para o High-Life de Lisboa o que Picadilly Street é para a alta roda londrina. Quem quer ditar a moda tem de empoleirar-se no Chiado, em sítio bem elegante e bem visível – a Marques, por exemplo”.
(...)"No Chiado existiram sempre alguns dos mais célebres estabelecimentos comerciais de Lisboa", faz notar A Capital. "Foi no Chiado que, na sua maior parte, se estabeleceram os comerciantes franceses que, aí por meados do século passado, vieram lançar em Lisboa os novos processos de comerciar e que, servindo de tronco a várias gerações, formaram como que dinastias que ainda hoje existem e que são comerciantes, na sua quase totalidade, como aqueles que as fundaram".

E agora sim, a verdadeira história da origem da palavra BERA:
"Foram ali dar os célebres brilhantes Bera, que deslumbraram o alfacinha, arrancando-lhe o dinheiro à farta e seduzindo-o com o brilho fulgurante das suas falsas pedrarias e das suas jóias de latão. Os brilhantes Bera foram, inegavelmente, uma das mais estranhas loucuras da Lisboa no nosso tempo".

A história dos brilhantes Bera parece então ser a seguinte: nos números 2 a 6 da Rua Garrett apareceu por volta de 1900 um estabelecimento de artigos de origem americana. Pertencia à "Bera Scientific Diamond Palace" e, no espaço sumptuosamente montado, exibiam-se jóias falsas, mas de acabamento elaborado. "Mais reais que as jóias reais", era o seu lema. O êxito foi tremendo, mas o termo "bera" ficou até hoje enraizado no nosso vocabulário informal, para qualificar negativamente algo ou alguém.»

Nenhum comentário: