domingo, 18 de abril de 2010

As facúndias da nossa desistência

A minha amiga chamou-me a atenção para um disparate que escrevi quando escrevi sobre o Figo, que não tinha necessariamente que se justificar mais, a respeito do Taguspark da sua competência, nem por escrito nem oralmente, já que foi ilibado das acusações de corrupção que pendiam sobre si. Quem poderá justificar-se por escrito das pendentes sobre si próprio é só o nosso Sócrates, que até pode entregar o seu caso a um Platão moderno que lhe gravará a doutrina. Ponto final, pois, os assuntos estão arrumados.
Do que hoje se falou no café matinal foi mais do debate na Assembleia de ontem ou de anteontem, em que se continuou a atacar e a contra-atacar sem nunca haver justificação que prestasse, que o nosso PM está contente com o seu PEC que lixa sobretudo o povoléu que somos, com o seu Freeport ilibado, com a sua Constituição contra a reforma dela proposta pelo Passos Coelho, com o encerramento das suas escutas, com o aumento dos combustíveis na sua Nação, com os vencimentos ou prémios fabulosos dos Mexias da praça, consigo próprio, que se defende sempre do mesmo modo – nunca respondendo cabalmente às questões postas e preferindo enveredar pelo caminho da queixa vibrante e da ironia feroz, cego, surdo e mudo a acusações mais ou menos justas – e com isso tudo obtendo vantagens inefáveis do seu povo inominável que promete elegê-lo, segundo as sondagens que são indicadas na precisa altura destes debatezinhos onde nunca se decide nada no meio da facúndia falaz, ferina e fuliginosa.
E aqui andamos nós nestes debates quinzenais, volumosos no som, mas os desempregados não se queixam, nem o povoléu sempre lesado que somos, porque as sondagens dizem que ele é o maior, é o nosso herói e ele sabe-o bem, única pessoa realmente livre de avançar pelos caminhos do seu entendimento, qualquer que ele seja.
E afinal nós ambas até achamos bem, pois tanto faz um como outro a governar, que o povo nem sequer deixa governar, com tanta greve ruinosa, ninguém se preocupa muito com o que vai por aí de estragos na ordem, e se vier outro PM será o mesmo, que o povo é quem mais ordena, e se lhe der para destruir a Nação, até a destrói sem pejo, a coberto da decência e da justiça, na boca dos deputados opositores, sobretudo os da esquerda que vão manipulando como lhes apetece e o povo obedece como lhe convém, um pouco à maneira da educação escolar suicidária e genocida organizada pelos talibans junto dos seus adolescentes.
Enfim, não há motivo sequer para atacarmos tanto a nossa irregular governação. As irregularidades processam-se no mundo inteiro, só que nós conseguimos ser ainda mais disparatados do que todos os mais, pois até nos sujeitamos a que um presidente de um qualquer país europeu lance alfinetadas sobre o nosso país no meio do mutismo ou dos sorrisos amarelos da nossa cobardia.
Na realidade, recebi um extenso email de que extraio alguns parágrafos, segundo tradução da fonte citada:
http://www.lepoint.fr/actualites-economie/2009-05-19/revelations-les-retraites-en-or-des-hauts-fonctionnaires-europeens/916/0/344867:

Foi aprovada a aposentadoria aos 50 anos com 9.000 euros por mês para os funcionários da EU!!!. Este ano, 340 agentes partem para a reforma antecipada aos 50 anos com uma pensão de 9.000 euros por mês.”

“Você e eu estamos a trabalhar ou trabalhámos para uma pensão de miséria, enquanto que aqueles que votam as leis se atribuem presentes de ouro. A diferença tornou-se muito grande entre o povo e os "Deuses do Olimpo!"

“Não há dúvida de que os tecnocratas europeus continuam a gozar à nossa custa e com total impunidade, essas pensões. Nós temos que levá-los a colocar os pés na terra.....”

E os governantes, legisladores, e tutti quanti, até são capazes, no mundo inteiro, de se apodarem de humanistas!
Têm razão, que a humanidade polariza-se em torno deles próprios, únicos humanos a preservar, pois que identificados com os “Deuses do Olimpo”, segundo o texto.
Até o nosso Gama, se conseguiu a sua proeza pelos anos 1498, a deveu a consílios dos deuses - olímpicos e marinhos.
Não somos superiores ao Gama, temos que nos sujeitar. Mesmo neste ano da graça, de 2010, de consílios mais poderosos ainda, já que de humanos deuses se trata.

Nenhum comentário: