segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Não são histórias da carochinha


Mas lêem-se com idêntico fôlego, embora sem idêntico encanto. Crise dos tempos.

Sem emenda - Deutschland
António Barreto
OBSERVADOR, 6 DE AGOSTO DE 2017  -  Sem Emenda -  

A Autoeuropa é, em Portugal, o primeiro exportador e o mais importante investimento industrial. Está em curso uma negociação difícil entre a Volkswagen e os seus trabalhadores, a fim de garantir a produção de um novo modelo, o que trará muito emprego e mais exportações. A Comissão de Trabalhadores chegou a um acordo com a administração alemã. Os sindicatos comunistas estão contra o acordo, contra a empresa e contra a Comissão de Trabalhadores que não controlam. Os sindicatos venceram uma votação. A Comissão demitiu-se, não se sabe se a pensar numa reeleição. O assunto merece atenção. Na verdade, tudo deve ser feito, com dignidade e equilíbrio, a fim manter e desenvolver a Autoeuropa.
No entanto, como disse Wolfgang Münchau, no DN, esta semana, a VW e a indústria automóvel alemã estão em perda de importância. A responsável por essa destruição não foi a concorrência que os alemães tão bem souberam derrotar durante décadas. Nem sequer foram os acordos ilegais e secretos entre construtores (VW, BMW, Mercedes, Audi…). Foi a trafulhice que os dirigentes da Volkswagen praticaram durante anos: uma das maiores falsificações da história da indústria!
A Alemanha, actualmente, não é de confiança. Foi, mas já não é. A impressão que tínhamos de uma Alemanha séria, de boas contas, trabalhadora e rigorosa desvanece-se gradualmente. Um dos valores da Alemanha no mundo, a qualidade dos seus produtos, ficou danificado. A sua superioridade perante os concorrentes está comprometida. Vão ser necessárias décadas para recuperar uma reputação perdida.
A primeira mácula contemporânea na reputação alemã foi a história de doações financeiras aos políticos e aos partidos nos tempos de Helmut Kohl. Os processos não foram concluídos, nunca se apurou a verdade e poucos foram punidos.
Depois, a manipulação das taxas da Euribor foi episódio desastrado para a reputação alemã. O assunto provocou desgaste nos meios financeiros e deixou muita gente em posição desconfortável, mas as autoridades alemãs e europeias fizeram o necessário para não levar as coisas até às últimas consequências.
A honestidade alemã foi ainda abalada pelos negócios dos submarinos, pelo menos com Portugal e Israel. Já hoje há evidência suficiente, incluindo judicial, para sabermos que não se trata apenas de boato. Para vender os submarinos, a Alemanha, com conhecimento oficial e participação privada, fez o que podia e não devia para corromper Estados, políticos e militares.
A seriedade e o rigor da indústria alemã foram destroçados com as fraudes automóveis da Volkswagen destinadas a enganar os clientes e as autoridades ambientais do mundo inteiro. Não foi acidente nem invenção fortuita de técnico atrevido: foi uma actuação premeditada e minuciosa destinada a defraudar toda a gente! Os fabricantes de automóveis destruíram a reputação e o prestígio alemães. As autoridades colaboraram e tentaram diminuir os custos, sem o conseguir. Aos países poderosos os fabricantes pagam milhões de indemnizações e multas. Nos Estados Unidos, pagaram 25.000 milhões de dólares e retomaram 500.000 veículos. Aos fracos e devedores (Portugal, por exemplo), os fabricantes limitam-se a reparar o “software”…
A Alemanha soube fazer com que os Europeus pagassem grande parte dos custos da sua unificação. A Alemanha comunista foi admitida na União Europeia, sem aprovação pela União Europeia: foi assim porque foi assim, porque a Alemanha quis e a França deixou. A conversão do Deutsche mark comunista em Deutsche mark federal fez-se em termos paritários, o que foi em grande parte financiado pelos europeus, excluídos da decisão. Gostemos ou não, estes gestos foram políticos, revelaram força e influência, não foram feitos por meios ilegais. Agora, a Alemanha está a dar cabo de si própria!


Volkswagen, com sua sombra, no asfalto de Brasília, em 1971 – Eram os anos da brasa da ditadura militar (que tinha começado em 1964). Brasília, mandada construir por Kubistchek, em 1956, ainda em democracia e inaugurada pelo mesmo em 1960, encontrava-se na sua primeira fase de desenvolvimento. Mas já os carochas abundavam pelas estradas e pelas cidades brasileiras. Iniciada no final dos anos 1950, a VW Brasil é uma das maiores subsidiárias daquela marca fora da Alemanha. Como em todos os outros países, a Volkswagen convive bem com qualquer regime político, democrático ou não. Começou as suas actividades ainda com Hitler no poder. É actualmente o primeiro produtor de automóveis do mundo e o maior de Portugal. O “carocha” é o quarto carro mais vendido de sempre. E o Golf o terceiro. E era, até há pouco, uma das marcas mais prestigiadas. O que parece estar a esboroar-se rapidamente. Por 

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