domingo, 30 de março de 2014

Um requiem de muito carinho



A minha neta Catarina telefonou-me, a censurar-me por não ter feito referência ao aniversário da minha Mãe, que passou no dia 27. Não escrevi, mas vivi a mesma saudade que ela expressa na sua “elegia”, que colocou  no facebook e me mandou agora. A Catarina é uma moça boa e alegre que mantém a mesma ingenuidade – cheia de força, que lhe vem, talvez, da bisavó – ingenuidade que lhe ditou um desabafo que é o seu próprio retrato, de menina crescendo no seu mundo de carinho e alegria, por vezes orvalhada de desesperos. Como este, sobre a falta que lhe faz a si, uma pessoa que tanto nos marcou a todos os que convivemos mais intimamente com esse “portento” que foi a minha Mãe.
Obrigada, Catarina, creio que sim, que a minha Mãe te protegerá, como a todos nós, lá do lugar onde se encontra – porque estará sempre dentro de nós. Como a ti, também as lágrimas me escorrem muitas vezes pela cara. De saudade.






«Já vão alguns meses deste que tu nos deixaste, mas hoje os 107 aninhos são feitos no céu! Bisavozinha, ontem à noite por volta da 00:20, estavas brilhante, minha estrelinha. Tenho muitas saudades tuas e lembro-me de ti todos os dias. Gostava de te dar beijinhos, abracinhos, festinhas e de ter as conversas que tínhamos, outra vez. Gosto muito de ti...
Tenho saudades das tuas festinhas na minha cara e dos teus beijinhos cheios de ternura.
Tenho saudades daquelas tuas "saídas" de que de vez em quando me lembro: - "olha o teu freixelo"; "podes-me dar beijinhos se não tiveres nojo de mim" e eu respondi-te:-" ainda te dou mais"; -"és a minha carochinha!". Saudades!!!! Não tenho palavras. Recordo-me de ti com muitas saudades e as lágrimas correm-me pela cara.
Espero que nos estejas a proteger a todos na tua nova morada.
Gosto muito de ti e vais ser para sempre a minha estrelinha.

Aqui está o texto que escrevi sobre a avó...
Beijinhos»

Nenhum comentário: