sábado, 18 de abril de 2009

Tricas

Mário Soares está incomodado com a possível eleição de Durão Barroso para o alto cargo de comissário europeu, que tanto nos honra e favorece Barroso, ainda por cima com o apoio do partido socialista, orgulhoso e patriota, como José Sócrates se farta de frisar.
Mário Soares, zangado por causa da vergonhosa recepção anfitriã, nas Lajes, de Barroso aos leaders Felipe Gonzáles, Blair e Bush, por alturas da invasão no Iraque, bem criminosa na sua tentativa de destruir um povo inocente a respeito de armas nucleares, Mário Soares, indignado, acha que não se trata de patriotismo, como refere Sócrates, mas de um nacionalismo de baixo calibre esse tal do apoio a Barroso. Com tão subtil diferença sinonímica, Mário Soares deve estar a referir-se ao amor exagerado e desvirtuante que em tempos Hitler também demonstrou pela sua nação e tão maus resultados provocou mundialmente, embora ele não deva imaginar que o nosso Sócrates vá por aí impor-se com a mesma dimensão nacionalista, belicista e conquistadora, do facinoroso Hitler.
Há quem diga que Mário Soares devia estar calado, visto que o seu tempo de reivindicar louros já lá vai – louros patrióticos ou nacionalistas, tanto faz, mas há quem neles veja apenas individualismo e mesmo um narcisismo retórico, nele incrustado de longa data.
Porque se Durão Barroso tem discursos anémicos como comissário europeu, protocolares e pouco mais, porta-voz sem poder de decisão, Mário Soares também os tinha assim anémicos, quase só centrados na conquista das liberdades democráticas que nos faltavam, pois em confronto ideológico com alguns portugueses desse tempo, ou estrangeiros como Felipe Gonzáles, ele ficava a perder no debate, bem mais artilhado de conhecimentos específicos, do ministro espanhol ou qualquer outro.
De resto, nem se percebe tanta crítica assim a Durão Barroso como apoiante belicista de Bush, esquecido Mário Soares de quanto o seu anti-belicismo semeara, no seu tempo, apenas dor e ruína, descontada a retórica libertária.

Nenhum comentário: