segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Manipulações

Ouvi ontem, no “Eixo do Mal”, a discussão sobre a manipulação dos media pelo Governo. Ouvi os protestos dos que se afirmam isentos, dos que se acham eles próprios livres, dos que não aceitam que haja manipulação do PS, e não acreditei no que disseram.
Desde o 25 de Abril que há, de facto, manipulação de opinião. Sei-o por experiência própria porque tive a ingenuidade de acreditar que ideias opostas à tal de “democracia”, já bem badalada na altura, era de facto um facto, e até tentei alinhar em opiniões divergentes daquelas que significavam a destruição da pátria de então.
Foi-me imposto silêncio, contrariamente ao ideal democrático, no “Notícias” de Lourenço Marques, passei a escrever com afinco, depois de falar com o dono da Livraria Folques para que me publicasse “Pedras de Sal”. Renitente embora – o medo já estava instalado – acabou por o editar. Foi o único livro em que não desembolsei do meu dinheiro, exceptuando um estudo sobre “Os Maias”, que a “Plátano” publicou cá, mas graças ao empenhamento dum amigo.
A ânsia patriótica e a angústia do descalabro encontraram apoio, e as minhas “Pedras de Sal” puderam sair. Estou convencida de que o dono da Folques chegou a reembolsar-se da despesa feita com o meu pequeno livro, pois eu própria lhe comprei os vinte exemplares que trouxe para cá, e tive a grata emoção de ouvir uma colega de pé no seu carro descapotável, com a família, gritar-me - no ajuntamento junto ao Rádio Clube, em 8 de Setembro, que as tropas portuguesas de lá tinham ocupado para o defender das outras tropas mancomunadas com os terroristas, ajuntamento de milhares de pessoas, onde fui com a família, levar os restos da festa dos catorze anos de uma filha, e defender o Rádio Clube com a nossa presença – tive o espanto de ouvir a colega gritar-me que também deviam a mim aquela “festa”. Fora, pois, uma das que comprara o livro, outros talvez o fizessem também, para satisfação minha que não gostaria de dever ou prejudicar ninguém, e sobretudo o Sr. Folques, que foi um “bom companheiro”.
Aqui, continuei a escrever, a livraria Santelmo gabou-me o livro – "Cravos Roxos – Croniquetas verde-rubras" - mas tive que pagar a edição. Ninguém, neste país, ousaria publicar textos marcadamente reaccionários. Todavia, recebi, salvo erro no ano seguinte à publicação, nos anos 80, o pedido para enviar uma meia dúzia de "Cravos Roxos" a um júri dum concurso literário, o que fiz de bom grado. Mas prémio não tive, nem cheguei a saber quem me fez a proposta. Muito mais tarde, quase no fim do século, veio à baila o meu “Anuário – Memórias Soltas”, sem reflexos positivos, mas sem castigos também, a não ser o da falta de reembolso.
Como diria o Solnado, “esta é a história da minha vida...”, e uso-a para explicitar que houve sempre, neste arremedo de democracia, manipulação ideológica. Na imprensa, na rádio, na televisão.
Mas o PS mantém-se há muito no comando e, mesmo que se ataque o PS – muitos o fazem - o facto é que ninguém pode utilizar uma linguagem que lembre o passado. A não ser no “Portugalclub”, que até aceita todo o tipo de opiniões.
Vivemos actualmente uma época de falcatrua, não só as opiniões são manietadas, mas os dinheiros são manipulados e não convém avançar muito nas pesquisas. A TVI fazia-o, e a TVI desfez-se de pessoas incómodas. As falcatruas continuam singrando, a própria Justiça não funciona nem com a presteza devida, nem com a integridade que se pede, arrastados os casos infinitamente, caladas ou desfeiteadas as pessoas que se lembrem de aclarar as questões. Mas já não se fala de pátria, sensíveis ao povo, e isso todos o são. Para encobrir as sensibilidades mais de interesse pessoal.
E as pessoas que afirmam que são consciências incólumes e livres não falam verdade. Porque quando se apoia tão significativamente a figura do destruidor maior da nação, como o faz a figura feminina do Eixo do Mal - Clara Ferreira Alves - que troça do seu Presidente porque este não tem a sua cultura, mas que apoia Mário Soares a quem não quer reconhecer a mediocridade de um discurso de anedotário, para além do pormenor, para a maioria, aliás, insignificante, de ter sido vendilhão da pátria, essa pessoa não está a ser tão escrupulosamente isenta, mau grado algumas das suas opiniões que parecem de uma pessoa esclarecida, humana e justa.
Mas os espezinhadores da pátria nunca são pessoas justas.

Nenhum comentário: