quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sopas


A primeira vez que a minha amiga me apelidou de “Esopa”, abespinhei-me, por ter entendido “É sopa” e não gosto que me chamem nomes que sugiram materialidade, mesmo mole. Até pensei que tivesse tido algum contacto telepático, ou mesmo mediúnico, com o sr. Casimiro Rodrigues que também acha que as minhas traduções de fábulas são sopa não suficientemente vitaminada para o seu jornal, do tipo canja para doentes. Mas a minha amiga desfez o engano, justificou cabalmente a alergia do sr. Casimiro à vitamina F - de Fábula, no sentido de patranha - e não a que combate um ror de maleitas, segundo informa o respectivo site da Internet. E passo a citar:

Benefícios:
«- Previne o depósito de colesterol nas artérias.
- Contribui para a saúde da pele e dos cabelos.
- Protege contra os efeitos danosos dos raios X.
- Favorece o crescimento e o bem-estar, influindo sobre a atividade glandular e colocando o cálcio à disposição das células.
- Combate enfermidades cardíacas.
- Ajuda na redução de peso, queimando as gorduras saturadas.

Doenças causadas pela deficiência
- Eczema
-Acne

Fontes Naturais
-Óleos vegetais de amendoim, de germe de trigo, de linhaça, de girassol, de açafrão e de soja
- Amendoim
- Semente de girassol
- Noz-pecã
- Amêndoa
- Abacate

Recomendações
- Para melhor absorção da vitamina F, tome vitamina E juntamente com ela na hora das refeições.
- Se você consome grandes quantidades de carboidratos, necessita de mais vitamina F.
- Se a sua taxa de colesterol está alta, tome quantidades adequadas de vitamina F.
- Embora a maior parte das frutas secas seja excelente fonte de ácidos graxos insaturados, a castanha-do-pará e de caju não são.
- Fique alerta com as dietas que utilizam grandes quantidades de gorduras saturadas.»

A Internet é, de facto, uma fonte de saber, concordou a minha amiga que, todavia, estava mais preocupada com o assim vai o mundo português:
- Olhe lá, e o que é que se anda a dizer do Cavaquinho? Que vai perder por causa dos gays. Só vi que estão a cortar nele, porque apesar da sua dor de alma, votou pró matrimónio. Não viu que o da Igreja censurou?
Creio que se referia ao bispo da Guarda, de apelido Felício, julgo que sem antífrase.
– Ai, mas também se não for ele, quem é?
Referia-se à presidência da República. Mas eu esclareci, felice com o meu saber:
- Eles bem queriam o Bagão Félix - não o cabo Gardafui, “infelice” por antífrase, segundo Camões, que se viu grego por lá. - Mas o Félix não alinha, que não é de antífrases.
A seguir, foi a notícia do encerramento de centenas de escolas:
- Mas esta notícia das escolas é tão alarmante! As escolas fechadas! Aquilo é falta de crianças. Este país fica aberto com os emigrantes. Senão, fecha. Se se fala em filhos, dizem: “Como é que eu vou ter outro filho?” Mesmo os ricos. O Mourinho, o homem mais importante do mundo - já está acima de Jesus...
Escandalizo-me com a heresia, mas a minha amiga prossegue:
- No mundo inteiro, ninguém ganha mais do que ele... só tem dois filhos. Agora só espero que ele faça uma fundação na terra dele, que é Setúbal, p’ràs criancinhas. Mas as escolas fechadas! A escola junto ao Pingo Doce de S. João, moderníssima, tudo do bom e do melhor, inaugurada com pompa e circunstância, meteu ministros... Pois tem meia dúzia de crianças, a maioria africanas. Vê-se nos intervalos. Será que fecha? São meia dúzia, as crianças.
- Pois! Os critérios de encerramento apontam para menos de vinte.
- Leia-me isto!
A minha amiga procura um panfleto na mala e entrega-mo com determinação. Chama-se “A Vida num pacífico Mundo Novo”.
- Eles acreditam. São Jeovás. Quando nos encontram na rua, vêm com isto na mão: “Acredita que vamos ter um mundo melhor?” E eu respondi à senhora: “Não parece”. Mas leia isto. Também quero saber a sua opinião, porque eu sou muito “atua”.
Docilmente guardei o panfleto que estou lendo. Promete um novo Éden na Terra, com muita amizade entre todos. Mas só desde que obedeçam a uns requisitos. Cita as fontes bíblicas, do Génesis, Salmos, Profetas, Evangelhos, Apocalipse, um chorrilho de informações. Mas é necessário ser obediente a Deus, sem o que, não há Éden para ninguém.
Depois de ler, tornei-me “atua” como a minha amiga. Foi canja.
Foi esta a nossa “Sopa” de hoje, “Soap” para os mais requintados nas lavagens.

Nenhum comentário: