sábado, 26 de junho de 2010

Sozinho em casa

Hoje falámos em tom de muita comiseração do nosso PM que se queixou de que às vezes se sente muito só, a puxar pelo país, único a puxar, a puxar, e o país em vez de se deixar ir na puxação, põe-se a resistir com um arreganho que é uma dor de alma e de cabeça para o nosso PM, pois além da solidão ainda tem de gastar o vencimento que aufere em ben-urons de 1 g, os de 500 mg sendo insuficientes, a menos que tome dois – um para a cabeça e outro para a solidão.
Este alvitre foi da minha amiga, pois as minhas dores de cabeça não se amenizam sequer com o ben-uron de 1 g, e por isso tomo jabasulide, que ameniza todas as dores, e faz as vezes do nimed, que é para gente de posses.
E assim nos compadecemos do nosso PM, embora estranhássemos a afirmação acerca da sua solidão cuja responsabilidade, apesar de tudo, nos custou a engolir, porque vemos o seu staff a rodeá-lo com imensa amizade e arreganho, e concluímos que o staff é que lhe criou o invólucro da solidão, não o deixando ir defender-se das acusações maledicentes, respondendo eles por ele, em maternal protecção susceptível muitas vezes de criar traumas irreparáveis, que até podem conduzir mesmo ao autismo.
Eu lembrei ainda a muita amizade actual com o Dr. Mário Soares, que toda a gente adula agora, mesmo o nosso PM, e por isso menos compreendendo a solidão que diz que sente.
E a minha amiga, que se admirou muito dos puxões do nosso PM, e que, como pessoa prendada, tem uns laivos de costura, entende que as puxadelas costumam fazer as roupas esgarçar-se, às vezes mesmo sem mais conserto, e, preocupada, aventou a hipótese de também termos culpa das esgarçaduras do país, por resistirmos às puxações do nosso PM.
Então eu, que não aceito facilmente acusações quando me sinto inocente, falei no conhecido filme norte-americano de Chris Columbus – “Sozinho em Casa” – onde o rapazinho Kevin, involuntariamente abandonado pela família viageira, governa a casa sozinho fazendo frente aos bandidos, com enorme engenho e perícia, embora com grandes estragos na casa.
É o que tem feito o nosso PM, fazendo frente aos bandidos, que somos nós, a puxar e a fazer-nos tropeçar e a pôr-nos aos tombos, a esgarçar o país nas costuras, a reduzir-nos a frangalhos. Tanta é a sua solidão na casa abandonada, que ele vai reduzindo com muita perícia ao caos.

Nenhum comentário: