História, 8º Ano
Manual: MISSÂO-HISTÓRIA
Tema 7: O arranque da Revolução industrial e o triunfo
dos regimes liberais conservadores
7-2- Como nasceram os
Estados Unidos da América
A) INTRODUÇÃO
As revoluções - Americana,
Francesa e Portuguesa - inserem-se no tema geral do Desenvolvimento
Económico dos países, trazido pela Revolução Industrial e pelo desenvolvimento
das ideias liberais do Iluminismo, que não aceitavam as desigualdades sociais e
começaram a pôr em causa os governos absolutistas do Antigo Regime.
B) DESENVOLVIMENTO
I - A criação dos EUA
- Os Ingleses iniciaram em
meados do século XVII a sua emigração para a América do Norte, motivados por
razões económicas, políticas ou religiosas.
- Aí
fundaram treze colónias, mantendo com a Inglaterra relações de
cooperação , já que tinham a mesma língua e seguiam as mesmas leis e religião.
- Mas
as ideias trazidas pelo Iluminismo - liberdade, igualdade, bem-estar
- além do desenvolvimento económico que se começava a sentir nessas
colónias, começaram a pôr em causa a supremacia da Inglaterra nas terras
americanas.
- Uma
burguesia rica e trabalhadora americana começou a repudiar as imposições
inglesas de eles fazerem comércio apenas com a Inglaterra e de pagarem impostos
àquele país, exigidos pelo Parlamento inglês.
II - A independência e a formação dos EUA
Surgiram conflitos com a Inglaterra:
- Em
1773, em Boston, a revolta “Boston Tea Party” (v. documento) foi
dominada pelas tropas inglesas, mas o desejo de independência americana
aumentou.
- Em
1775 foi criado pelos representantes das 13 colónias (V. documento) um exército
liderado por George Washington.
- Em
1776, o Congresso dos representantes das 13 colónias, aprovou, em Filadélfia a Declaração
de Independência dos EUA (V. documento).
- Começou a guerra com a Inglaterra:
- Os americanos, comandados por George
Washington, receberam o apoio da França, da Espanha e da Holanda,
que enviaram soldados, armas e abastecimentos.
- A guerra terminou em 1783, com o
reconhecimento, pela Inglaterra, da independência dos EUA.
- Em 1787, foi aprovada a Constituição
que criou a República Federal
dos EUA (V. documento).
- Os Estados eram autónomos, mas respeitavam
o governo central que decidia em questões comuns, como a defesa.
- A
Constituição de 1787 foi a primeira
aplicação prática das ideias políticas do Iluminismo: A divisão de
poderes e a escolha dos representantes do poder pelo voto.
C) CONCLUSÃO
1 - A Revolução Francesa foi uma das consequências
da Revolução Americana, bem como outros acontecimentos que seguiam iguais
doutrinas liberais - a revolução liberal portuguesa e a independência
do Brasil.
2- Os Estados Unidos hoje: Os Estados Unidos da América, ou simplesmente Estados
Unidos, são uma república constitucional federal composta por 50 Estados
e um distrito federal. Capital: Washington. Presidente: Donald
Trump. População: 318,9 milhões de habitantes. (Internet)
Os Documentos da pág144
1º O desejo de
independência
Boston Tea Party
(1773):
Após a aprovação pelos Ingleses, de mais um
imposto, sobre o açúcar, o papel selado e o chá, alguns colonos, disfarçados de
índios, lançaram ao mar um carregamento de chá dos navios ingleses, no porto de
Boston.
2º- Mapa com as
13 colónias fundadoras dos EUA, em 1776:
Colónias do Norte ou Nova Inglaterra:
MASSACHUSETTS, NEW
HAMPSHIRE, RHODE ISLAND, CONNETICUT;
Colónias Centrais:
NOVA IORQUE, NOVA
JERSEY, PENSILVÂNIA, DELAWARE;
Colónias do Sul: VIRGÍNIA,
CAROLINA DO NORTE, CAROLINA DO SUL, GEÓRGIA;
TERRITÓRIOS DO OESTE
Outras possessões inglesas na América do Norte: CANADÁ.
Possessões espanholas: FLORIDA
Territórios Franceses entregues à Espanha após 1763,(fim da “Guerra dos Sete Anos”): LUISIANA
3º: A primeira bandeira dos EUA:
De inícios do século XIX, tem representadas 13 barras
e 13 estrelas, uma por cada barra.
(A bandeira estadunidense, hoje, (Texto
da Internet): A Bandeira
dos Estados Unidos consiste em 13 faixas horizontais, sendo 7 faixas
na cor vermelhas e 6 na cor branca. Num retângulo azul no canto superior
esquerdo aparecem 50 estrelas brancas, cada uma simbolizando um Estado do país.
4º: Do Texto oficial da “Declaração de Independência
dos EUA”, 4 de Julho de 1776
«Quando…se torne necessário a um Povo romper os
laços políticos que o ligam a outro (…) obriga-o a declarar as causas que o
levaram, a essa separação. Consideramos essas verdades evidentes por si mesmas:
todos os Homens nascem iguais; o seu Criador dotou-os de certos direitos
inalienáveis, entre os quais a Vida, a Liberdade e a busca
da Felicidade; para garantir esses direitos os Homens instituem
entre si Governos, cujo justo poder emana do consentimento dos
governados; se um Governo não reconhecer esses objectivos, o Povo tem o
direito de modificá-lo, aboli-lo e estabelecer um novo Governo assente naqueles
objectivos de modo a garantir a sua segurança e a sua felicidade.
Em consequência, nós, representantes dos
Estados Unidos da América, reunidos em Congresso Geral, declaramos
estas Colónias Unidas como Estados livres e independentes.
5ª- A Constituição Americana (Constituição dos EUA, 1787)
Artigo I - Todos os poderes legislativos concedidos pela presente
lei serão confiados ao Congresso dos Estados Unidos que será composto de
um Senado e de uma Câmara dos Representantes (…)
Artigo II - O poder executivo é concedido a um Presidente dos Estados Unidos
da América. Ele ficará em funções durante um período de quatro anos, e será
eleito ao mesmo tempo que o Vice-Presidente, escolhido pelo mesmo período de
tempo. (…)
Artigo III - O poder judicial dos EUA será confiado a um Tribunal Supremo e aos
tribunais inferiores que o Congresso julgue necessário criar e estabelecer.
7.3- A REVOLUÇÂO FRANCESA E O INÍCIO DA ÉPOCA
CONTEMPORÂNEA
A - Antecedentes da Revolução Francesa
1- A França, na segunda metade do século XVIII, tinha todas as
características de um Estado do antigo Regime:
a) Sociedade
marcada por grandes desigualdades:
- O clero e a nobreza (2% da
população) possuíam cerca de metade das propriedades, detinham
os cargos mais importantes e não pagavam impostos.
… - O Terceiro Estado vivia sobrecarregado de
impostos pagos ao Rei, aos senhores das terras e à Igreja.
Também a alta burguesia , cujos elementos eram muitas vezes cultos e
influentes, se queixava de não poder ocupar os cargos mais importantes.
b) Foi
sobretudo essa alta burguesia letrada que contestou a ordem estabelecida
e começou a lutar pelos ideais iluministas de liberdade e igualdade,
tomando a Revolução Americana como exemplo.
c) Os gastos
com as guerras (participação na guerra da independência americana)
e os luxos da corte e do rei juntamente com os maus anos agrícolas,
arruinaram os cofres do Estado e aumentaram a dívida do reino.
d) A política
francesa era marcada pelo poder absoluto e centralizado do rei, que
não se mostrava capaz de resolver a forte crise económica.
B - O eclodir da Revolução
1- Para solucionar
a crise económica, o Estado quis cobrar impostos aos grupos privilegiados, que
não concordaram.
2- O rei convocou
os Estados Gerais (Assembleia com os representantes do Clero,
Nobreza e Terceiro Estado):
- O Terceiro Estado recusou a forma de
votação tradicional - cada ordem um voto - e defendeu a votação
por cabeça, proposta que foi recusada pelas classes privilegiadas.
-
Nesse impasse, os representantes do Terceiro Estado, alegando
representarem a maioria da população francesa, formaram a Assembleia
Nacional com o objectivo de elaborar uma Constituição.
-. Sem alternativa, o Rei impôs a reunião de
todos os grupos sociais, formando a Assembleia
Nacional Constituinte. Mandou, em
seguida, avançar tropas para cercarem Paris.
- O povo, em resposta, saiu à rua e tomou
a prisão da Bastilha., onde eram detidos os opositores ao regime. Este
acto simbólico marcou o início da Revolução Francesa, 14 de Julho de 1789
C)Etapas da Revolução Francesa
1- A
Monarquia Constitucional: a aplicação das ideias iluministas
a) A Assembleia
Nacional Constituinte, reunida entre Agosto de 1789 e setembro de 1891,
comprometeu-se a dotar a França de uma Constituição que defendesse os direitos e os princípios que
motivaram a revolução: igualdade e liberdade.
b) Para pôr
em prática estas ideias aprovou muitas leis, das quais se destacam a abolição
dos direitos feudais e da dízima que era paga ao clero.
c) Foi
também aprovada a Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão
onde foram defendidos os princípios da liberdade, igualdade
de todos perante a lei, o direito à propriedade privada, entre
outros. (Artigo 3º: A liberdade consiste em poder
fazer tudo o que não prejudique outrem)
d) Em 1791
foi aprovada a primeira Constituição
Francesa, adoptando-se assim, o regime da Monarquia Constitucional no qual havia uma clara separação de poderes:
O rei detinha o poder executivo, o poder legislativo
era exercido por uma assembleia de deputados eleitos e o poder
judicial era entregue aos juízes.
e) Contudo, esta
Constituição não assegurava a plena liberdade política: O
voto era censitário, ou seja, apenas os cidadãos activos homens, e
que pagavam uma determinada quantia de impostos, tinham direito a voto.
2- A República: a Convenção e o Terror
a) A monarquia
constitucional não agradou a todos. Os grupos privilegiados
lamentavam a perda de privilégios e muitos fugiram para outros
países onde permaneciam regimes absolutistas, como a Áustria. Também
o povo tinha queixas, pois via a situação económica
piorar devido à instabilidade política.
b) Entre os revolucionários
havia também divisões, tendo-se formado dois partidos: um mais
moderado (os Girondinos) e outro mais radical (os Jacobinos).
c) Em Agosto
de 1792, os mais radicais tomaram o poder e proclamaram a República, pondo
fim à monarquia constitucional.
d) A França passou
a ser governada por uma Convenção, eleita por sufrágio universal.
e) Foi
aprovada uma nova Constituição (1793) e, para assegurar o novo regime,
foi criado um Comité de Salvação Pública, que declarou a “Pátria em
perigo” e instaurou um clima de terror (“La Terreur”): Todos
os que foram considerados opositores, incluindo Luís XVI e Maria
Antonieta, foram acusados de traição à Pátria e condenados à morte na
guilhotina.
Conceitos:
Monarquia Constitucional: Regime monárquico em que a organização do Estado,
os direitos e os deveres dos cidadãos, e do próprio rei, estão definidos numa
Constituição, estando limitados por esta.
Revolucionários da Convenção: Robespierre, Marat (Assassinado por Charlotte
Corday) e Danton (menos radical que Robespierre).
Nenhum comentário:
Postar um comentário