terça-feira, 9 de maio de 2017

Saber às pinguinhas, 17



História, 8º Ano
Manual: MISSÂO-HISTÓRIA
Tema 7: O arranque da Revolução industrial e o triunfo dos regimes liberais conservadores

7-2- Como nasceram os Estados Unidos da América
A) INTRODUÇÃO
As revoluções - Americana, Francesa e Portuguesa - inserem-se no tema geral do Desenvolvimento Económico dos países, trazido pela Revolução Industrial e pelo desenvolvimento das ideias liberais do Iluminismo, que não aceitavam as desigualdades sociais e começaram a pôr em causa os governos absolutistas do Antigo Regime.
B) DESENVOLVIMENTO
I - A criação dos EUA
- Os Ingleses iniciaram em meados do século XVII a sua emigração para a América do Norte, motivados por razões económicas, políticas ou religiosas.
            - Aí fundaram treze colónias, mantendo com a Inglaterra relações de cooperação , já que tinham a mesma língua e seguiam as mesmas leis e religião.
            - Mas as ideias trazidas pelo Iluminismo - liberdade, igualdade, bem-estar - além do desenvolvimento económico que se começava a sentir nessas colónias, começaram a pôr em causa a supremacia da Inglaterra nas terras americanas.
            - Uma burguesia rica e trabalhadora americana começou a repudiar as imposições inglesas de eles fazerem comércio apenas com a Inglaterra e de pagarem impostos àquele país, exigidos pelo Parlamento inglês.
II - A independência e a formação dos EUA
            Surgiram conflitos com a Inglaterra:
            - Em 1773, em Boston, a revolta “Boston Tea Party” (v. documento) foi dominada pelas tropas inglesas, mas o desejo de independência americana aumentou.     
            - Em 1775 foi criado pelos representantes das 13 colónias (V. documento) um exército liderado por George Washington.
            - Em 1776, o Congresso dos representantes das 13 colónias, aprovou, em Filadélfia a Declaração de Independência dos EUA (V. documento).
            - Começou a guerra com a Inglaterra:
            - Os americanos, comandados por George Washington, receberam o apoio da França, da Espanha e da Holanda, que enviaram soldados, armas e abastecimentos.
            - A guerra terminou em 1783, com o reconhecimento, pela Inglaterra, da independência dos EUA.
            - Em 1787, foi aprovada a Constituição que criou a República Federal dos EUA (V. documento).
            - Os Estados eram autónomos, mas respeitavam o governo central que decidia em questões comuns, como a defesa.
            - A Constituição de 1787 foi a primeira aplicação prática das ideias políticas do Iluminismo: A divisão de poderes e a escolha dos representantes do poder pelo voto.
C) CONCLUSÃO
1 - A Revolução Francesa foi uma das consequências da Revolução Americana, bem como outros acontecimentos que seguiam iguais doutrinas liberais - a revolução liberal portuguesa e a independência do Brasil.
2- Os Estados Unidos hoje: Os Estados Unidos da América, ou simplesmente Estados Unidos, são uma república constitucional federal composta por 50 Estados e um distrito federal. Capital: Washington. Presidente: Donald Trump. População: 318,9 milhões de habitantes. (Internet)
Os Documentos da pág144
1º O desejo de independência
Boston Tea Party (1773):
Após a aprovação pelos Ingleses, de mais um imposto, sobre o açúcar, o papel selado e o chá, alguns colonos, disfarçados de índios, lançaram ao mar um carregamento de chá dos navios ingleses, no porto de Boston.
2º- Mapa com as 13 colónias fundadoras dos EUA, em 1776:
Colónias do Norte ou Nova Inglaterra:
MASSACHUSETTS, NEW HAMPSHIRE, RHODE ISLAND, CONNETICUT;
Colónias Centrais:
 NOVA IORQUE, NOVA JERSEY, PENSILVÂNIA, DELAWARE;
 Colónias do Sul: VIRGÍNIA, CAROLINA DO NORTE, CAROLINA DO SUL, GEÓRGIA;
TERRITÓRIOS DO OESTE
Outras possessões inglesas na América do Norte:  CANADÁ.
Possessões espanholas: FLORIDA
Territórios Franceses entregues à Espanha após 1763,(fim da “Guerra dos Sete Anos”): LUISIANA
3º: A primeira bandeira dos EUA:
De inícios do século XIX, tem representadas 13 barras e 13 estrelas, uma por cada barra.
(A bandeira estadunidense, hoje, (Texto da Internet): A Bandeira dos Estados Unidos consiste em 13 faixas horizontais, sendo 7 faixas na cor vermelhas e 6 na cor branca. Num retângulo azul no canto superior esquerdo aparecem 50 estrelas brancas, cada uma simbolizando um Estado do país.
4º: Do Texto oficial da “Declaração de Independência dos EUA”, 4 de Julho de 1776
«Quando…se torne necessário a um Povo romper os laços políticos que o ligam a outro (…) obriga-o a declarar as causas que o levaram, a essa separação. Consideramos essas verdades evidentes por si mesmas: todos os Homens nascem iguais; o seu Criador dotou-os de certos direitos inalienáveis, entre os quais a Vida, a Liberdade e a busca da Felicidade; para garantir esses direitos os Homens instituem entre si Governos, cujo justo poder emana do consentimento dos governados; se um Governo não reconhecer esses objectivos, o Povo tem o direito de modificá-lo, aboli-lo e estabelecer um novo Governo assente naqueles objectivos de modo a garantir a sua segurança e a sua felicidade.
Em consequência, nós, representantes dos Estados Unidos da América, reunidos em Congresso Geral, declaramos estas Colónias Unidas como Estados livres e independentes.
5ª- A Constituição Americana (Constituição dos EUA, 1787)
Artigo I - Todos os poderes legislativos concedidos pela presente lei serão confiados ao Congresso dos Estados Unidos que será composto de um Senado e de uma Câmara dos Representantes (…)
Artigo II - O poder executivo é concedido a um Presidente dos Estados Unidos da América. Ele ficará em funções durante um período de quatro anos, e será eleito ao mesmo tempo que o Vice-Presidente, escolhido pelo mesmo período de tempo. (…)
Artigo III - O poder judicial dos EUA será confiado a um Tribunal Supremo e aos tribunais inferiores que o Congresso julgue necessário criar e estabelecer.

7.3- A REVOLUÇÂO FRANCESA E O INÍCIO DA ÉPOCA CONTEMPORÂNEA
A - Antecedentes da Revolução Francesa
1- A França, na segunda metade do século XVIII, tinha todas as características de um Estado do antigo Regime:
                a) Sociedade marcada por grandes desigualdades:
   - O clero e a nobreza (2% da população) possuíam cerca de metade das propriedades, detinham os cargos mais importantes e não pagavam impostos.
… - O Terceiro Estado vivia sobrecarregado de impostos pagos ao Rei, aos senhores das terras e à Igreja. Também a alta burguesia , cujos elementos eram muitas vezes cultos e influentes, se queixava de não poder ocupar os cargos mais importantes.
b) Foi sobretudo essa alta burguesia letrada que contestou a ordem estabelecida e começou a lutar pelos ideais iluministas de liberdade e igualdade, tomando a Revolução Americana como exemplo.
c) Os gastos com as guerras (participação na guerra da independência americana) e os luxos da corte e do rei juntamente com os maus anos agrícolas, arruinaram os cofres do Estado e aumentaram a dívida do reino.
d) A política francesa era marcada pelo poder absoluto e centralizado do rei, que não se mostrava capaz de resolver a forte crise económica.

B - O eclodir da Revolução
            1- Para solucionar a crise económica, o Estado quis cobrar impostos aos grupos privilegiados, que não concordaram.
            2- O rei convocou os Estados Gerais (Assembleia com os representantes do Clero, Nobreza e Terceiro Estado):
               - O Terceiro Estado recusou a forma de votação tradicional - cada ordem um voto - e defendeu a votação por cabeça, proposta que foi recusada pelas classes privilegiadas.
                - Nesse impasse, os representantes do Terceiro Estado, alegando representarem a maioria da população francesa, formaram a Assembleia Nacional com o objectivo de elaborar uma Constituição.
               -. Sem alternativa, o Rei impôs a reunião de todos os grupos sociais, formando a Assembleia Nacional Constituinte. Mandou, em seguida, avançar tropas para cercarem Paris.
               - O povo, em resposta, saiu à rua e tomou a prisão da Bastilha., onde eram detidos os opositores ao regime. Este acto simbólico marcou o início da Revolução Francesa, 14 de Julho de 1789

C)Etapas da Revolução Francesa
1- A Monarquia Constitucional: a aplicação das ideias iluministas
            a) A Assembleia Nacional Constituinte, reunida entre Agosto de 1789 e setembro de 1891, comprometeu-se a dotar a França de uma Constituição que defendesse os direitos e os princípios que motivaram a revolução: igualdade e liberdade.
            b) Para pôr em prática estas ideias aprovou muitas leis, das quais se destacam a abolição dos direitos feudais e da dízima que era paga ao clero.
            c) Foi também aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão onde foram defendidos os princípios da liberdade, igualdade de todos perante a lei, o direito à propriedade privada, entre outros. (Artigo 3º: A liberdade consiste em poder fazer tudo o que não prejudique outrem)
            d) Em 1791 foi aprovada a primeira Constituição Francesa, adoptando-se assim, o regime da Monarquia Constitucional no qual havia uma clara separação de poderes: O rei detinha o poder executivo, o poder legislativo era exercido por uma assembleia de deputados eleitos e o poder judicial era entregue aos juízes.
            e) Contudo, esta Constituição não assegurava a plena liberdade política: O voto era censitário, ou seja, apenas os cidadãos activos homens, e que pagavam uma determinada quantia de impostos, tinham direito a voto.

2- A República: a Convenção e o Terror
            a) A monarquia constitucional não agradou a todos. Os grupos privilegiados lamentavam a perda de privilégios e muitos fugiram para outros países onde permaneciam regimes absolutistas, como a Áustria. Também o povo tinha queixas, pois via a situação económica piorar devido à instabilidade política.
            b) Entre os revolucionários havia também divisões, tendo-se formado dois partidos: um mais moderado (os Girondinos) e outro mais radical (os Jacobinos).
            c) Em Agosto de 1792, os mais radicais tomaram o poder e proclamaram a República, pondo fim à monarquia constitucional.
            d) A França passou a ser governada por uma Convenção, eleita por sufrágio universal.
            e) Foi aprovada uma nova Constituição (1793) e, para assegurar o novo regime, foi criado um Comité de Salvação Pública, que declarou a “Pátria em perigo” e instaurou um clima de terror (“La Terreur”): Todos os que foram considerados opositores, incluindo Luís XVI e Maria Antonieta, foram acusados de traição à Pátria e condenados à morte na guilhotina.
Conceitos:
Monarquia Constitucional: Regime monárquico em que a organização do Estado, os direitos e os deveres dos cidadãos, e do próprio rei, estão definidos numa Constituição, estando limitados por esta.
Revolucionários da Convenção: Robespierre, Marat (Assassinado por Charlotte Corday) e Danton (menos radical que Robespierre).

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