quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Histórias de rãs





A de La Fontaine, autêntico tratado de ambição, mostra uma rã que incha, para igualar o tamanho do boi. Até que estoira. Lembra bem as promessas de António Costa que Vasco Pulido Valente reduz a duas e logo as desfaz na sua insignificância. O dinheiro que ele diz que vai dar aos espoliados da austeridade e mais qualquer outra coisa a que Valente minimiza a importância. Valente sabe do que fala, eu lembro apenas, mais uma vez, a esmola de Álvaro de Campos ao pedinte, para o paralelo:
Cruzou por mim, veio ter comigo, numa rua da Baixa
Aquele homem mal vestido, pedinte por profissão que se lhe vê na cara
Que simpatiza comigo e eu simpatizo com ele;
E reciprocamente, num gesto largo, transbordante, dei-lhe tudo quanto tinha
(Excepto, naturalmente, o que estava na algibeira onde trago mais dinheiro:
Não sou parvo nem romancista russo, aplicado,
E romantismo, sim, mas devagar...).
 
Eis o artigo de Vasco Pulido Valente, no Público de 14/11/15, que tanto põe em relevo a questão da algibeira mais endinheirada de Álvaro de Campos, onde ele não toca nem nós na nossa, incluindo Costa, que oferece peanuts para obter adesão - não da sua algibeira, contudo, que enche a boca com outras miragens, as quais Valente logo destrói, sempre céptico:

Chover no molhado
O programa do presuntivo governo de António Costa não vai, coitado, muito longe. Em grosso, tem duas partes principais. A primeira é uma pequena redistribuição (ou reposição) de rendimentos, que não fará grande diferença aos beneficiários. A segunda é a eliminação das leis laborais que limitavam a força e a liberdade de manobra da CGTP. Nada disto ajudará, como espera Centeno e espera Costa, o consumo a crescer ou a produção doméstica a aumentar. Para não falar do investimento interno e externo. As pessoas têm de pagar dívidas, não sabem se a bonança não acaba amanhã e desconfiam de aventuras. O camponês que vendia a vaca e abria um café morreu anteontem. Os tempos não estão para brincadeiras. E hoje a concorrência aperta muito mais.
Ficam as miragens. Sobretudo, a velha miragem da “educação”. Numa entrevista à RTP, Centeno tornou a dizer, repetindo Costa, que “o investimento na educação é o melhor investimento que um país pode fazer em si próprio”. Já ouvi esta frase milhares de vezes na boca de toda a gente e até, se bem se lembram, o PS já dedicou um governo a este santo princípio. Mas, para informação da nossa esquerda de hoje (que não se distingue da esquerda de ontem), essa ideia nasceu no século XVIII, foi adoptada e acarinhada pela “intelectualidade” portuguesa inteira, desde Verney ao pobre António Sérgio – e abortou sempre. Nunca ocorreu a ninguém, como Centeno e Costa brilhantemente demonstram, que a economia desenvolve a educação, a educação não desenvolve a economia.
Por isso os portugueses que o Estado educa, ou pretende educar, abandonam a escola, ficam no desemprego ou rapidamente emigram. Antigamente, os pais que precisavam das crianças no campo faziam manifestações contra o ensino obrigatório. Hoje os “diplomados” abandonam a escola ou a universidade, vivem na miséria ou fogem para o estrangeiro, onde têm emprego e lhes pagam bem. Costa e Centeno não perceberam uma verdade simples: como as mercadorias, as pessoas também circulam na Europa e os ricos compram o melhor. Mas, na falta de outros recursos, os governos continuam a acreditar numa via mágica para a prosperidade, sobretudo quando os senhores ministros são célebres doutores e julgam que se promoveram à custa das suas privilegiadas cabecinhas. Erro deles. Seis meses na Gomes Teixeira bastarão com certeza para os devolver à sobriedade.

Mas continuemos na senda de Álvaro de Campos, embora a opinião de Costa seja própria dos que se afligem generosamente e por isso ele dirá exactamente o contrário daquele, deitando-se e levantando-se cheio de penas – igualmente caso da Amália, meu Deus, quanta beleza, quanta recordação!, - ou do próprio Pessoa com o seu “tudo vale a pena”, desfazendo no cinismo do seu heterónimo Campos:

Tudo o mais é estúpido como um Dostoiewski ou um Gorki.
Tudo o mais é ter fome ou não ter o que vestir.
E, mesmo que isso aconteça, isso acontece a tanta gente
Que nem vale a pena ter pena da gente a quem isso acontece.

Efectivamente, o que faz mover o Costa mais os seus acompanhantes, sabemo-lo, é pura e simplesmente a pena da gente – pelo menos de parte dela - a quem a austeridade aconteceu. Seria mais um inútil chover no molhado, falar-se nisso.

Nenhum comentário: