quinta-feira, 2 de julho de 2009

“A farturança do sol”

O desejo de notoriedade da minha amiga é notório. Depois de lhe transmitir o meu texto das cerejas a pedido do sr. Casimiro Rodrigues, lançou com a costumada energia: “Olhe lá! E quando é que faz um texto a meu pedido?” Embirro que me digam “olhe lá” sem vocativo, o que denota uma susceptibilidade a qualquer inadvertida atitude ou acção minha menos cordial, mas barafustei com modéstia que não tinha razão, pois grande parte dos meus textos são devidos às nossas expansões emotivas depois das compras sobre o mundo que vai, e de que ela constantemente me alarga os horizontes durante a deslavada bica. Além disso, quem era eu para colaborar na glória alheia, na humildade do meu deslizar existencial?
Mas, enquanto ela foi ao Mini Preço, virei eu para a loja dos congelados comprar umas postas de pescada do Chile - as últimas, pois a loja vai fechar.
Quando nos sentámos no cafezinho ao pé, contei-lhe do encerramento do peixe, ela, da extensão da única bicha no atendimento das três caixas do Mini-Preço, em poupança de pessoal. E falou-se de recuperação improvável na crise que nos corrói.
- O turismo... - objectei timidamente.
- Não dá! “Com a farturança de sol” que temos, “o sol devia vender-se ao grama”, para combater a crise, mas nem assim.
Admirei a expressão hiperbólica, mas achei que tal negócio nos conduziria directamente à desertificação. Mas, imperturbável, continuou:
- E se o Algarve tem condições! Hotéis bons, ruas para andar, terras viradas para o mar, praias fabulosas, belíssimas, de Vila Real de Santo António até Lagos, é tudo bom.
- E a Ponta de Sagres para a cultura, reflecti, embora não conheça.
Falo muitas vezes de cor, com nomes que me vêm dos primórdios da infância, quando me exigiam, na escola, que os despejasse: Faro, Lagos, Silves, Tavira e Portimão... Lembrei mesmo, como excelente promotor do turismo, Mário Gil, o cantor português que veio do Brasil recuperar saudosamente os caminhos de Portugal todos, nas suas belezas e nos seus sabores, e não só o Algarve.
Mas a minha amiga embicou para o Algarve, que conhece bem: Albufeira, pequeno espaço, mas terra onde as ruas cheias denotam que há turismo, Vila Moura que podia ter mais, pois tem marina e cafés, Monte Gordo, belíssimo espaço, Manta Rota...
-“Porque são só três meses, porque não é o ano inteiro”?
Quis ajudar:
-Talvez a nossa falta de motivos culturais, pois tirando o corridinho e o artesanato, com os “dons Rodrigos” e os bolos de amêndoa e até de figo, além das sardinhas assadas, a saber a mar, há muita falta de eventos de projecção... Repare que nas grandes cidades do grande mundo, o turismo faz-se o ano inteiro, graças às luzes culturais que o chamam.
- Mas nós temos as praias e o sol algarvio, o belo sol que devíamos vender ao grama, pois poucos países o têm como nós.
- Mas o meu amigo sr. Marques foi com a família para La Manga, na costa sueste de Espanha, onde há sol, conforto, gentileza para atrair turistas, onde se criaram as estruturas urbanísticas necessárias, e onde é mais barato... Será que é isso também que nos falta? Conforto e gentileza? Estruturas urbanísticas? Civilização?
Cá por mim, até acho muito complicada a arte de governar, se nós não colaborarmos com o mesmo arreganho empreendedor nas propostas do governo, valorizando-nos culturalmente, além de estruturalmente.
Os media fazem os possíveis, mas muito do que oferecem são programas de tipo popular, que, em vez de apelar para uma consciência formativa, vai ao encontro dos nossos pobres valores culturais, virados para a sensibilidade e o saudosismo popular, na confusão, em banalização narcísica e ruidosa do espectáculo televisivo, apesar, como factor positivo, dos debates, entrevistas televisivas ou radiofónicas para esclarecimento do público e reconhecimento do carisma das nossas figuras públicas ou das nossas figuras intelectuais.
Bom seria, como contributo formativo mediático, o estabelecimento de um serviço público que, menos condicionado por programações de tipo novelesco ou de intervenção juvenil pouco educada e serena, contemplasse propósitos mais culturais e mais sérios, com programas divulgadores da actividade cultural do país, ou programas de animação cultural sobre a língua, a literatura, a ciência em geral, a música clássica ou ligeira, a arte em geral - sem o carácter esporádico ou tardio com que por vezes se afirmam, e acompanhados de exemplificação imagística ou musical esclarecedoras.
Fôssemos nós menos tacanhos, obteríamos melhores resultados até mesmo no turismo.
Mas a minha amiga não desiste, nas suas propostas de recuperação económica:
- Pois, mas o sol obtém-se de graça, e o estudar fica caro, aos governos e às famílias...
Decididamente, não iremos longe.

Nenhum comentário: