sábado, 21 de maio de 2016

Mas gostaria de fixar


Como a memória se gastou, já não vou conseguir fixar toda esta profusão de dados que colho dos livros do Bruno, mas penso que ele também dificilmente os memorizará, pois todos os livros oferecem igual panorama de exigência, que me parece brutalmente antipedagógica, mais própria de uma certa maturidade e até especialização.
Não deixa de ser muito interessante, mas os autores dos livros, quer por normas do ministério, quer porque a Internet lhes fornece vasto campo de colheita de dados e de imagens, alargam-se nas informações, como se estes anos iniciais fossem destinados a maduros especialistas debruçados nos seus laboratórios, não lhes dando espaço para as brincadeiras ou os amoricos da idade.
O capítulo sobre as Rochas nas Ciências Naturais levou-me a uma síntese que gostei de fazer, para uso próprio, mas ficou incompleta não só no que toca às paisagens segundo a espécie de rochas predominantes, como a outros capítulos que igualmente resumirei – (p. ex. “A relação entre as rochas e o bem-estar humano”) - na curiosidade por tantos panoramas de uma ciência que explodiu imparavelmente.
Vou, pois, retomar, no estudo das Rochas, os tipos de paisagens que limitei, então, às magmáticas – basálticas e graníticas - mas gostarei de fixar igualmente as paisagens sedimentares e as metamórficas que apresenta o livro do 7º ano de Ciências Naturais - “À Descoberta da Terra” – de Zélia Delgado, Paula Cunha, Paula Brinca Trinta. As imagens podem ser sempre encontradas na Internet:

TIPOS DE PAISAGEM
                                         
1- Paisagens magmáticas
- Paisagem basáltica:
- Marcada por estruturas vulcânicas:
Ex: CALDEIRAS, CONES, COLUNAS PRISMÁTICAS (“TUBOS DE ÓRGÃO”).  - Localização:  Madeira, Açores, Mafra , Sintra

          - Paisagem granítica:
     -Marcada por estruturas plutónicas:
Ex: CAOS DE BLOCOS (= blocos graníticos dispersos, de aspecto arredondado). Localização:  Gerês; Estrela; Sintra.

2- Paisagens sedimentares:
Devido à grande variedade de rochas sedimentares, e ao tipo de meteorização e agente erosivo (água, vento, reacção química…) há grande variedade de paisagens sedimentares:
 - As chaminés de fada são estruturas cilíndricas formadas por areias e/ou argilas, apresentando no topo um fragmento mais resistente à erosão. Formam-se por acção da água da chuva sobre terrenos detríticos, com blocos rochosos dispersos (Ex. na Capadócia – Turquia).
- Arribas rochosas e praias: Parte da costa portuguesa é formada por falésias de natureza sedimentar, que o mar modelou. (Ex. praias do Algarve, a Praia da Rocha sendo bem exemplificativa, pelo nome, deste tipo de paisagem sedimentar).

- Ravinamentos: Em zonas de declive, sem vegetação e em que a rocha é pouco compacta, é frequente a água de escorrência produzir sulcos no terreno – que se denominam ravinamentos ou abarrancamentos.

-Paisagem cársica: típica das regiões calcárias , por ex. Serras de Aire e Candeeiros ou Serra de Montejunto. Resulta essencialmente de alteração química dos calcários, provocada pelas chuvas. (A água da chuva, rica em dióxido de carbono, dissolve o calcário, originando sulcos que se vão alargando, dando um aspecto rendilhado à rocha). (Imagem do livro: Campo de lapiás (Cabo Carvoeiro, Peniche). Igualmente expressivo: Boca do Inferno (Cascais)

- Grutas: A água das chuvas infiltra-se, dissolve o calcário e origina cursos de água subterrâneos e grutas. A precipitação de calcite dissolvida em água produz formas espectaculares, como as estalactites, formadas de cima para baixo, e as estalagmites, de baixo para cima.

3- Paisagens de rochas metamórficas

Em Portugal, as mais frequentes são dominadas pelos xistos. A erosão do mar sobre os xistos dá origem às falésias, observáveis , por ex., na costa alentejana.
Também os rios moldam vales profundos nos xistos, por exemplo, no Douro e afluentes. Os xistos apresentam frequentemente dobras e falhas.

Localização das rochas nas eras geológicas de formação:
- Pré-Câmbrico (4,5 biliões de anos  -  540 milhões a.) e paleozoico (542 - 251 m. a. ):
- Gnaisses, micaxistos, xistos metamórficos.
- Xistos, mármores, quartzitos.
- Granitos.
-Mesozóico (251 - 65,5 milhões de anos):
            - Calcários, margas, arenitos.
- Cenozóico (65,5 milhões de anos até aos nossos tempos:
            -Basalto
            - Argila, Arenitos, conglomerados
            - Areias
Conclusões:
As paisagens geológicas estão em permanente mudança, por processos naturais, como a erosão ou por intervenção do ser humano, como aconteceu com as encostas do Douro.
As rochas de Portugal são importante património natural, determinam as paisagens e a composição dos solos, e são fontes de recursos naturais.

Nenhum comentário: