«A música é a arte de exprimir os sentimentos e os
pensamentos por meio da combinação dos
sons»: Era assim que a definia – e
nunca mais esqueci - o Dr. Samuel Miguéns, professor de música nos meus tempos do
1º ciclo no Liceu Salazar, onde aprendíamos as escalas e as notas de música e a
solfejar. Não sei como o fazem os
meninos hoje, já no 7º ano, em que o primeiro semestre foi dedicado à
Informática e o segundo à Música.
«MusicBox» é o livro de Educação Musical
para o 3º Ciclo do Ensino Básico, da Editora Raiz, escrito por Isabel
Carneiro, Lina Trindade Santos e Carlos Carlos.
Trata o Capítulo I – «Músicas do Mundo»
- das músicas da África Subsariana, da música árabe,
da América – Estados Unidos e América Latina, e da música da Ásia
– China, Japão Indonésia.
É esse I Capítulo que vou tentar resumir ou copiar em
notas para o Bruno, que tem teste na próxima semana, e para mim, que acho estes
ensinamentos preciosos, quanto mais não seja para percebermos melhor os ritmos
e os volteios dos dançarinos destes tempos, tão longe das danças de salão dos
tempos passados, que, aliás, conheci mais de vista do que de usufruto e que no
You Tube recordo, ou aprendo as novas formas de ritmos que adulteraram as
antigas, como sucedeu com as experiências com o Tango, que, todavia, não me
parece que venham a impor-se às tradicionais.
As imagens dos instrumentos e esses pormenores
musicais poderei sempre, assim, recuperá-los na Internet ou no You Tube, como,
de resto, tenho vindo a fazer, em euforia melódica, à medida que vou
transcrevendo os dados do estudo, terminando com «Nas Estepes da Asia
Central» de Borodine. Só desejaria que o Bruno tivesse mais tempo e
gosto para estas cavalgadas, que incluem um saber musical de maravilha.
Músicas do Mundo
Formas e estruturas – Música e movimento
I
Música da África subsariana
1- A Música
da África subsariana está ligada às outras artes, às cerimónias religiosas e às
tarefas diárias.
2- É,
sobretudo, percussiva.
Instrumentos
de percussão: tambores, chocalhos e sinos.
Também existem instrumentos de cordas tocados com técnicas de
percussão.
3- É
constituída por melodias simples que se prestam à improvisação.
4- Os ritmos
são complexos com síncopes e polirritmias.
5- Execuções em grupo, por vezes com um líder solista e um grupo
que responde.
Curiosidade: «Eh Mfulu» é uma canção tradicional da República
Democrática do Congo, em dialecto kilongo construída com 4 notas da escala
pentatónica de Sol (Sol Lá Si e Mi). Está associada a um jogo infantil que
representa o movimento lento da tartaruga.
O texto, seguido da tradução livre:
Bala ba ta ta Mpéringa
Ba kuenda ba vutuka
Eh mfulu nata bala
(As crianças do pai Mpéringa
Vão e voltam
Tartaruga, leva as crianças).
6- Instrumentos musicais da África subsariana
a) Membranofones: djembé (da região de Mandinga – Mali, Costa do Marfim,
Senegal e Guiné); tambor de
fricção (uma cana fixada no centro da pekle é
friccionada com as mãos húmidas para produzir som).
b)- Idiofones: (feitos com pedras,
conchas ou cascas de frutos): Conjuntos de Balafon (xilofone, no leste africano), para músicas polifónicas; Quissange, mbirra ou sanza (jogo de lâminas metálicas de diferentes tamanhos sobre
uma caixa de ressonância e beliscadas pelos polegares, instrumento bastante
singular na música africana).
c) Aerofones: (de géneros e materiais diversos): flautas, trompas e rombos (=instrumento muito antigo que aparece representado
em pinturas pré-históricas em África).
d) Cordofones
(grande variedade): kora ou soron (mistura
as características da harpa e do alaúde); sokou (cordofone de corda friccionada, uma viela do Burkina
Faso); arco musical de corda
percutida, é antepassado do
berimbau brasileiro.
Interculturas:
Há músicas eruditas que integram elementos de carácter
africano. Ex: Projecto «Lambarena- Bach to Africa», homenagem a
Albert Schweitzer, representa uma combinação entre obras de Bach e elementos de
cultura musical do Gabão.
Actualmente, a música tradicional africana coexiste
com outras formas de carácter urbano ocidentais. Ex: Kuduru,
Kizomba e Funaná
II
Música Árabe
O mundo árabe abrange
países da Ásia ocidental e da África Setentrional, estando a cultura
árabe unificada – apesar da variedade étnica – pela difusão do Islão e
pelo predomínio da língua árabe.
A música árabe é predominantemente vocal –
monofónica, heterofónica, com melodias altamente desenvolvidas e
técnicas sofisticadas de improvisação. Tem por base um sistema de modos melódicos,
os chamados modos maqamat (o plural de macam),
o equivalente às escalas da
música ocidental. Utilizam diferentes combinações de tons,
meios-tons e quartos de tom.
Apesar da importância da música religiosa, os cânticos
do Alcorão ou Corão são independentes dos modos maqamat. As suas
características aproximam-se mais do canto gregoriano.
Instrumentos musicais árabes:
a) Os cordofones têm
grande importância na música árabe: Os guimbri, o ud (alaúde dedilhado com cinco ordens de cordas),
o rabab (de corda friccionada) e o quanum, (espécie
de saltério de corda percutida).
b) Os aerofones: o nai (flauta de junco), a ghaita (aerofone
de palheta dupla).
c) Membranofones: o bendir (espécie de tamborim de grandes dimensões), o duff (tambor duma só membrana e frequentemente com guizos), o darbuka, (tambor
com forma de garrafa invertida em barro) e o zarb (em
forma de cálice de madeira, ambos com uma só membrana).
d) Idiofones: o
qaraqueb (espécie de castanholas de metal) e o zil (pequenos
címbalos de cobre).
Interculturas:
A originalidade da música árabe fascinou vários compositores
europeus, como Mozart, Debussy, Rimsky Korsakov, Isaac Albéniz, Enrique
Granados, Ketëlbey, entre outros, que integram elementos musicais
árabes nas suas obras. Ex: “Mercado Persa” de Albert Ketëlbey,
compositor e maestro inglês (1875-1959).
III
Música da América
1- Estados Unidos da América,
1 - As
relações entre os índios e os primeiros colonos europeus que no século XVII
chegaram aos EUA foram conflituosas, já que aqueles não aceitaram bem o terem sido
expulsos das suas terras, de que resultou a sua quase total extinção. Hoje a população indígena vive, na sua maior
parte, em reservas.
Um exemplo de letra da música dos Sioux (sem a pauta):
Ya ha e hi - ya
// ya ha
e hi - ya // He
ya e yo
e yo e
e e
He i yo e yo - // He i
yo e yo - //
E yo
i ya he yo // E yo i
ya he yo
2 - Durante
os séculos, XVII, XVIII e XIX, mais de 15 milhões de escravos africanos
foram levados para esse “Novo Mundo”, onde introduziram novas tradições
musicais, adaptadas inicialmente ao seu modo de vida de escravatura, e
seguidamente ao da segregação racial. Da sua cultura, os escravos trouxeram o
conceito de música comunitária, social e funcional, com um
reportório de música de carácter religioso, como os espirituais negros, canções de trabalho, e músicas
de dança.
Exemplos de espirituais
negros: «Joshua fit the battle of Jericho»; « Kum ba yah».
Exemplo de letra (sem a pauta) de uma canção de
trabalho: «Plantation song» : «Jump down, turn around, pick a bale
o’cotton.
«Jump down, turn
around, pick a bale a day. pick a bale a day.
Oh, Lowdy,
pick a bale o’cotton. Oh Lowdy, pick
a bale a day.
pick a bale a day. pick
a, pick a, pick a, pick a, pick a bale o’cotton.
pick a, pick a, pick
a, pick a, pick a bale a day. pick a
bale a day.
3 - Os
afro-americanos desenvolveram práticas religiosas próprias depois de se
afastarem da igreja frequentada pelos restantes imigrantes. Foi neste contexto que surgiu o gospel,
originalmente interpretado por um solista, acompanhado de um coro
e de um pequeno conjunto instrumental.
Exemplo de letra de
um espiritual negro: Go tell it on the mountain (sem pauta):
Go tell, tell it on
the mountain. Go tell, tell it on the mountain
Go, tell it on the
mountain over the hills and every where
Go tell, tell it on
the mountain. Go tell, tell it on the
mountain.
Go, tell it on the
mountain that Jesus Christ is born!
Go tell, tell it on the mountain Jesus Christ is born!
1- When I was a
sinner I prayed both night and day
2- When I was a
seeker I sought both night and day
Go, tell it on the
mountain Go, tell it on the mountain.
Asked the Lord to
help me and He showed me the way.
Asked the Lord to
help me ant He taught me to pray .
4- Os
espirituais e o gospel tiveram um papel fundamental em toda a música negra dos
Estados Unidos desenvolvida no século XX, vindo a dar origem ao blues, ao ragtime, ao jazz, ao rhythm and blues, ao rock ‘n’ rol e até mesmo à música
pop.
Exemplos:
Hello, San
Francisco, Sugar Pie De Santo (blues)
The Entertainer,
Scott Joplin (ragtime)
C-Jam blues, DukeEllington
(jazz)
Tutti Frutti, Brian
Burd and The Black Sabbath (rock ‘n’roll).
Proposta de trabalho: Elaborar um guia de audição para cada excerto musical,
referindo aspectos como: andamento, forma, timbre, textura.
5-
Instrumentos utilizados no blues, ragtime, jazz e rock’n’roll:
Guitarra eléctrica, guitarra baixo, bateria,
contrabaixo e piano.
6- James Brown:
(Nasceu nos EUA, na Carolina
do Sul, numa família pobre. Deu um importante contributo na evolução dos ritmos
gospel, blues, funk e soul.
Exemplo citado: “I Feel Good” de James
Brown. (Escutar no You Tube)
7- O country é um estilo de música popular americana, associado à
zona rural do sul dos EUA, cujas origens residem na música folk dos povos das
Ilhas Britânicas (Grã-Bretanha e Holanda). Sofreu também influências de outros
géneros musicais, como a música afro-americana, a música latino-americana e o
cajun, estilo de música popular dos imigrantes acádios de língua francesa.
Os instrumentos utilizados inicialmente na música
country foram o fiddel (violino) e o banjo de cinco
cordas, aos quais se viriam a juntar outros instrumentos por influências de
outros géneros musicais.
Exemplo de música country: «The Camptown Races» de Foster
(V. Internet)
III- Música da América
2- América Latina
México
1- O México
localiza-se na América do Norte e na América Central. Foi berço de várias
civilizações avançadas como a Maia, a Azteca e a Inca
e foi colonizado pelos espanhóis,
tornando-se num estado independente em 1821.
2- O termo mariachi refere-se
a um estilo musical com origem entre os trabalhadores rurais, com influências
da cultura espanhola, dos africanos e dos povos nativos. O termo refere-se também a grupos musicais
contratados itinerantes que sem formação musical cantavam e tocavam harpa, violino e guitarras.
Mais tarde a harpa foi substituída pelo guitarrón,
uma guitarra baixo de 6 cordas e os grupos passaram a incluir trompetes.
A marimba é um idiofone muito popular no México, tocado
por três ou mais instrumentistas. A origem do instrumento não é clara
Poderá ter aparecido na América Latina numa época pré-colombiana ou então ter
sido introduzida por escravos africanos séculos depois. A marimba evoluiu com a
adição de um segundo teclado cromático em 1894.
Exemplo de músicas e letras mexicanas, a escutar e ver
no You Tube: El Aventurero (Antonio Aguilar), Viva Mexico mariachi, Que
siga la fiesta (orquestra de marimbas), LA RASPA.
Curiosidades:
Rimba ou limba
significa uma única nota do xilofone para os bantu em África. Marimba ou
malimba deriva da adição do prefixo Bantu “ma” que significa
“muitas”. Assim, a palavra marimba significa “muitas notas” ou seja, o
instrumento na sua totalidade.
Escutar “Os marimbeiros de Zavala” (grupo
moçambicano antigo) no You Tube
ARGENTINA
1 - País da
América do Sul, tem por capital Buenos Aires, sendo a língua oficial o
espanhol. O tango é a música e dança distintivos da Argentina, que se
desenvolveu em Buenos Aires e arredores e Montevideu, capital do Uruguai.
É um género musical de origem africana que pode ser cantado. Carlos Gardel (1887-1935) imortalizou o tango na sua forma cantada.
2- Exemplos:
La Cumparsita, Carlos Gardel
Fuga e Misterio , Astor Piazzola
A media
Luz, Ernesto Franco
3- Quem é? Astor Piazzolla? (1921 – 1992)
É um compositor argentino que inovou a
sonoridade e forma de composição musical do bandoneon (aerofone
semelhante à concertina) que vieram revolucionar o tango tradicional. (Ver
no You Tube)
4- Interculturas
Gotan Project é
o nome de um grupo musical formado em 1999 pelo francês Philippe
Cohen Solal, pelo argentino Eduardo Makaroff e pelo suíço Christophe
Muller. O grupo utiliza elementos electrónicos para dar novas
sonoridades ao tango.
V. no You Tube os
exemplos: La Gloria; La Revancha del Tango.
CUBA
1- A ilha de Cuba (Capital: Havana) localiza-se na América Central, no
norte do Mar das Caraíbas. Foi inicialmente colonizada pelos espanhóis.
2- O género
musical mais associado a Cuba é a Salsa, apesar da sua origem nova yorkina, com o grupo Lebon
Brothers, de origem porto-riquenha, no início dos anos 70.
3- A Salsa é uma
mistura de ritmos africanos e das Caraíbas, tais
como o son, o mambo, a rumba cubanos e a bomba porto-riquenha. Recebeu
ainda influências do merengue da República Dominicana, do calipso da Trindade
e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano
e do reggae da Jamaica.
4-Tito
Puente, Celia Cruz, Johny Pacheco e
Compay Segundo são alguns dos grandes nomes da Salsa.
Ver e ouvir no You Tube:
El Adiós de este momento, Ignacio Piñero
Ríe y llora, Celia Cruz.
Compositor Confundido, Ibrahim Ferrer.
BRASIL
1- O maior e mais populoso país da América
Latina, localizado na parte central nordeste da América do Sul, atravessado por
dois paralelos principais, o Equador a Norte, e o Trópico de Capricórnio.
2- Os cantos
e danças dos escravos africanos constituíram etapa fundamental na história da
música brasileira, influenciando os diversos géneros que deles surgiram: o afoxé, o maracatu, o maxixe ou o lundu
ou lundum, uma dança de origem angolana que esteve na origem
do samba. As tradições portuguesas levadas pelos colonos deram
um bom contributo a alguns géneros musicais brasileiros: a modinha, uma
espécie de canção lírica, é uma variação tipicamente brasileira da moda
portuguesa.
Exemplos citados (para ver no You Tube): Lundum; Modinha
de Vinícius de Morais
Ver e dançar o samba “Do jeito que o rei mandou”
(por Zeca Pagodinho)
3- Um dos
géneros criados pelos escravos africanos do Brasil foi a capoeira, uma
mistura de luta e dança. A capoeira é executada em sintonia com o ritmo
ijexá e o seu movimento base é o gingado. A música determina o ritmo
e o estilo do jogo, de acordo com o toque de capoeira.
O instrumento mais importante na roda de capoeira é o berimbau,
um cordofone de corda percutida em que um bastão de madeira em forma de
arco sustenta um cabo de aço esticado,
com uma cabaça a servir de caixa de ressonância. A variação da altura é
produzida pela pressão feita na corda por uma moeda ou por uma pequena pedra. O
executante usa ainda, na mão do batente que percute a corda, uma pequena maraca
de vime chamada caxixi.
4- Instrumentos musicais da capoeira
Capoeira;
berimbau e caxixi; reco-reco; xequeré ou cabaça; pandeiro: agogô.
(Observar uma roda de capoeira no you tube)
5- Na música
brasileira erudita há a destacar o
trabalho de Heitor Villa-Lobos, que incluiu nas suas obras diversos elementos da
cultura popular, como os violões e determinados
ritmos característicos. Entre as suas
obras mais conhecidas destacam-se as Nove
Bachianas Brasileiras, escritas entre 1930 e 1945, numa tentativa de recriar
os Concertos Brandeburgueses de Bach, utilizando
ritmos ou formas musicais de várias regiões do Brasil.
A série de 14 Choros, escritos entre 1920 e 1929, assumem
também grande importância na sua obra. O choro é um género de música popular urbana que surgiu no Rio de Janeiro
na segunda metade dio século XIX, com
fortes influências de géneros musicais europeus, como a a polKa o schottishe e de
géneros africanos trazidos pelos escravos. A improvisação e as temáticas melancólicas
caracterizam o choro.
Ver: Prelúdio nº 1 em Mi menor, Villa-Lobos; Choro nº 1, Villa-Lobos.
6- Quem é? Villa-Lobos (1887-1959)
Foi um compositor brasileiro autodidacta. Viajou pelo
interior do Brasil, integrando na sua obra vários elementos da música popular
brasileira, em conjunto com influências de grandes compositores da música
ocidental, desenvolvendo uma linguagem nacional na música erudita brasileira. “Sim,
sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música eu deixo cantar os rios e os
mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical das
nossas florestas e dos nossos céus….»
7- Bongo-Bong, de Manu
Chao, é um remake do tema King of the Bongo, dos
Mario Negra, grupo ao qual pertenceu. É um dos temas que compõem o álbum
Clandestino, cantado em diversas línguas, como o francês, o inglês,
o espanhol ou o português e mistura diversas sonoridades latinas – reggae,
salsa, samba entre outros – com música electrónica e rock. A poesia aborda temáticas sociais reais da
América latina, como a imigração ilegal ou o êxodo
rural.
8- Quem é
Manu Chao? (1961)
Manu Chao (José
Manuel Thomas Arthur Chao) nasceu em
Paris, mas tem origens galegas. Em 1987 fundou o grupo Manu Negra, que
fundia ritmos latinos, europeus e africanos com punk e rock.
Manu Chao viajou por vários países, onde explorou diversas sonoridades e
lançou, em 1998, o seu primeiro álbum a solo, Clandestino. Esta fusão de
sonoridades torna Manu Chao num símbolo emblemático da world music.
IV
MÚSICA DA ÁSIA
CHINA
(A Grande Região da China)
1- A cultura
chinesa é uma das civilizações mais antigas no que diz respeito às artes e às
ciências.
2- Segundo a
lenda, no ano de 1697 a.C., Ling Lun dirigiu-se a um local designado Ta-Siá, o
chamado Olimpo da China. Ling Lun cortou uma série de canas de bambu,
organizou-as consoante a sua dimensão, conseguindo assim uma série de doze sons
de alturas diferentes.
Considerou como som fundamental aquele que era emitido
pelo primeiro tubo de bambu, chamando-lhe huangchung (sino amarelo).
3 - Os
chineses acabariam por adoptar na prática musical apenas as notas dos cinco
primeiros tubos, que correspondem à escala pentatónica. Cada uma destas notas
tem um nome diferente tal como acontece com os graus da escala ocidental.
4- Os nomes atribuídos às notas estão ligados a um
simbolismo: a primeira, (Kung = palácio) representa o imperador, a
segunda (Shang = deliberação), os
ministros, a terceira (Chiaou = Manifestação) o povo, a
quarta (Chih = Chifre), os negócios, e a quinta (Yu =
Asas), os objectos.
5- Há também
uma relação entre os cinco sons da escala e os planetas, e os pontos
cardeais, as cores e os elementos (madeira, água, terra,
metal e fogo).
6- A música
chinesa é essencialmente melódica e geralmente heterofónica. A indicação
do ritmo não é precisa e utiliza por princípio uma relação binária.
7- Os instrumentos musicais são considerados pelos chineses como vozes da
natureza. Esta terá contribuído com oito materiais – pedra, bambu, metal, barro, cabaça, pele, seda e
madeira – sendo estas as formas como
foram classificadas as várias famílias instrumentais nos primeiros tempos.
Instrumentos musicais chineses:
1- Erhu com
outros cordofones (seda)
2- Pipa e Sanxian (seda)
3- Zheng (seda)
4- Lo (metal)
5- Ku (pele)
6- Suona (madeira), Shi gu (pele) e Bo (metal)
8- Curiosidades:A melodia “A Muralha da
China” provém de uma canção que fala sobre uma mulher que procurava o seu marido, que havia sido
obrigado a trabalhar na construção da muralha.
9- Ópera Chinesa: Há mais de 300 formas de
teatro regional na China. A mais famosa é a Ópera de Pequim que se
desenvolveu no final do século XVIII. Os argumentos de uma ópera chinesa
unem elementos trágicos e cómicos, misturados com canto, dança,
narrações poéticas e acrobacias. Trata-se de uma dramatização de feitos
históricos e lendas populares. Outra forma de representação é o diálogo com
uma linguagem muito próxima da fala comum e pantomimas.
JAPÃO
1- A música
japonesa resulta da troca de influências entre as tradições autóctones e as
culturas estrangeiras, inicialmente da China, da Manchúria e da Coreia
e, mais tarde, do Ocidente. Caracteriza-se por uma textura monofónica,
resultando a sua sonoridade particular da utilização de microtons, da mistura tímbrica e do ritmo livre.
2- A música
tradicional japonesa divide-se em 3 categorias:
Música teatral gagaku, com um estilo uniforme, tranquilo, gracioso, sem
ornamentos e com um canto próximo do discurso falado, acompanhada por
instrumentos musicais tradicionais.
Música teatral nô, uma forma teatral, criada entre os séculos XIV e XV que integra
literatura, teatro, música e dança. Do ponto de vista musical, o seu
traço mais marcante é o ritmo, medido ou livre, construído
sobre uma unidade, geralmente de oito tempos ou, ocasionalmente, de quatro
seis ou dois. É também acompanhada por instrumentos musicais
tradicionais.
Reportório
para o koto, uma cítara longa de treze cordas, para o shamisen, um
alaúde de três cordas, e para o shakutachi, uma flauta de bambu, que são os instrumentos
musicais japoneses.
Escutar no You Tube a canção Sakura.
INDONÉSIA
1- O Gamelão da
ilha de Java é um conjunto musical presente em praticamente todas
as comunidades, acompanhando cerimónias religiosas, dança teatral e social,
dramas clássicos dançados ou executada como música de concerto. Os grupos
podem variar de dimensões, mas tradicionalmente são compostos por cerca de
vinte e cinco instrumentos e seis cantores.
2- A música caracteriza-se
pelo som dos gongos de vários tamanhos (gong ageng, kenong, bonang). Inclui também metalofones com uma ou várias
oitavas (saron, gender), Xilofones (gambang), tambores de vários tamanhos (Kendang), uma ou várias vozes
e flauta (suling) ou rebab.
3- A música do
gamelão tem por base duas escalas principais: uma escala de cinco notas – slendro – e
uma escala de sete notas – pelog. Cada uma delas tem vários modos, chamados patet, que são executados
consoante a hora do dia.
4- As composições
javanesas, gending, têm por base uma polifonia e uma forma complexas.
Estas composições dividem-se em pequenas
secções, separadas pelo toque do gongo maior.
- (Um questionário sobre Gong Gede, obra
instrumental presente no You Tube)
5- Interculturas: Alguns compositores europeus deixaram-se fascinar pela música oriental.
Podemos destacar, entre eles, Alexandre Borodine com o seu poema sinfónico «Nas Estepes da Ásia Central» (1880) Nesta obra, Borodine evoca uma cena na vasta
e árida estepe russa, onde surge uma caravana de homens e camelos que, a pouco
e pouco se aproxima. São usados dois temas: o primeiro, essencialmente
melancólico, é tocado no princípio pelo clarinete e depois pelas trompas,
tornando-se cada vez mais intenso , à medida que a caravana se aproxima; o
segundo, tocado inicialmente pelo corne
inglês, é muito mais suave e
romântico, desenvolvendo-se posteriormente nas cordas e combinando-se depois
com o primeiro tema, antes de a caravana desaparecer ao longe.
6- Quem é? BORODINE (1833 – 1887)
Alexandre Borodine foi um compositor russo. Formou-se em medicina e foi professor
de Química na Academia de Medicina em 1862. Nos seus tempos livres dedicava-se
à música. Na sua obra destacam-se as peças para piano, a música de câmara e a
ópera inacabada “Príncipe Igor”.
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