segunda-feira, 23 de maio de 2016

Trovas dos ventos que passam




«A música é a arte de exprimir os sentimentos e os pensamentos  por meio da combinação dos sons»: Era assim que a definia – e nunca mais esqueci - o Dr. Samuel Miguéns, professor de música nos meus tempos do 1º ciclo no Liceu Salazar, onde aprendíamos as escalas e as notas de música e a solfejar.  Não sei como o fazem os meninos hoje, já no 7º ano, em que o primeiro semestre foi dedicado à Informática e o segundo à Música.
«MusicBox» é o livro de Educação Musical para o 3º Ciclo do Ensino Básico, da Editora Raiz, escrito por Isabel Carneiro, Lina Trindade Santos e Carlos Carlos.
Trata o Capítulo I«Músicas do Mundo» - das músicas da África Subsariana, da música árabe, da América – Estados Unidos e América Latina, e da música da Ásia – China, Japão Indonésia.
É esse I Capítulo que vou tentar resumir ou copiar em notas para o Bruno, que tem teste na próxima semana, e para mim, que acho estes ensinamentos preciosos, quanto mais não seja para percebermos melhor os ritmos e os volteios dos dançarinos destes tempos, tão longe das danças de salão dos tempos passados, que, aliás, conheci mais de vista do que de usufruto e que no You Tube recordo, ou aprendo as novas formas de ritmos que adulteraram as antigas, como sucedeu com as experiências com o Tango, que, todavia, não me parece que venham a impor-se às tradicionais.
As imagens dos instrumentos e esses pormenores musicais poderei sempre, assim, recuperá-los na Internet ou no You Tube, como, de resto, tenho vindo a fazer, em euforia melódica, à medida que vou transcrevendo os dados do estudo, terminando com «Nas Estepes da Asia Central» de Borodine. Só desejaria que o Bruno tivesse mais tempo e gosto para estas cavalgadas, que incluem um saber musical de maravilha.

Músicas do Mundo
Formas e estruturas – Música e movimento
I
Música da África subsariana
1- A Música da África subsariana está ligada às outras artes, às cerimónias religiosas e às tarefas diárias.
2- É, sobretudo, percussiva.
            Instrumentos de percussão: tambores, chocalhos e sinos. Também existem instrumentos de cordas tocados com técnicas de percussão.
3- É constituída por melodias simples que se prestam à improvisação.
4-  Os ritmos são complexos com síncopes e polirritmias.
5-  Execuções em grupo, por vezes com um líder solista e um grupo que responde.

Curiosidade: «Eh Mfulu» é uma canção tradicional da República Democrática do Congo, em dialecto kilongo construída com 4 notas da escala pentatónica de Sol (Sol Lá Si e Mi). Está associada a um jogo infantil que representa o movimento lento da tartaruga.
O texto, seguido da tradução livre:
Bala ba ta ta Mpéringa
Ba kuenda ba vutuka
Eh mfulu nata bala
(As crianças do pai Mpéringa
Vão e voltam
Tartaruga, leva as crianças).
6- Instrumentos musicais da África subsariana
a) Membranofones:  djembé (da região de Mandinga – Mali, Costa do Marfim, Senegal e Guiné); tambor de fricção  (uma cana fixada no centro da pekle é friccionada com as mãos húmidas para produzir som).
            b)- Idiofones: (feitos com pedras, conchas ou cascas de frutos): Conjuntos de Balafon (xilofone, no leste africano), para músicas polifónicas; Quissange, mbirra ou sanza (jogo de lâminas metálicas de diferentes tamanhos sobre uma caixa de ressonância e beliscadas pelos polegares, instrumento bastante singular na música africana).
            c) Aerofones: (de géneros e materiais diversos): flautas, trompas e rombos (=instrumento muito antigo que aparece representado em pinturas pré-históricas em África).
            d) Cordofones (grande variedade): kora ou soron (mistura as características da harpa e do alaúde); sokou  (cordofone de corda friccionada, uma viela do Burkina Faso); arco musical de corda percutida, é antepassado do berimbau brasileiro.

Interculturas:
Há músicas eruditas que integram elementos de carácter africano. Ex: Projecto «Lambarena- Bach to Africa», homenagem a Albert Schweitzer, representa uma combinação entre obras de Bach e elementos de cultura musical do Gabão.
Actualmente, a música tradicional africana coexiste com outras formas de carácter urbano ocidentais. Ex:  Kuduru, Kizomba e Funaná

II
Música Árabe
O mundo árabe abrange países da Ásia ocidental e da África Setentrional, estando a cultura árabe unificada – apesar da variedade étnica – pela difusão do Islão e pelo predomínio da língua árabe.
A música árabe é predominantemente vocal – monofónica, heterofónica, com melodias altamente desenvolvidas e técnicas sofisticadas de improvisação. Tem por base um sistema de modos melódicos, os chamados modos maqamat (o plural de macam), o equivalente às escalas da música ocidental. Utilizam diferentes combinações de tons, meios-tons e quartos de tom.
Apesar da importância da música religiosa, os cânticos do Alcorão ou Corão são independentes dos modos maqamat. As suas características aproximam-se mais do canto gregoriano.

Instrumentos musicais árabes:
a) Os cordofones têm grande importância na música árabe: Os guimbri, o ud (alaúde dedilhado com cinco ordens de cordas), o rabab (de corda friccionada) e o quanum, (espécie de saltério de corda percutida).
            b) Os aerofones: o nai (flauta de junco), a ghaita (aerofone de palheta dupla).
            c) Membranofones: o bendir (espécie de tamborim de grandes dimensões), o duff  (tambor duma só membrana e frequentemente com guizos), o darbuka, (tambor com forma de garrafa invertida em barro) e o zarb (em forma de cálice de madeira, ambos com uma só membrana).
            d) Idiofones: o qaraqueb (espécie de castanholas de metal) e o zil (pequenos címbalos de cobre).

            Interculturas:
A originalidade da música árabe fascinou vários compositores europeus, como Mozart, Debussy, Rimsky Korsakov, Isaac Albéniz, Enrique Granados, Ketëlbey, entre outros, que integram elementos musicais árabes nas suas obras. Ex: “Mercado Persa” de Albert Ketëlbey, compositor e maestro inglês (1875-1959).

III
Música da América
1- Estados Unidos da América,
1 - As relações entre os índios e os primeiros colonos europeus que no século XVII chegaram aos EUA foram conflituosas, já que aqueles não aceitaram bem o terem sido expulsos das suas terras, de que resultou a sua quase total extinção.  Hoje a população indígena vive, na sua maior parte, em reservas.

Um exemplo de letra da música dos Sioux (sem a pauta):
 Ya  ha   e   hi -   ya   //   ya  ha  e   hi -  ya      //  He   ya    e    yo     e     yo    e     e      e  
He   i   yo    e   yo  -  //   He    i  yo   e     yo  -  // E   yo  i   ya   he    yo  //  E   yo  i  ya  he  yo

2 - Durante os séculos, XVII, XVIII e XIX, mais de 15 milhões de escravos africanos foram levados para esse “Novo Mundo”, onde introduziram novas tradições musicais, adaptadas inicialmente ao seu modo de vida de escravatura, e seguidamente ao da segregação racial. Da sua cultura, os escravos trouxeram o conceito de música comunitária, social e funcional, com um reportório de música de carácter religioso, como os espirituais negros, canções de trabalho, e músicas de dança.

 Exemplos de espirituais negros: «Joshua fit the battle of Jericho»; « Kum ba yah».

Exemplo de letra (sem a pauta) de uma canção de trabalho: «Plantation song» : «Jump down, turn around, pick a bale o’cotton.
«Jump down, turn around, pick a bale a day. pick a bale a day.
Oh,  Lowdy,  pick a bale o’cotton. Oh Lowdy,  pick a bale a day.
pick a bale a day. pick a, pick a, pick a, pick a, pick a bale o’cotton.
pick a, pick a, pick a, pick a, pick a bale a day.  pick a bale a day.

3 - Os afro-americanos desenvolveram práticas religiosas próprias depois de se afastarem da igreja frequentada pelos restantes imigrantes.  Foi neste contexto que surgiu o gospel, originalmente interpretado por um solista, acompanhado de um coro e de um pequeno conjunto instrumental.

Exemplo de letra de um espiritual negro: Go tell it on the mountain  (sem pauta):
Go tell, tell it on the mountain. Go tell, tell it on the mountain
Go, tell it on the mountain over the hills and every where
Go tell, tell it on the mountain.  Go tell, tell it on the mountain.
Go, tell it on the mountain that Jesus Christ is born!
Go tell, tell  it on the mountain Jesus Christ is born!
1- When I was a sinner I prayed both night and day
2- When I was a seeker I sought both night and day
Go, tell it on the mountain Go, tell it on the mountain.
Asked the Lord to help me  and He showed me the way.
Asked the Lord to help me ant He taught me  to pray .

4- Os espirituais e o gospel tiveram um papel fundamental em toda a música negra dos Estados Unidos desenvolvida no século XX, vindo a dar origem ao blues, ao ragtime, ao jazz, ao rhythm and blues, ao rock ‘n’ rol e até mesmo à música pop.
Exemplos:
Hello, San Francisco, Sugar Pie De Santo (blues)
The Entertainer, Scott Joplin (ragtime)
C-Jam blues, DukeEllington (jazz)
Tutti Frutti, Brian Burd and The Black Sabbath (rock ‘n’roll).

Proposta de trabalho: Elaborar um guia de audição para cada excerto musical, referindo aspectos como: andamento, forma, timbre, textura.

5- Instrumentos utilizados no blues, ragtime, jazz e rock’n’roll:
Guitarra eléctrica, guitarra baixo, bateria, contrabaixo e piano.
6- James Brown:  (Nasceu nos EUA, na Carolina do Sul, numa família pobre. Deu um importante contributo na evolução dos ritmos gospel, blues, funk e soul.
Exemplo citado: “I Feel Good” de James Brown. (Escutar no You Tube)
7-  O country é um estilo de música popular americana, associado à zona rural do sul dos EUA, cujas origens residem na música folk dos povos das Ilhas Britânicas (Grã-Bretanha e Holanda). Sofreu também influências de outros géneros musicais, como a música afro-americana, a música latino-americana e o cajun, estilo de música popular dos imigrantes acádios de língua francesa.
Os instrumentos utilizados inicialmente na música country foram o fiddel (violino) e o banjo de cinco cordas, aos quais se viriam a juntar outros instrumentos por influências de outros géneros musicais.
Exemplo de música country: «The Camptown Races» de Foster (V. Internet)

III- Música da América
2- América Latina
México
1- O México localiza-se na América do Norte e na América Central. Foi berço de várias civilizações avançadas como a Maia, a Azteca e a Inca e foi colonizado pelos espanhóis, tornando-se num estado independente em 1821.

2- O termo mariachi refere-se a um estilo musical com origem entre os trabalhadores rurais, com influências da cultura espanhola, dos africanos e dos povos nativos.  O termo refere-se também a grupos musicais contratados itinerantes que sem formação musical cantavam e tocavam harpa, violino e guitarras.
Mais tarde a harpa foi substituída pelo guitarrón, uma guitarra baixo de 6 cordas e os grupos passaram a incluir trompetes.
A marimba é um idiofone muito popular no México, tocado por três ou mais instrumentistas. A origem do instrumento não é clara Poderá ter aparecido na América Latina numa época pré-colombiana ou então ter sido introduzida por escravos africanos séculos depois. A marimba evoluiu com a adição de um segundo teclado cromático em 1894.
Exemplo de músicas e letras mexicanas, a escutar e ver no You Tube: El Aventurero (Antonio Aguilar), Viva Mexico mariachi, Que siga la fiesta (orquestra de marimbas), LA RASPA.

Curiosidades:
Rimba ou limba significa uma única nota do xilofone para os bantu em África. Marimba ou malimba deriva da adição do prefixo Bantu “ma” que significa “muitas”. Assim, a palavra marimba significa “muitas notas” ou seja, o instrumento na sua totalidade.
Escutar “Os marimbeiros de Zavala” (grupo moçambicano antigo)  no You Tube

ARGENTINA

1 - País da América do Sul, tem por capital Buenos Aires, sendo a língua oficial o espanhol. O tango é a música e dança distintivos da Argentina, que se desenvolveu em Buenos Aires e arredores e Montevideu, capital do Uruguai. É um género musical de origem africana que pode ser cantado. Carlos Gardel (1887-1935) imortalizou o tango na sua forma cantada.

2- Exemplos:
La Cumparsita, Carlos Gardel
            Fuga e Misterio , Astor Piazzola
            A media Luz, Ernesto Franco
3- Quem é? Astor Piazzolla? (1921 – 1992)
É um compositor argentino que inovou a sonoridade e forma de composição musical do bandoneon (aerofone semelhante à concertina) que vieram revolucionar o tango tradicional. (Ver no You Tube)
4- Interculturas
Gotan Project é o nome de um grupo musical formado em 1999 pelo francês Philippe Cohen Solal, pelo argentino Eduardo Makaroff e pelo suíço Christophe Muller. O grupo utiliza elementos electrónicos para dar novas sonoridades ao tango.
V. no You Tube os exemplos: La Gloria; La Revancha del Tango.

 CUBA
1-  A ilha de Cuba (Capital: Havana) localiza-se na América Central, no norte do Mar das Caraíbas. Foi inicialmente colonizada pelos espanhóis.
2- O género musical mais associado a Cuba é a Salsa, apesar da sua origem nova yorkina, com o grupo Lebon Brothers, de origem porto-riquenha, no início dos anos 70.
3- A Salsa é uma mistura de ritmos africanos e das Caraíbas, tais como o son, o mambo, a rumba cubanos e a bomba porto-riquenha. Recebeu ainda influências do merengue da República Dominicana, do calipso da Trindade e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae da Jamaica.
4-Tito Puente, Celia Cruz, Johny Pacheco e Compay Segundo são alguns dos grandes nomes da Salsa.

Ver e ouvir no You Tube:
El Adiós de este momento, Ignacio Piñero
Ríe y llora, Celia Cruz.
Compositor Confundido, Ibrahim Ferrer.                                     

 BRASIL
1-  O maior e mais populoso país da América Latina, localizado na parte central nordeste da América do Sul, atravessado por dois paralelos principais, o Equador a Norte, e o Trópico de Capricórnio.
2- Os cantos e danças dos escravos africanos constituíram etapa fundamental na história da música brasileira, influenciando os diversos géneros que deles surgiram: o afoxé, o maracatu, o maxixe ou o lundu ou lundum, uma dança de origem angolana que esteve na origem do samba. As tradições portuguesas levadas pelos colonos deram um bom contributo a alguns géneros musicais brasileiros: a modinha, uma espécie de canção lírica, é uma variação tipicamente brasileira da moda portuguesa.

Exemplos citados (para ver no You Tube): Lundum; Modinha de Vinícius de Morais
Ver e dançar o samba “Do jeito que o rei mandou” (por Zeca Pagodinho)

3- Um dos géneros criados pelos escravos africanos do Brasil foi a capoeira, uma mistura de luta e dança. A capoeira é executada em sintonia com o ritmo ijexá e o seu movimento base é o gingado. A música determina o ritmo e o estilo do jogo, de acordo com o toque de capoeira.
O instrumento mais importante na roda de capoeira é o berimbau, um cordofone de corda percutida em que um bastão de madeira em forma de arco  sustenta um cabo de aço esticado, com uma cabaça a servir de caixa de ressonância. A variação da altura é produzida pela pressão feita na corda por uma moeda ou por uma pequena pedra. O executante usa ainda, na mão do batente que percute a corda, uma pequena maraca de vime chamada caxixi.
4- Instrumentos musicais da capoeira
            Capoeira; berimbau e caxixi; reco-reco; xequeré ou cabaça; pandeiro: agogô.
(Observar uma roda de capoeira no you tube)
5- Na  música brasileira erudita há a destacar o trabalho de Heitor Villa-Lobos, que incluiu nas suas obras diversos elementos da cultura popular, como os violões e determinados ritmos característicos. Entre as suas obras mais conhecidas destacam-se as Nove Bachianas Brasileiras, escritas entre 1930 e 1945, numa tentativa de recriar os Concertos Brandeburgueses de Bach, utilizando ritmos ou formas musicais de várias regiões do Brasil.
A série de 14 Choros, escritos entre 1920 e 1929, assumem também grande importância na sua obra. O choro é um género de música popular urbana que surgiu no Rio de Janeiro na  segunda metade dio século XIX, com fortes influências de géneros musicais europeus, como a a polKa o schottishe e de géneros africanos trazidos pelos escravos. A improvisação e as temáticas melancólicas caracterizam o choro.
Ver: Prelúdio nº 1 em Mi menor, Villa-Lobos; Choro nº 1, Villa-Lobos.
6- Quem é? Villa-Lobos (1887-1959)
Foi um compositor brasileiro autodidacta. Viajou pelo interior do Brasil, integrando na sua obra vários elementos da música popular brasileira, em conjunto com influências de grandes compositores da música ocidental, desenvolvendo uma linguagem nacional na música erudita brasileira. “Sim, sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música eu deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical das nossas florestas e dos nossos céus….»
7- Bongo-Bong, de Manu Chao, é um remake do tema King of the Bongo, dos Mario Negra, grupo ao qual pertenceu. É um dos temas que compõem o álbum Clandestino, cantado em diversas línguas, como o francês, o inglês, o espanhol ou o português e mistura diversas sonoridades latinas – reggae, salsa, samba entre outros – com música electrónica e rock.  A poesia aborda temáticas sociais reais da América latina, como a imigração ilegal ou o êxodo rural.
8- Quem é Manu Chao? (1961)
Manu Chao (José Manuel Thomas Arthur Chao) nasceu em Paris, mas tem origens galegas. Em 1987 fundou o grupo Manu Negra, que fundia ritmos latinos, europeus e africanos com punk e rock. Manu Chao viajou por vários países, onde explorou diversas sonoridades e lançou, em 1998, o seu primeiro álbum a solo, Clandestino. Esta fusão de sonoridades torna Manu Chao num símbolo emblemático da world music.

IV
MÚSICA DA ÁSIA
CHINA (A Grande Região da China)
1- A cultura chinesa é uma das civilizações mais antigas no que diz respeito às artes e às ciências.
2- Segundo a lenda, no ano de 1697 a.C., Ling Lun dirigiu-se a um local designado Ta-Siá, o chamado Olimpo da China. Ling Lun cortou uma série de canas de bambu, organizou-as consoante a sua dimensão, conseguindo assim uma série de doze sons de alturas diferentes.
Considerou como som fundamental aquele que era emitido pelo primeiro tubo de bambu, chamando-lhe huangchung (sino amarelo).
3 - Os chineses acabariam por adoptar na prática musical apenas as notas dos cinco primeiros tubos, que correspondem à escala pentatónica. Cada uma destas notas tem um nome diferente tal como acontece com os graus da escala ocidental.
 4- Os nomes atribuídos às notas estão ligados a um simbolismo: a primeira, (Kung = palácio) representa o imperador, a segunda (Shang = deliberação), os  ministros, a terceira (Chiaou = Manifestação) o povo, a quarta (Chih = Chifre), os negócios, e a quinta (Yu = Asas), os objectos.
5- Há também uma relação entre os cinco sons da escala e os planetas, e os pontos cardeais, as cores e os elementos (madeira, água, terra, metal e fogo).
6- A música chinesa é essencialmente melódica e geralmente heterofónica. A indicação do ritmo não é precisa e utiliza por princípio uma relação binária.
7- Os instrumentos musicais são considerados pelos chineses como vozes da natureza. Esta terá contribuído com oito materiais – pedra, bambu, metal, barro, cabaça, pele, seda e madeira – sendo estas as formas como foram classificadas as várias famílias instrumentais nos primeiros tempos.
Instrumentos musicais chineses:
1- Erhu com outros cordofones (seda)
2- Pipa e Sanxian (seda)
3- Zheng (seda)
4- Lo (metal)
5- Ku (pele)
6- Suona (madeira), Shi gu (pele) e Bo (metal)
8- Curiosidades:A melodia “A Muralha da China” provém de uma canção que fala sobre uma mulher  que procurava o seu marido, que havia sido obrigado a trabalhar na construção da muralha.
9- Ópera Chinesa:  Há mais de 300 formas de teatro regional na China. A mais famosa é a Ópera de Pequim que se desenvolveu no final do século XVIII. Os argumentos de uma ópera chinesa unem elementos trágicos e cómicos, misturados com canto, dança, narrações poéticas e acrobacias. Trata-se de uma dramatização de feitos históricos e lendas populares. Outra forma de representação é o diálogo com uma linguagem muito próxima da fala comum e pantomimas.

 JAPÃO

1- A música japonesa resulta da troca de influências entre as tradições autóctones e as culturas estrangeiras, inicialmente da China, da Manchúria e da Coreia e, mais tarde, do Ocidente. Caracteriza-se por uma textura monofónica, resultando a sua sonoridade particular da utilização de microtons, da mistura tímbrica e do ritmo livre.
2- A música tradicional japonesa divide-se em 3 categorias:
Música teatral gagaku, com um estilo uniforme, tranquilo, gracioso, sem ornamentos e com um canto próximo do discurso falado, acompanhada por instrumentos musicais tradicionais.
Música teatral nô, uma forma teatral, criada entre os séculos XIV e XV que integra literatura, teatro, música e dança. Do ponto de vista musical, o seu traço mais marcante é o ritmo, medido ou livre, construído sobre uma unidade, geralmente de oito tempos ou, ocasionalmente, de quatro seis ou dois. É também acompanhada por instrumentos musicais tradicionais.
Reportório para o koto, uma cítara longa de treze cordas, para o shamisen, um alaúde de três cordas, e para o shakutachi, uma flauta de bambu, que são os instrumentos musicais japoneses.

Escutar no You Tube a canção Sakura.

INDONÉSIA

1- O Gamelão da ilha de Java é um conjunto musical presente em praticamente todas as comunidades, acompanhando cerimónias religiosas, dança teatral e social, dramas clássicos dançados ou executada como música de concerto. Os grupos podem variar de dimensões, mas tradicionalmente são compostos por cerca de vinte e cinco instrumentos e seis cantores.
2- A música caracteriza-se pelo som dos gongos de vários tamanhos (gong ageng, kenong, bonang). Inclui também metalofones com uma ou várias oitavas (saron, gender), Xilofones (gambang), tambores de vários tamanhos (Kendang), uma ou várias vozes e flauta (suling) ou rebab.
3- A música do gamelão tem por base duas escalas principais: uma escala de cinco notas slendroe uma escala de sete notas – pelog. Cada uma delas tem vários modos, chamados patet, que são executados consoante a hora do dia.
4- As composições javanesas, gending, têm por base uma polifonia e uma forma complexas. Estas composições dividem-se em pequenas secções, separadas pelo toque do gongo maior.
- (Um questionário sobre Gong Gede, obra instrumental presente no You Tube)
5- Interculturas: Alguns compositores europeus deixaram-se fascinar pela música oriental. Podemos destacar, entre eles, Alexandre Borodine com o seu poema sinfónico «Nas Estepes da Ásia Central» (1880) Nesta obra, Borodine evoca uma cena na vasta e árida estepe russa, onde surge uma caravana de homens e camelos que, a pouco e pouco se aproxima. São usados dois temas: o primeiro, essencialmente melancólico, é tocado no princípio pelo clarinete e depois pelas trompas, tornando-se cada vez mais intenso , à medida que a caravana se aproxima; o segundo, tocado inicialmente pelo corne inglês, é muito mais suave e romântico, desenvolvendo-se posteriormente nas cordas e combinando-se depois com o primeiro tema, antes de a caravana desaparecer ao longe.
6- Quem é? BORODINE (1833 – 1887)
Alexandre Borodine foi um compositor russo. Formou-se em medicina e foi professor de Química na Academia de Medicina em 1862. Nos seus tempos livres dedicava-se à música. Na sua obra destacam-se as peças para piano, a música de câmara e a ópera inacabada “Príncipe Igor”.

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