quinta-feira, 30 de junho de 2016

Uma história de Alexandre Magno




Chegou-me por email, como “história de exemplo”. Alexandre, de qual se refere o cavalo Bucéfalo e a história do Nó Górdio que cortou, em vez de o desfazer, era filho de Filipe da Macedónia, teve como seu mestre Aristóteles, tornou-se senhor da Ásia, mas morreu com 33 anos (356 a.C. – 323 a. C.) com um problema intestinal.
Trata-se de uma história, pois, de um extraordinário chefe que saboreou cedo os deleites do poder, mas, com os azares da vida, além da educação recebida de tão excelente mestre, cedo pôde extrapolar sobre a vanidade de tudo o que ele próprio conquistara. Serviria de exemplo também hoje, se tantos dos actuais e habituais “conquistadores” tivessem recebido lições de igual mestria. Mas se nem sequer a Bíblia lhes serve…


«Encontrando-se às portas da morte, Alexandre convocou os seus generais e comunicou-lhes os  seus três últimos desejos:

1 - Que seu ataúde fosse levado aos ombros e transportado pelos melhores médicos do reino.
2 – Que os tesouros que tinha conquistado (prata, ouro e pedras preciosas), fossem espalhados pelo caminho até sua tumba.
3 - Que suas mãos ficassem balançando no ar, fora do ataúde e à vista de todos.

Um dos seus generais, assombrado por tão insólitos desejos, perguntou a Alexandre:
- Porque razão pretende que assim se faça?
Alexandre explicou:

1 - Quero que os mais eminentes médicos carreguem o meu ataúde para que percebam que
Perante a morte não têm o poder de curar.
2 - Quero que o solo seja coberto por meus tesouros para que todos possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui  permanecem.
3 - Quero que minhas mãos se balancem ao vento, para que as pessoas possam ver que viemos com as mãos vazias e com as mãos vazias partimos.

O TEMPO é o presente mais precioso que temos porque é LIMITADO.
Podemos ganhar mais dinheiro,  mas NÃO mais tempo.
Quando dedicamos tempo a uma pessoa, estamos oferecendo uma porção de nossa vida que NUNCA poderemos recuperar.
Nosso tempo é nossa vida.
E o melhor presente que podes oferecer a alguém é o teu tempo; por isso, quando vi este legado, de imediato pensei em ti.
Obrigado por esta prenda que cada dia recebo, quando me ofereces um pouco do teu tempo, seja enviando emails, mensagens, ou uma palavra amiga pelo telefone. Obrigado. Recebe o meu carinho e gratidão.

ESTA MENSAGEM É DEMASIADO BONITA PARA NÃO SER TRADUZIDA E DIVULGADA. POR ISSO, DECIDI TRADUZI-LA E ENVIÁ-LA AOS MEUS AMIGOS, MANTENDO INTACTO O SEU CONTEÚDO ORIGINAL.»

Nenhum comentário: