quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Falta de assunto

- Hoje não tem assunto?
- Não, eu não saio de casa não tenho assunto. Agora no Pingo Doce mais uma vez fiquei danada. Os limões da Itália, as uvas de Espanha, os ananases com o rótulo da Espanha... Será que são? O que o Saramago diz de união ibérica não está longe. O Cavaco foi lá, não percebo porquê. Ou melhor, não li.
- E foi tratado com muita deferência e referência à amizade que une os reis aos presidentes e mais pessoas importantes daqui. O que é que se estará a tramar?
- São visitas de cortesia. Talvez a pedir auxílio.
- Temos também um logotipo da candidatura ibérica para o Mundial de 2018... Agora é que vai ser!
Não ligou, chauvinisticamente interessada na proveniência dos legumes:
- Favas! Mas é possível que estas grandes superfícies que compram comida, não a encontrem cá? Eu acho que devia haver um orgulho nacional. Assim: não é português, não compra. Como é que o governo vai explicar esta bandalheira de falta de produtos nacionais? Onde estão os agricultores? Morreram todos? Os pescadores já não pescam. A pesca diminuiu estrondosamente. Eles dizem que morrem de fome.
- A juntar aos despedimentos e desemprego... E com a diminuição da natalidade...
- A Europa manda. A explicação é que é mais barato o produto de fora. Comprar em Portugal é muito caro.
- Falta-nos calibragem...
- A gente sabe lá quando olha para a fruta se tem calibragem! Para comprar qualquer fruta portuguesa só indo às casinhas da fruta. O meu filho diz que a fruta no Algarve está no chão. Não há dinheiro para pagarem a quem a apanhe. Deixam tombar. Há dias foi a pera...
- O país tombando...
- E as setecentas reformas milionárias que estão na maior! Directores, muitos directores... Ora, se até agora se conseguiu fazer essa escandaleira, era altura de lhes tirar metade. Que saia uma lei! Espero que estes novos que entram agora peçam isso! Ao menos os da esquerda que peçam isso!

A minha amiga é de bom tempo! Sempre confiante... Acrescento, na mesma via do escândalo:
- Então e mais um novo grande caso de corrupção que envolve tanta gente conhecida! Será que vem numa linha de eliminação dos anteriores crimes, para novos estudos de novos arranjinhos - ou talvez já velhos – cuja solução se vai protelando, indefinidamente, como os antigos, à espera de outros que virão a seguir? Arranjinhos que envolvem familiares e amigos, e vão “tirando a pele a quem trabalha”, como diz o meu marido...
Somos donas de casa, não temos assunto. Não temos outro assunto.

Nenhum comentário: