quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Happy New year!

Último dia do ano! Com a história das “histórias do pós-Abril”, tenho descurado a minha amiga, que me traz os textos das suas indignações para comentar. Nem tenho tomado nota das suas frases, e hoje não vou ter tempo para anotar as suas graças e ironias. Tenho que ir limpar os vidros da casa, há semanas que ando para limpar as vidraças da casa, hoje vou fazê-lo para ter a casa lavada no Ano Novo de 2010, depois das humidades destas chuvas clamorosas que vêm provar que um Deus bom nos vai dando a água na quantidade precisa, apesar das secas que já havia no Egipto, nos tempos do Moisés. Isto nos serve, pois, para ter esperança ainda, contra os anunciadores do descalabro nos gelos nórdicos em fusão precipitada. O Deus da nossa fé não vai deixar que a nossa Terra se destrua assim. Basta que o façam os homens para quem as vidas humanas são letra morta, basta que o façam aqueles que tomam em mãos os destinos finais daqueles que matam e se matam com eles, em cadeia contínua suicidária de assassinatos, no Médio Oriente, ou na África os que instauram ditaduras mortíferas, em lutas tribais pelo poder, ou na América Latina, os que se entrematam também pelo poder. E os que vão morrendo à míngua, pela seca, pela fome, pela doença, pela solidão, pelo desamor.
Hoje é véspera do ano novo de 2010, dia de alegria, dia de cozinhados bons, dia de festas felizes que se desejam a toda a gente.
E assim, eu o desejo a todos os meus, a toda a gente, e em especial à minha amiga, sempre receosa do Deus castigador de cada vez que se expande em frases das suas incompreensões acerca do destino, dos outros e do seu próprio. Sensível como é às misérias com que topamos, mas que, observadora como é, ela topa antes dos outros, quer pelas suas leituras, quer pelas percepções imediatas dos seus olhos de mulher alta que olha de cima e tudo vê e tudo sente, muitas vezes é a inspiradora destes textos das nossas realidades comezinhas.
A ela pois, dedico este, em final de ano, augurando-lhe um bem melhor 2010, num “happy new year” de muita amizade.

Nenhum comentário: