sexta-feira, 29 de junho de 2018

Arrojo na decência



É claro que a reacção dos intelectuais de hoje à intervenção de um estadista contra um rapazinho que, em vez de se orgulhar da sua História e respeitar a coragem dos que fizeram a Resistência contra a ocupação do seu país, conspurca provocatoriamente um acto oficial, cuspindo o seu pequeno mundo de má criação arrogante, fruto das liberdades que os tempos democráticos aparentemente favorecem e que as famílias não deixam de incutir, elas próprias libertas desses valores do respeito que, pese embora o convencionalismo dos actos oficiais, contribui ainda para lembrar sofrimentos e valentias que fizeram a coesão nacional. Por cá, Miguel Esteves Cardoso, que não ama Macron, deturpa hipocritamente a intenção malcriada do rapaz convertendo a sua grosseria em à-vontade amistoso não aceite, naturalmente, pelo presidente francês, razoavelmente orgulhoso, o que é defeito de vaidade inaceitável, quando exibido publicamente. Quanto a Pedro Mexia, ele próprio senhor de um domínio intelectual distante e sobranceiro, remete, também hipocritamente, para a família, o sermão educativo, sabendo quanto tal atitude pedagógica, hoje em dia essencialmente dialogante, de uma liberdade favorecedora do desenvolvimento da personalidade, de que “La Maison de papier” de Françoise Mallet-Joris é exemplo, em registo simpático mas utópico, é irrelevante. E falsa.
Por isso, admiro Macron, como homem corajoso que não se coibiu de oferecer a lição, mau grado o risco que correu, perante uma assembleia de muitos “Mexias” e “Cardosos” jactanciosos, na sua pseudo-simpatia pela juventude livre, conferindo esse dado, a eles próprios que o defendem, o mesmo estatuto de “homens livres”, para que fique registado, como seguidores da “inteligência”. Ou do pedantismo intelectual, como se lhe queira chamar.
Igualmente, é claro, admiro João Miguel Tavares, pela sua coragem em defender Macron, sabendo bem o risco que corre perante os seus detractores progressistas. E cito novamente a sua argumentação, como exemplo de coragem e nobreza, tão distantes já deste nosso universo de fatuidade inócua:
«Em primeiro lugar, e talvez por já estar demasiado calejado quanto a adolescentes insolentes, o que vi foi um miúdo armado em chico-esperto a querer exibir o seu atrevimento à frente dos amigos – não um jovem amistoso com défice protocolar. Ora, existe uma enorme diferença entre “respeito” e “respeitinho” e entre “irreverência” e “insolência”. Dinamitar o respeitinho e cultivar a irreverência é uma forma de cada um exercer a sua liberdade individual de uma forma tão lata quanto possível, recusando pactuar com o silenciamento de ideias ou com os argumentos de autoridade. É, nesse sentido, uma forma de enriquecimento do espaço público. A insolência não é nada disso: é um modo de desrespeitar regras de cortesia e protocolos de comunicação, indispensáveis à realização de qualquer conversa. Não é um ataque a ideias, mas sim um ataque gratuito a pessoas.  
É nesse sentido – e este é o meu segundo argumento – que Macron fez bem em criticar o miúdo. Não o vejo como uma humilhação. Bem pelo contrário: Macron levou-o a sério e deu-lhe importância. Um bom sermão tem sempre grandes vantagens, e não deve estar reservado aos pais, sobretudo quando os pais não estão lá. Aquele rapaz ouviu o que precisava: que as revoluções não se fazem a trautear A Internacional e que há coisas que existiam antes de nós e continuarão depois de nós: os heróis, a história de um país, o sistema político que criámos para viver em liberdade e em paz. Respeitar isso não é subserviência – é apenas inteligência, sensatez e boa educação.»

OPINIÃO
O sermão de Macron a um adolescente francês
Um bom sermão tem sempre grandes vantagens, e não deve estar reservado aos pais, sobretudo quando os pais não estão lá.
PÚBLICO, 26 de Junho de 2018
Por esta altura já quase toda a gente viu as imagens: numa cerimónia de homenagem à resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial, um jovem de 14 anos dirigiu-se a Emmanuel Macron com um coloquial “ça va, Manu?”, logo depois de ter trauteado A Internacional. Macron ouviu, não gostou e pregou: “Não, não, não, não, não... Estás numa cerimónia oficial e, por isso, comportas-te como deve ser. Podes armar-te em imbecil, mas hoje é dia de cantar A Marselhesa e O Canto dos Partisans [hino da resistência à ocupação alemã]. A mim chamas-me senhor Presidente da República, ou senhor, de acordo?” E depois, não inteiramente satisfeito, voltou atrás para uma segunda dose de sermão: “No dia em que quiseres fazer a revolução tira primeiro um diploma e aprende a sustentar-te. Então poderás dar lições aos outros.”
Houve quem não gostasse, e são basicamente dois os tipos de reacção a criticar o comportamento de Macron. O primeiro considera que o jovem estava apenas a ser simpático, e que a resposta do Presidente francês foi estupidamente arrogante. Miguel Esteves Cardoso escreveu que o cumprimento amistoso do rapaz recebeu em troca uma resposta digna de “um bullyzinho todo franciú” e “emproado”. O segundo tipo de reacção admite que o miúdo foi insolente, mas entende – opinião de Pedro Mexia – que os sermões estão reservados para os pais, e que não compete a um Presidente da República responder com artilharia pesada à provocação de um adolescente.
Discordo tanto de Esteves Cardoso como de Pedro Mexia, e estou inteiramente ao lado de Macron – ele fez muito bem em responder daquela maneira. Explico porquê. Sendo eu um liberal com uma coluna chamada “o respeitinho não é bonito”, que odeia o país dos senhores doutores e que entende que padecemos de um défice tremendo de irreverência, este meu posicionamento pró-Macron é uma coisa que à primeira vista pode parecer que não faz sentido. Mas faz, por duas razões.
Em primeiro lugar, e talvez por já estar demasiado calejado quanto a adolescentes insolentes, o que vi foi um miúdo armado em chico-esperto a querer exibir o seu atrevimento à frente dos amigos – não um jovem amistoso com défice protocolar. Ora, existe uma enorme diferença entre “respeito” e “respeitinho” e entre “irreverência” e “insolência”. Dinamitar o respeitinho e cultivar a irreverência é uma forma de cada um exercer a sua liberdade individual de uma forma tão lata quanto possível, recusando pactuar com o silenciamento de ideias ou com os argumentos de autoridade. É, nesse sentido, uma forma de enriquecimento do espaço público. A insolência não é nada disso: é um modo de desrespeitar regras de cortesia e protocolos de comunicação, indispensáveis à realização de qualquer conversa. Não é um ataque a ideias, mas sim um ataque gratuito a pessoas.  
É nesse sentido – e este é o meu segundo argumento – que Macron fez bem em criticar o miúdo. Não o vejo como uma humilhação. Bem pelo contrário: Macron levou-o a sério e deu-lhe importância. Um bom sermão tem sempre grandes vantagens, e não deve estar reservado aos pais, sobretudo quando os pais não estão lá. Aquele rapaz ouviu o que precisava: que as revoluções não se fazem a trautear A Internacional e que há coisas que existiam antes de nós e continuarão depois de nós: os heróis, a história de um país, o sistema político que criámos para viver em liberdade e em paz. Respeitar isso não é subserviência – é apenas inteligência, sensatez e boa educação.

Nenhum comentário: