O mundo escolar hoje parece imagem
do mundo de mudança desvairada, em que já não há tempo para os afectos
duradoiros. Os brinquedos cobiçados são postos de parte mal sejam adquiridos,
porque outras marcas se lhes sobrepõem, e assim sucede com as modas. E com os
casamentos, que se fazem e desfazem em ritmo eloquente. “Todo o mundo é
composto de mudança”, já se dizia outrora, mas parece que cada vez mais
aceleradamente hoje, “tomando sempre novas qualidades”, como também se dizia.
Ou antes, disse-o Camões, que sofreu na pele todos esses ritmos, em amores,
desventuras e andanças.
Mas trata-se de mudanças
pedagógicas, a questão seriamente tratada no texto a seguir, de Maria João Marques, sobre EDUCAÇÃO.
Refere o novorriquismo pedagógico
e dou-lhe razão. Dantes, nas escolas, faziam-se ditados, emendavam-se os erros
cinco vezes e às vezes mais, as tabuadas decoravam-se, e bem assim as
preposições e os tempos verbais. Mas hoje não há mais tempo para consolidação
dos saberes, porque eles são cada vez em maior quantidade, até mesmo a
gramática, toda cheia de laçarotes de explicitação de sentidos, quer ao nível
da morfologia quer ao nível da sintaxe. A fonética pouco conta, é certo, tanto mais que se criou
um novo acordo ortográfico para mostrar que a Língua Portuguesa é como a
calçada portuguesa, própria para tropeções e ossos partidos.
Faz-se apelo à compreensão,
sem dar tempo aos meninos de adquirirem estruturas que lhes permitiriam entender
melhor as matérias. Tenta entulhar-se-lhes as mentes, com um mundo excessivo de
novidades – e raciocínios - ao nível de todas as disciplinas, que incluem
medicina. E os textos que se lhes oferecem, nos exames, para interpretarem,
são, por vezes, de um emaranhado conceituoso, que me pergunto se os que fazem
as provas têm a noção da bestialidade das suas exigências.
Os livros escolares são um
encanto, é certo, para os adultos. Mas duvido que a maioria das crianças os
percebam, apesar de ilustrados com imagens. São livros para geniozinhos, ou,
pelo menos, para crianças habituadas a leitura. Mas duvido que as crianças adquiram
gosto pela leitura, nesta era do digital. E do nuclear, tão esmiuçado tudo se
torna, tão veloz o ritmo das exigências.
E afinal, tantos alunos que
passam de ano com várias negativas, prova de que se falhou também no ensino! Um
ensino de mentirinha, como na governação, como no amor da Língua… Os filhos da
era … do digital, da desumanização, do nuclear… da consciência da relatividade …
Que pena!
A culpa é dos adultos /premium
OBSERVADOR, 6/6/2018
Houve umas luminárias do
Ministério da Educação que entenderam colocar crianças a aprenderem matérias
para as quais não têm, tão novas, capacidade. As crianças, previsivelmente,
mostram dificuldades.
Quando li notícias de não se
conseguir ‘raciocinar,
argumentar e relacionar conceitos’ cogitei para com os meus
botões (ou fecho-éclair, que vai dar ao mesmo) ‘querem ver que fizeram um
estudo sobre os participantes adultos das redes sociais?’ Mas não,
tratava-se da análise dos resultados das provas de aferição dos vários ciclos.
Que, não por acaso, é tema
que me interessa. No ano passado o filho mais novo fez a prova de aferição do
segundo ano (que é uma nervoseira perfeitamente escusada para miúdos de sete
anos, mas deixemos isso por agora) e o mais velho a do quinto ano.
A criança mais velha já
está em modo de autogestão, é bom aluno sem precisar de estudar para isso e eu
só intervenho para boicotar as sugestões dos professores de que passe mais
tempo a estudar para tirar ainda melhores notas. Neste ponto particular
socorro-me de Jorge Sampaio e digo-lhe que há vida além do estudo. Entre
pô-lo a estudar para passar de um oitenta para um noventa por cento, ou
comprar-lhe livros para ler sobre os assuntos que lhe interessam (desde uma
tradução em segunda mão do Freedom at Midnight da
dupla Collins e Lapierre vinda do Brasil – por cá nunca ninguém se lembrou de
traduzir – até aos recentes volumes dos Romanov do Simon Sebag-Montefiore),
prefiro de longe a última.
Considero que a leitura
(de livros bons, maus e assim-assim) e outro tipo de experiências
(voluntariado, ou aulas de música, desenho, acting) preparam muito mais para a
vida que a estrita formação académica. Cada vez mais me arrepio
com a profunda burrice e ignorância de pessoas que sabem muito tecnicamente de
alguns assuntos (as que sabem) mas nem com lentes fundo de garrafa conseguem
ver o mundo. Por muito boas que sejam no seu nicho técnico (novamente:
as que o conseguem), são pessoas quadriculadas, cortadas, a quem escapa a
natureza humana. E, como digo ao pré-adolescente, as miúdas preferem sempre
um rapaz que consiga dizer coisas giras sobre o casamento aberto de Lord
Mountbatten com a sua Edwina, ou a relação de Catarina, a Grande com Potemkin,
do que os macambúzios que falam de jogos da playstation.
Isto tudo para ensaiar o
argumento (que não desenvolvo por questões de economia de espaço) de que faz
muito mal ao ensino e à aprendizagem o enfoque excessivo nos testes, mesmo os
de aferição que nem nota têm, sobretudo quando os alunos são tão novos.
Mas vamos ao filho mais
novo. Dizem as provas de aferição destes dois anos que as crianças no segundo
ano têm problemas com as frações. E pelas notícias tal é apresentado como
grande descalabro.
Bom, não vejo a razão.
Eu – e milhares de alunos como eu – deram frações no quinto ano, com dez anos.
Agora começam a dar frações no segundo ano (as tartes partidas) e logo no
terceiro fazem contas com frações que estou certa que alguns adultos não as
saberiam fazer. Houve umas luminárias políticas do Ministério da
Educação que entenderam colocar crianças – que não desdobram a capacidade de
abstração normal para a idade só para agradar aos alucinados com ‘a exigência’
e ‘o rigor’ – a aprenderem matérias para as quais não têm, tão novas,
capacidade. As crianças, previsivelmente, mostram dificuldades.
Este desfasamento entre a
capacidade de abstração das crianças e os programas foi previsto quando
entraram em vigor as novas metas curriculares em 2015. Ninguém pensante se
surpreendeu. Ontem, uma professora primária reformada de um colégio que costuma
estar no topo dos rankings comentava comigo que os programas eram uma ‘violência
a que sujeitam crianças de 7, 8, 9, 10 anos’. Junte-se a isto o gigantismo dos
programas, que obrigam a dar a matéria seguinte antes da anterior estar
consolidada. Depressa concluímos que as notícias, afinal, deviam ser ‘5% da
população é tão ingénua e distraída que se espanta pelos resultados das provas
de aferição do primeiro ciclo’.
Segundo me disseram, no ano
passado para as provas de aferição do segundo ano (num colégio que é conhecido
por errar pela exigência excessiva), não eram fáceis nem pretendiam facilitar.
Presumo que temos, portanto, um bom retrato dos alunos do primeiro ciclo. Se se
quiser usar sensatez e pesquisa científica, não será difícil melhorar os
programas para os adequar às cobaias.
Porém se se preferir
usar ideologia à cacetada, teimar em clamar pelos chavões da falta de retenções
e da bandalheira que é a educação, continuar a tentar vergar uma criança aos espartilhos
dos tais que são bons tecnicamente mas um desastre a ler a realidade, bom,
ficaremos na mesma. Há uma espécie de novo-riquismo na educação, com foco
apenas nos exames e no que é mensurável. Em vez de colares de ouro ostensivos,
usam-se atualmente as notas e as setecentas e sessenta e duas atividades em que
os filhos revelam excelência.
Mas há sempre um lado
positivo. As pessoas das redes sociais podem entreter-se rasgando as vestes de
indignação com a ignorância dos jovens de agora e a sua incapacidade de
raciocinar, argumentar e relacionar. Exatamente as mesmas pessoas que não
produzem uma ideia própria, repetem o que leram noutro lado, aderem ou repudiam
os argumentos nunca pela sua qualidade mas pela afinidade, ou falta dela, com
quem os profere, e são incapazes de raciocínio abrangente e de perceber como
uma coisa influencia outra direta ou indiretamente. No meio de abundantes erros
ortográficos e gramaticais. É que dantes é que a escola ensinava bem.
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