sábado, 29 de setembro de 2018

Via email



Assustador, para já, como perspectiva o texto seguinte de previsões a breve prazo. A impressão que dá é a de que, do “vale de lágrimas” da condição humana de trabalho e luta, mas de realização também, se pretende criar um vale de riso e gozo, mas de destituição também daquilo que dá significado à vida humana, mesmo que seja no repetitivo do aparente esforço inútil, Sísifos condenados a empurrar a pedra na montanha desdenhosa. Não dá para crer, de tão absurdo.

PREVISÕES  SURPREENDENTES
O exemplo da Kodak:
Em 1998, Kodak tinha 170.000 empregados e vendia 85% de todo o papel fotográfico do mundo. Em poucos anos, o seu negócio  caiu na bancarrota.  O que ocorreu à Kodak  sucederá a muitas outras indústrias  nos próximos 10 anos. Acaso se pensava em 1998 que 3 anos depois não se voltariam a revelar fotos em papel?
Câmaras digitais:
As câmaras digitais se inventaram em 1975, as primeiras só tinham 10.000 pixels. Ao igual que todas as tecnologias de desenvolvimento exponencial, estas câmaras não foram apreciadas durante algum tempo, até que melhoraram e se expandiram mundialmente em poucos anos.
A Era Exponencial:
O mesmo sucederá com a Inteligência Artificial, a medicina, os carros eléctricos e autónomos, a educação, a impressão em 3D, a agricultura e os postos de trabalho.   Bem-vindos à IV Revolução Industrial. Bem-vindos à Era Exponencial.
Era Software:
O software irá unir-se à maioria das indústrias tradicionais nos próximos 5 ou 10 anos. Uber é apenas uma ferramenta de software, não tem nem um só carro, mas é hoje a maior empresa de táxis do mundo. Airbn é a maior empresa hoteleira do mundo, sem ter um só edifício.
Inteligência artificial:
Os computadores vão sendo exponencialmente melhores na sua inter-relação com o mundo. Este ano, um computador derrotou o melhor jogador de “GO” do mundo, 10 anos antes do que se esperava.
O fim dos advogados:
Nos Estados Unidos os jovens advogados não podem encontrar trabalho. Através de «IBM Watson» pode-se obter assessoria legal (por agora em assuntos não muito complicados) em uns segundos, com 90% de segurança, frente aos 70% que oferecem os assessores humanos. No futuro haverá menos 90% de advogados. Só ficarão os especializados.
Outros avanços:
Face book e Facial recognition:
“Watson” já diagnostica o cancro com 4 vezes mais segurança que os oncologistas. Facebook já dispõe mais de um software que pode reconhecer rostos melhor que as pessoas. Em 2030 os computadores deverão ser mais inteligentes do que os seres humanos.
Carros autónomos:
Os primeiros carros autoconduzidos estarão à venda em 2018. Em 2020’s toda a indústria automóvel será automovida. Ninguém necessitará de ter carro. Pedirás um por telefone, apresenta-se onde estejas e te levará aonde queiras. Não necessitarás estacioná-lo, somente terás que pagar a corrida… e poderás trabalhar durante o trajecto. Nossos netos não necessitarão carta de condução, porque não terão carro.
Cidades do futuro:
As cidades mudarão já que só serão necessários uns 5 a10% dos carros da actualidade. Os estacionamentos poderão transformar-se em jardins. Cada ano morrem no mundo 1,2 milhões de pessoas em acidentes de tráfico. Sofremos na actualidade um acidente por cada 100.000 km, mas com os carros autónomos esta taxa baixará a um acidente por cada 10 milhões de kms. Isto salvará um milhão de vidas ao ano.
Novos carros:
A maior parte das empresas automobilísticas irão à bancarrota. Os fabricantes tradicionais tratam de conseguir melhores carros enquanto que os tecnológicos (Tesla, Apple, Google) procuram construir un computador revolucionário com rodas.
Seguros
As companhias de seguros terão graves problemas num mundo quase sem acidentes; as apólices terão que ser 100 vezes mais baratas e seu modelo de negócio tenderá a desaparecer.
Vivendas
O negocio imobiliário também mudará. Se se pode trabalhar enquanto se viaja, a gente preferirá viver mais longe em zonas de campo.
Energia solar
Os carros eléctricos serão a maioria em 2020. As cidades serão menos ruidosas e a energia eléctrica será muito mais barata e limpa. A produção solar de electricidade tem crescido exponencialmente nos últimos 30 anos e o seu impacto é crescente. No ano passado instalaram-se no mundo mais geradores solares que de combustível fóssil.
Água potável
Com a electricidade mais barata, também a água será mais abundante e barata. A potabilização da água salgada só necessita na actualidade 2 kWh por m3 . Não há escassez de água em muitos lugares, o que há é escassez de água potável. Imagina o que será dispor da quantidade de água potável que desejes a baixíssimo preço.
Sanidade
O “Tricorder X Prize” foi anunciado este ano. Há empresas que construíram este sistema médico que funciona através do telefone, escaneando a retina do enfermo, tomando amostras de sangue e registando a sua respiração. Depois, analisa 50 biomarcadores capazes de identificar muitas enfermidades. Será um sistema barato e, em poucos anos, todos os seres humanos terão acesso a uma análise médica quase gratuita.
Impressoras em 3D
O preço da impressora em 3D mais barata caiu de 18.000 a 400 euros em 10 anos. No mesmo período de tempo tornou-se 100 vezes mais rápida. Todos os grandes fabricantes de calçado ja começaram a imprimir sapatos em 3D.
Reposições no espaço
Algumas peças de reposição para aviões já se imprimem em 3D em aeroportos remotos. A Estação Espacial Internacional dispõe actualmente de uma impressora que reduz radicalmente o número de peças de reposição que era necessário transportar há uns anos.
Escanear (digitalizar) em 3D
Em finais deste ano, novos smartphones poderão escanear em 3D. Qualquer um poderá escanear os seus pés para imprimir na sua casa uns sapatos perfeitos à medida.
Imprimir edifícios
Na China, já se imprimiu por partes e se montou um edifício completo de escritórios, de 5 pisos. Em 2027, 10% de tudo o que se produza será por impressão em 3D.
Oportunidades de negócio
Se pensas elaborar alguma coisa nova, faz esta pregunta: “No futuro, ¿será necessária essa coisa?"? Se o teu invento não pode funcionar através do telefone, esquece-o. Qualquer ideia pensada para ter êxito no séc XX está condenada a fracassar no XXI.
Trabalho
Entre 70 e 80% dos atuais postos de trabalho desaparecerão nos próximos 20 anos. Serão criados outros diferentes.
Agricultura
No futuro poder-se-á dispor de um robot agricultor por 100 euros. Os agricultores dos países do terceiro mundo converter-se-ão em gestores de suas terras, em lugar de ter que trabalhar todo o dia nelas.
Alimentação
A aeroponia (cultivo de raízes das plantas suspensas) fará que se necessite muito menos água nos cultivos. A 1ª carne de vitela produzida em laboratório já está disponível e, em 2018, será mais barata que a vitela natural. Hoje, 30% da superfície agrícola usa-se para alimentar o gado. Imagina que esses terrenos ficassem livres para outros usos. Há várias iniciativas para introduzir os insectos no mercado alimentício, pois contém mais proteínas que a carne. Se chamarão "fonte alternativa de proteínas" já que a maioria da gente afasta a ideia de comer insectos.
Detectores
Existe una aplicação chamada "Moodies" capaz de detectar o teu estado de ânimo. Em 2020 haverá outros programas que poderão detectar, partindo das expressões faciais, se estás ou não mentindo. Imagina um debate político em que possa ver-se num écran quem mente e quem diz a verdade.
Dinheiro
O Bitcoin poderá converter-se numa moeda válida no mundo inteiro.
Longevidade
Actualmente, a esperança média de vida aumenta 3 meses cada ano. Há 4 anos, era de 79 e hoje está nos 80. Este ritmo de aumento também cresce e, em 2036, será de mais de um ano cada ano.
Em consequência, a gente poderá viver muito mais tempo, provavelmente até aos 100 anos por termo médio.
Educação
Os smartphones mais baratos já se podem adquirir por 10 euros na Ásia e em África. Em 2020, 70% dos seres humanos terá um. Isto significa que toda a gente disporá de igual capacidade para aceder à educação.

Nenhum comentário: