Para que desassombradamente surgissem agora análises cordatas que nele
leio, como as de GABRIEL MITHÁ RIBEIRO, desmistificando o conceito de colonialismo
segundo o parecer hipócrita da “Seita”
responsável pela alarvidades outrora destruidoras do equilíbrio de um mundo africano
em construção e cujos cacos jamais serão colados quer pelos da seita cada vez
mais alastrante e ignara, quer pelas próprias forças aborígenes desses mesmos povos
cobardemente abandonados às actuais alarvidades dos seus governantes sem
escrúpulos. O segundo texto, sobre Eduardo
Lourenço, um desses intelectuais de respeitabilidade obtida longe da pátria
por eles superiomente desprezada, fazedores das tais opiniões sectárias, quão
distantes estão, contudo, dos novéis prosseguidores do receituário ideológico, que
hoje em dia, tirante os da democracia mais apoiada em bibliografia antiga ou
recente, se limitam a balbuciar o receituário da protecção e do amor pelos mais
humildes, acompanhado do rancor pelos que melhor se safam, sem que este último
pormenor acarrete necessariamente, aos tais, o apodo de safados. Bem haja ao
OBSERVADOR, pela esperança que transmite, ao alertar para noções mais sensatas.
Ou menos hipócritas.
“Pare
o mundo que eu quero descer!” /premium
OBSERVADOR, 13/6/2018
A Seita insiste em manter-se na crista
da onda da ‘libertação dos oprimidos’ içando a bandeira do seu ‘humanismo’ que
Lhe permite forçar terceiros a colher tempestades de ventos que ela mesma
semeou.
No âmago das reinvenções da contemporaneidade está a Seita,
excrescência religiosa que ganhou rostos e vestes laicas e um poder de quem
navega sobre o mar das vidas comuns com inquestionável direito a derramar
crude. Ainda aguardamos por uma geração capaz de estancar a fonte poluidora
para permitir que, finalmente, as demais cruzem a mancha tóxica enquanto esta
se dilui.
Mas nada muda e a contaminação continua a atacar com particular
virulência o nervo central da espécie. Resta aos comuns mortais tentar colocar
a cabeça de fora das águas poluídas apenas para suavizarem a intoxicação. A luta pela liberdade desceu ao nível do
mero instinto animal de sobrevivência.
Pertenço a uma das gerações às quais a Seita impôs a ‘libertação da opressão’. À época era urgentíssimo acabar com o
‘colonialismo’. Passou meio século e peças desconjuntadas de sociedades
inteiras, cadáveres incluídos, não param de flutuar no tsunami poluidor que foi
arrasando todo o meu continente natal e hoje espraia-se com violência nas
margens do continente vizinho. Indiferente,
a Seita insiste em manter-se na crista da onda da ‘libertação dos oprimidos’
içando mais e mais a bandeira do seu profundo ‘humanismo’ que Lhe permite
forçar terceiros a colher tempestades de ventos que ela mesma semeou. A Seita, que nunca se coibiu de recorrer a
escudos humanos nas suas ‘campanhas justiceiras’, vai perdendo a vergonha de
alastrar a face mais sórdida dessas práticas à sua própria casa ao apoiar a
viagem e instrumentalizar a chegada dos novos navios negreiros que descarregam
sem dignidade, sem lei e de forma ostensivamente provocatória destroços humanos
das suas aventuras tropicais ao longo de décadas.
Entretanto, a Seita havia imposto fórmulas urgentes de vitórias e
mais vitórias dos países explorados sobre os países opressores. A caricatura
está na visita do presidente do então novo país subdesenvolvido à mais poderosa
superpotência da época onde descobriu que por lá trabalhavam vinte e quatro
horas por dia e, no regresso, impôs que ‘A partir de hoje!’ a sua amada pátria
revolucionária iria passar a trabalhar vinte e cinco horas por dia e a
ultrapassagem da superpotência era uma questão de tempo. A variante no
hemisfério norte foi a urgência de impedir que ‘os ricos ficassem com tudo o
que era do povo’ que, assim, nunca se libertaria da pobreza cultural, social,
económica. A Seita impôs um Estado intrometido em tudo e mais alguma e que
cumprisse o sagrado desígnio de ser ele a investir, investir, investir, com e
sem recursos. A vida passa e, na mancha poluidora, não param de emergir
destroços de misérias, epidemias, famílias desconjuntadas, anomia, dívidas
públicas colossais, património urbanístico arruinado e uma volumosa bola de
impostos inutilizada na massa densa de crude. Sem remorsos e muito menos arrependimentos, a Seita quer mais e mais,
agora combater o ‘neoliberalismo’, a especulação financeira, os mercados aos
quais exige ‘Queremos as nossas vidas de volta!’
A Seita – sempre pronta a
denegrir pela denúncia o passado anterior à sua própria existência – nunca se
ensaiou em impor uma nova escola participativa que ‘libertaria’ os povos, na
origem, de malformações mentais herdadas de um tempo de trevas com o qual era
urgente romper. À medida que a mancha de crude foi trespassando as paredes das
escolas quem por lá sobrevive vê-se forçado a especializar-se mais a mais no
desvio dos destroços da indisciplina, violência, depressões, ruído. A Seita
reage tornando ainda mais sagrado o farol-guia da sua navegação, agora
orientado para a escola ‘inclusiva’ com ‘flexibilidade curricular’ e sem
exames, os últimos uma imposição corrosiva da ‘boa’ e ‘autêntica’ relação
pedagógica.
A Seita diverte-se ao mesmo tempo e cada vez mais surfando a
nazarena onda feminista ou femista (sic) que ‘libertará’ as mulheres de milhões
de anos de opressão masculina, dilúvio que, por arrasto, lavará a espécie de
todos os pecados das opressões sexuais. Os dias passam e na mancha de crude já
flutuam seres deformados pela poluição cuja cabeça vive enfiada no seu próprio
baixo-ventre onde buscam loucamente o centro do universo.
No refluxo desta vaga talvez venha a celebração da páscoa, a recordação
da navegação originária que fundou a Seita, o momento em que no deserto
académico recebeu o mandamento sagrado de criar o ‘Homem Novo’, mas que obrigou
a exegese a clarificar o significado profundo da originária palavra santa,
criar o ‘Género Novo’. A causa terá sido um mero lapso do Criador que, muito
atarefado nos primórdios, terá omitido a criação também da ‘Mulher Nova’ ou,
com muitíssimo mais rigor, a criação da
‘Multi-Identidade-Variável-Inclusiva-de-Género’.
O “chato” que gritava nos ouvidos de Raul Seixas “Pare o mundo
que eu quero descer!” talvez tivesse razão. Nada falta para habitarmos no
Planeta-Manicómio.
Eduardo Lourenço e a geração lesa-pátria
OBSERVADOR, 7/7/2018
As fragilidades
do pensamento social não resultam apenas de os indivíduos lerem pouco,
mas também de tutelas letradas irmanadas numa bolha intelectual solitária e
autocomplacente face aos seus vícios.
«Quem pode estranhar que durante dois anos um país inteiro,
sabendo-o, vivia acima das suas posses, se é esse – sobretudo nas cidades, como
em Lisboa, em que a regra do ‘parecer’ é imperativa – o padrão, tirado a
milhares de exemplares, e o estilo de vida, dos particulares? Não só dos
chamados «ricos» que mesmo ao seu nível estão habituados também a uma espécie
de picarismo de alto coturno, mas de todas as camadas da população que não
apanharão jamais um autocarro quando podem apanhar um táxi. (…) A austeridade
pode ser um álíbi, mas a falta dela não é prova de revolucionarismo. A
demagogia política e o reflexo estrutural que nos caracteriza combinaram-se
para produzir o fenómeno pasmoso de alimentarmos a máquina económica com o
dinheiro dos outros, gasto alegremente como se fosse nosso.»
As palavras não são de Pedro
Passos Coelho. Ficaram registadas em O Labirinto da Saudade, de Eduardo Lourenço, publicado em
1978, livro que modelou a viciosidade intelectual do regime. Dos nove
ensaios que o constituem, seis revelam uma qualidade sofrível, os que versam
sobre a atualidade em torno de questões identitárias e sociais – psicanálise
coletiva, mentalidade coletiva e emigração –, enquanto apenas três ensaios, os
de cariz mais marcadamente histórico e literário, passariam no crivo da
qualidade intelectual, um que aborda a literatura «(…) como interpretação
de Portugal», outro o pensamento de Teófilo Braga sobre Camões e um terceiro a
escrita ensaística de António Sérgio.
Tão grande desequilíbrio – que resume a um terço os textos que não
deixam dúvidas sobre as qualidades do autor – evidencia, por um lado, as
dificuldades do filósofo-ensaísta em lidar com a atualidade e, por outro lado,
que terá pesado a carga politizada na sua transformação em patrono intelectual
da geração pós-revolucionária.
Em qualquer sociedade, as
fragilidades do pensamento social não resultam apenas de os indivíduos lerem
pouco, mas também de tutelas letradas irmanadas numa bolha intelectual
solitária cujos membros observam complacências mútuas face a vícios de
pensamento. Sendo esse o balanço das últimas quatro décadas em Portugal, O
Labirinto da Saudade permite compreender a génese do fenómeno, um livro em
que a intermitente qualidade intelectual serviu para escudar a propagação
social de vícios do pensamento.
Anoto que a radical hegemonia do pensamento de esquerda (universidades, comunicação social, partidos
políticos, música, teatro, cinema, artes) tem a ver com o contexto da
guerra fria em que se deu a epifania revolucionária de 1974 da qual resultou a
renovação das tutelas da sociedade portuguesa, momento em que uma das
superpotências atravessava uma crise conjuntural profunda iniciada no ano
anterior (choque petrolífero, derrota no Vietname, escândalo do Watergate),
enquanto a superpotência rival entrava no seu ciclo de maior projeção
internacional, mas também o princípio do seu fim (1991). Tais circunstâncias
tornaram quase impossível dissipar, naquele contexto, a névoa de ignorância
sobre a natureza do regime soviético.
Sendo conjuntural, a
cristalização dessa herança como uma fatalidade em Portugal deveu-se aos
intelectuais que, à época, radicalizaram os seus significados. Naqueles momentos faltou um Edmund Burke
que, perante desafios bem mais exigentes, nas Reflexões sobre a revolução em França manteve a primazia da
racionalidade filosófica sobre a frivolidade do imediato, equiparando a importância da renovação
das instituições de governação à necessidade de preservar as estruturas e
símbolos de regulação da vida social e económica herdados, e que se reformariam
no seu tempo próprio, uma vez que a rotura abrupta dos últimos acarretaria
consequências perversas a prazo. Burke escrevia sobre a revolução
iniciada em 1789 em cima dos acontecimentos (1790) e acertou por saber tirar
partido do distanciamento de quem os analisava de fora, a partir do Reino
Unido.
Quase dois séculos passados, Eduardo Lourenço partilhou idênticos
pressupostos. Teve
o mérito de abrir as portas para se afirmar como pensador de referência
beneficiando de interpretar Portugal, país europeu periférico, a partir de
França onde conquistara prestígio intelectual e de um maior intervalo
cronológico entre os factos (1974-1975) e a escrita (1978). Todavia, utilizou
esse capital para fazer de O Labirinto da Saudade um
apologista de facção de utopias ingénuas da sociedade socialista, aprimorando a
relação patológica congénita destas com o passado dado nascerem sempre
contaminadas pela radicalização do ódio primário ao passado imediato.
Num país onde a modelação
social da liberdade de pensamento estava congelada desde o fim da monarquia
constitucional (1910), isto é, tinha atravessado a I República (1910-1926) e a
II República (1926/1933-1974) ainda que por razões diversas, a
intelectualidade da III República (1974) acabaria por sair do berço viciada em
ignorar ou deturpar o que não lhe interessa no mundo que a rodeia, uma síndrome de castração intelectual que
alimenta inevitáveis falhanços intelectuais a prazo.
O núcleo fundador dessa patologia do conhecimento instituiu-se em torno
do recalcamento da URSS enquanto realidade singular (política, social,
histórica, económica) passível de interpretação por critérios universais
definidores da racionalidade analítica, atitude no entanto obstinadamente
contrariada pela elite letrada que dominou o século XX. De França, Eduardo
Lourenço transplantou o arquétipo para Portugal. Fê-lo num contexto em que os
portugueses se buscavam a si mesmos no rescaldo da revolução, ciclo raro em que
os indivíduos aprendem o sentido da existência coletiva por experiência própria
muito mais do que através da superficialidade impessoal da televisão, rádio ou
jornais. Significa que a nova semente intelectual foi lançada num terreno
social fertilíssimo onde, além disso, dominava uma pirâmide etária
esmagadoramente jovem que via abertas as portas das universidades como nunca.
As consequências de longa duração foram inevitáveis e o balanço está hoje à
vista.
Ao inserir Portugal num
mundo então disputado pelas superpotências, O
Labirinto da Saudade limita-se a laivos de crítica contra
os ‘capitalistas’ dos EUA
(suficiente para modelar a mira crítica das novas gerações letradas), enquanto
a URSS não existe (semente do recalcamento intelectual do que pode incomodar).
A atitude sustenta o à-vontade com que o autor rotula o Estado Novo de «totalitarismo» (p.26) «semitotalitário» (p.44),
apreciações definidoras dos que desconheciam a realidade vivida na parte do
mundo à qual se filiavam, caso contrário ser-lhes-ia bem mais difícil ousar
termos desse teor ignorando Estaline e visando
Salazar, ditador autoritário na matéria intelectualmente mais honesto do que os seus críticos.
Se ainda hoje é extraordinariamente difícil combater a ignorância sobre a
natureza dos regimes comunistas, e que assumiu proporções planetárias
intergeracionais, as dificuldades
acentuam-se em sociedades dominadas ao longo de décadas pelo culto intelectual
da ignorância e, por essa razão, pouco sensíveis ao confronto dos factos, como
a portuguesa.
Alargando a perspetiva, as
mais perniciosas manifestações da síndrome de castração
intelectual encontram
a semente em O Labirinto da Saudade.
Ao contrário de Edmund Burke, Eduardo Lourenço foi obsessivo em preparar os
seus discípulos para procurarem no período histórico antecedente, o Estado
Novo, quase só manifestações intelectuais, culturais ou existenciais bacocas
que, sem dúvida, existiram. Mas também antes e após essa época, assim como a
realidade vivida e pensada no quotidiano é precisamente a que se situa além
dessas superficialidades. Instigar tal atitude significa coartar às sociedades
a conquista e consolidação, por si mesmas, da liberdade de pensamento. Naqueles
anos pós-revolucionários, como em qualquer época, domesticar ou aprisionar uma
sociedade é sinónimo de castrar aprioristicamente as interpretações que ela,
por si mesma, possa fazer do passado imediato, regra de ouro das tentações
ditatoriais cuja quebra é o que melhor define a liberdade intelectual. Salvo
raras exceções, a sociedade portuguesa anda desviada dessa tradição desde 1910.
Não é por isso surpreendente que o discurso do autor esteja marcado por
incómodos sempre latentes quando lida com as ideias de pátria ou nação
portuguesas que ele mesmo torna obsessivas. Opta por embrulhá-las em refinados
argumentos filosóficos-literários-historiográficos mas que, à revelia do rigor
terminológico e analítico ou do simples bom senso, soçobram vezes sem conta em
adjetivações provocatórias na sua infantilidade. Estas agravam-se quando o
objeto de análise mescla Portugal e Salazar, embora Eduardo Lourenço admita, e
bem!, que o fenómeno se situa aquém e além do Estado Novo.
O rol fala por si: «irrealista», «impotência mascarada de
poderio», «ficção ideológica», «mitologia arcaica e reacionária», «mentira orgânica», «‘vazio’ quase absoluto», «máscara»,«visão burguesa», «modo burlesco, alógico, provocador», «apoplético e delirante narcisismo», «místico-nacionalista», «‘Portugal-menino-jesus-das-nações’», «‘lusitanidade’ (…) nos termos mais cegos e
dementes», «loucura natural e gloriosa», «colonialistas de segunda classe sem meios nem
vontade para assumir uma grandeza de ficção», «inconsciência coletiva», «sonambulismo incurável», «‘mentira congenital’», «cegueira colonialista», «mistificação», «somos um povo de ‘sonhadores’», «o salazarismo mitificou alindando até ao
grotesco», «política absoluta e
criminosa», «Somos um povo de pobres com
mentalidade de ricos».
Camões não escapa ao
tiro-ao-alvo. «(…) Jorge de Sena
encarregou-se de subtrair, com flamejante «fúria camoniana», ‘Os Lusíadas’ ao
‘ideário fascista’ que deles fazia bandeira e bíblia (…). Foi excelente
subtrair assim pública e oficialmente, Camões, à banal ideologia reacionária
que com notório, mas não de todo infundado abuso, fizera dele o padrão e a
caução do mais exaltado e desvairado ‘nacionalismo’» (pp.
123-124). Ainda assim, «(…) Camões foi o cantor
patético e violento, o ‘cruzado’ intelectual e moral consciente de sê-lo, mesmo
se nela não foi humanamente mais, como a poetas pode suceder, que um marginal génio, codilhado e mal
pago. Pobres, saímos de casa para ser ou tentar ser senhores (…)» (p.125).
», esses que Também não escapam os que chegavam à
ex-metrópole com o fim abrupto do império que alimentava esse «desvairado ‘nacionalismo’transformavam
o Aeroporto da Portela na «Pequena porta, portaló de
espécie particular para recolha do lixo imperial» (p.39). O ferrete identificará para sempre o autor
deste texto removido para um país onde esse ‘lixo
imperial’ vive
interditado de responder à letra com justo impacto público e, por cima, ao fim
de quatro décadas e ainda sem direito a qualquer reparo tem de suportar a glorificação
em cinema, por estes dias, do ilustríssimo pensamento que legitimou os seus
carrascos.
Se qualquer identidade
nacional necessita de reinvenções do sentido do seu destino coletivo, o que
sobrará de referentes agregadores como pátria e nação depois de arrasados ao
longo de décadas num ambiente de complacência intelectual generalizada?
Uma geração de letrados que
se destacou pelo apagamento da anterior tradição patriótica para, em golpes de
engenharia, se reconverter à orientação socialista internacionalista (‘multicultural’ na substância)
algum dia teria de começar a ter de lamber as feridas. Revela-se sintomático
que tão celebrado patrono dos caminhos intelectuais percorridos possa
atravessar, com laivos de distanciamento inocente, a troca de argumentos em
curso sobre a designação do futuro museu,
ele que na sua obra magistral ensinou: «Não
trabalhar foi sempre, em Portugal, sinal de nobreza e quando, como na Europa
futuramente protestante, o trabalho se converte por sua vez em sinal de
eleição, nós descobrimos colectivamente a maneira de refinar uma herança
ancestral transferindo ‘para o preto’ essa penosa obrigação. É mesmo essa a
autêntica essência dos ‘Descobrimentos’, o resto, embora imenso, são
adjacências» (p.130).
No original, o termo ‘Descobrimentos’ está
isolado em itálicos para evitar contaminar a decência da linguagem. Acrescento
que Eduardo Lourenço remeteu a expansão ultramarina e o império para o âmago da
identidade portuguesa, embora ouse avaliar sumariamente esse mesmo império a
partir de França sem experiência vivencial, atitude irmanada à de outros ícones
intelectuais do século XX que refletiram sobre o ‘colonialismo’ na África negra por
telepatia.
Num livro cujo subtítulo
é Psicanálise Mítica do Destino Português,
a síndrome de castração intelectual explica
o esvaziamento do significado do ‘mito’. Do
passado ancestral à contemporaneidade, o conceito ajudara a captar e
interpretar o funcionamento complexo das identidades coletivas. Todavia, a
inépcia em lidar com as ideias de pátria e nação levou, por arrasto, o
filósofo-ensaísta a castrar parte essencial do significado do mito e respetivos
ritos, circunscrevendo-os apenas à
dimensão pejorativa, falsa, dissimulada. Daí que, em 1978, tomasse como pressuposto do desenvolvimento – que
finalmente a revolução tornaria possível! – a desfiliação dos portugueses do
seu próprio e longo passado histórico e, para ser convincente, Eduardo Lourenço
sobrecarregou-o de pretensas cargas ‘mitológicas’. A
consequência intelectual foi a de até o passado factual passar a caber
nesse ‘saco mitológico’ sem
fundo.
Tendo em conta o fortíssimo impacto do pensamento do autor nos
paroquiais meios universitários onde passaram a brotar progressistas e
ativistas, a moda pegou ao ponto do ataque aos ‘mitos’–
que estes agentes aprendem da cátedra a detetar por todo o lado (os dos outros,
nunca os próprios) – se ter tornado no escudo dos ineptos em legitimar o seu
desprezo ou ódio às identidades de matriz portuguesa. Por alguma razão, a
intelectualidade da III República nunca largou o pódio dos corrosivos da
identidade própria apesar da forte concorrência ocidental e única no planeta
afetada pela patologia.
Um dos ensaios ou
capítulo, «Somos um povo de pobres com mentalidade de
ricos» (pp.129-137), tem a vantagem de concentrar os vícios
intelectuais dispersos pelo livro com a peculiaridade de revelar o arquétipo
luso do desprezo da bolha letrada pelo ‘povo’. Eduardo
Lourenço mal consegue puxar o lustro ao indisfarçável ressentimento intelectual
porque o ‘povo’ terá tido manifestações
de empatia pelo regime anterior impossíveis de apagar da memória coletiva. Em
jeito de quem se vinga de amores traídos, o autor ficciona um ‘povo’ que, além da secular
tradição viciosa de se afastar do trabalho em busca das glórias ilusórias do
império, é dominado pela «(…) célebre mentalidade
milagreira portuguesa [que] procede
desta situação, em si não insólita, mas aberrante pela extensão e o tempo que
se prolongou»(p.132).
Se uma certa dose de intuição terá feito Salazar comprar no
supermercado das imagens para fins políticos as virtudes do trabalho,
religiosidade ou pobreza para controlar o ‘povo’,
no mesmo fornecedor para fins pedagógicos a intuição de Eduardo Lourenço fê-lo
preferir as imagens da preguiça ‘colonialista’ e
da crendice para condicionar os novos governantes na terapia a aplicar a esse
mesmo ‘povo’. Bastou rotular o primeiro
de delirante-inconsciente-mistificador-mentiroso-orgânico para o último converter
os discípulos à sua genialidade. Claro que o filósofo-ensaísta
sustentou as suas teses: «E será decerto pouco
provável esperar, antes de longos anos, da almejada sociedade socialista a
construir, uma mudança consciente naquilo que não é da ordem do político,
embora o implique, mas da ordem obscura e da trama quase orgânica da
‘mentalidade’. Mas se essa mudança não é uma utopia, só pode esperar-se da
transformação da mentalidade económica e social coadjuvada com uma prática
pedagógica digna de uma sociedade anti-individualista, antiegoísta, como, em
princípio, uma sociedade socialista deve ser» (p.135).
O mesmo foi defendido por intelectuais brilhantes da antiga URSS, Cuba,
Coreia do Norte, Venezuela ou Moçambique, entre outros países parcial ou
totalmente arruinados. Quantas décadas mais a tralha que a bolha intelectual
vigente produz continuará a passar por sabedoria ou, pior, por genialidade?
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