TÓPICOS DA HISTÓRIA CULTURAL PORTUGUESA
SÉCULO XIX: A Corrente realista
OS FACTOS
Rotativismo hiperpartidário (até ao fim do século):
- Corrente conservadora.
- Corrente democrática (do partido progressista).
O caciquismo: Sistema de sufrágio indirecto. Caciques: representantes do povo.
População rural: Fuga para a cidade; emigração para o Brasil .
(Consequência da emigração: equilíbrio na balança de pagamentos).
A adopção do “Sistema Métrico”.
- Criação do Curso Superior de Letras.
- Epidemia da cólera-morbus e febre amarela.
- 1856: Lei que extingue a escravatura.
- 1860: Primeiros prelos a vapor.
12- D. Luís I, o “Popular” (1861/1889):
- 1861: Desposa D. Maria Pia de Sabóia, filha do rei Victor Manuel de Itália.
- 1865: Introdução da publicidade na Imprensa. - Passagem da imprensa de opinião à de informação.
- “Diário de Notícias”: primeiro jornal não intervencionista.
- 1867: Abolida a pena de morte.
- 1868: Movimento da “Janeirinha”: mudança do governo de Joaquim António de Aguiar para o do conde de Ávila.
- 1871: O já então marquês de Ávila e Bolama, ministro do Reino, proibiu o prosseguimento das “Conferências Democráticas” do Casino Lisbonense (por Antero, Eça, Adolfo Coelho, Ramalho...).
LITERATURA
A GERAÇÃO DE SETENTA:
Contexto sócio-histórico:
Regime Constitucional, época da Regeneração. Melhoramentos tecnológicos (Fontismo). Melhor comunicação com o exterior. Sociedade culturalmente estagnada. Avanço das ideias republicanas.
Ideologias inspiradoras do movimento realista-naturalista:
Positivismo (Augusto Comte); materialismo agnóstico; evolucionismo (Darwin); determinismo tainiano - (influência do meio e das circunstâncias sobre os comportamentos; subordinação da psicologia à fisiologia (Claude Bernard, Zola). O socialismo proudhoniano.
Os grandes momentos do conflito:
- A “Questão Coimbrã” 1865/1866.
- As “Conferências Democráticas “ (1871).
- A doutrinação das “Farpas”.
- A polémica em torno de Eça.
Características do realismo como nova expressão de arte:
Arte de oposição às literaturas oficiais - retóricas e de um sentimentalismo oco – empenhada na reforma das instituições ou na análise dos comportamentos, explorando temas sociais (REALISMO) ou patológicos (NATURALISMO) da realidade contemporânea e quotidiana, formalmente caracterizada pela precisão e o rigor do traço a que o estilo impressionista liberta da sintaxe clássica em novas alianças vocabulares.
A Escola Realista:
Ramalho Ortigão e “As Farpas”, meio inicial de combate à literatura romântica e aos costumes políticos do liberalismo. (“Uma Campanha Alegre”, os textos de Eça, seu colaborador, postumamente reunidos em volume).
ANTERO DE QUENTAL (1842/1891) e a poesia comprometida, de modelo clássico. Várias fases poéticas:
- Poesia - voz da Revolução, doutrinária, de inspiração filosófica. Espiritualidade de feição platonizante na expressão lírica do Amor. Poesia da fase pessimista. Poesia da pacificação interior.
EÇA DE QUEIRÓS (1845/1900), e a literatura empenhada, sobre a realidade social, em narrativa de um sentido humorístico e de uma riqueza discursiva ímpar.
O escritor polivalente – a crónica, as cartas, o conto, as lendas de Santos, a novela policial, o romance naturalista de inquérito (“O Crime do Padre Amaro”, “O Primo Basílio”...), a fase ecléctica na obra-prima “OS MAIAS” .
“OS MAIAS” (1888). A unidade arquitectónica de uma obra – de ideologia pessimista e humor satírico – que evolui em paralelismo e confluência de planos intimamente relacionados – o da intriga trágica e o da crónica social – convergindo no final em insucesso comum - das personagens daquela e dos figurantes desta.
ARTE
- 1863: “Museu da Marinha” (criado por D. Luís). Actualmente nos Jerónimos.
- Palácio de Cristal” (Porto)
- 1877: Ponte D. Maria Pia (G. Eiffel). (Porto)
- Ponte D. Luís, iniciada em 1881 (Porto).
- “Palácio de Monserrate” (Arq. Knowles). Estilo neo-oriemtal.
- Coliseu dos Recreios.
- 1887: “Estação do Rossio” . Neo-árabe.
-1892: “Praça de Touros do Campo Pequeno” (arq. José Dias da Silva).
- 1893:“Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia”. Actualmente nos Jerónimos.
Leite de Vasconcelos o seu primeiro director.
- “Palace Hotel” do Buçaco: 1888/1907: Neomanuelino.
SÉCULO XIX: A Corrente realista
OS FACTOS
Rotativismo hiperpartidário (até ao fim do século):
- Corrente conservadora.
- Corrente democrática (do partido progressista).
O caciquismo: Sistema de sufrágio indirecto. Caciques: representantes do povo.
População rural: Fuga para a cidade; emigração para o Brasil .
(Consequência da emigração: equilíbrio na balança de pagamentos).
A adopção do “Sistema Métrico”.
- Criação do Curso Superior de Letras.
- Epidemia da cólera-morbus e febre amarela.
- 1856: Lei que extingue a escravatura.
- 1860: Primeiros prelos a vapor.
12- D. Luís I, o “Popular” (1861/1889):
- 1861: Desposa D. Maria Pia de Sabóia, filha do rei Victor Manuel de Itália.
- 1865: Introdução da publicidade na Imprensa. - Passagem da imprensa de opinião à de informação.
- “Diário de Notícias”: primeiro jornal não intervencionista.
- 1867: Abolida a pena de morte.
- 1868: Movimento da “Janeirinha”: mudança do governo de Joaquim António de Aguiar para o do conde de Ávila.
- 1871: O já então marquês de Ávila e Bolama, ministro do Reino, proibiu o prosseguimento das “Conferências Democráticas” do Casino Lisbonense (por Antero, Eça, Adolfo Coelho, Ramalho...).
LITERATURA
A GERAÇÃO DE SETENTA:
Contexto sócio-histórico:
Regime Constitucional, época da Regeneração. Melhoramentos tecnológicos (Fontismo). Melhor comunicação com o exterior. Sociedade culturalmente estagnada. Avanço das ideias republicanas.
Ideologias inspiradoras do movimento realista-naturalista:
Positivismo (Augusto Comte); materialismo agnóstico; evolucionismo (Darwin); determinismo tainiano - (influência do meio e das circunstâncias sobre os comportamentos; subordinação da psicologia à fisiologia (Claude Bernard, Zola). O socialismo proudhoniano.
Os grandes momentos do conflito:
- A “Questão Coimbrã” 1865/1866.
- As “Conferências Democráticas “ (1871).
- A doutrinação das “Farpas”.
- A polémica em torno de Eça.
Características do realismo como nova expressão de arte:
Arte de oposição às literaturas oficiais - retóricas e de um sentimentalismo oco – empenhada na reforma das instituições ou na análise dos comportamentos, explorando temas sociais (REALISMO) ou patológicos (NATURALISMO) da realidade contemporânea e quotidiana, formalmente caracterizada pela precisão e o rigor do traço a que o estilo impressionista liberta da sintaxe clássica em novas alianças vocabulares.
A Escola Realista:
Ramalho Ortigão e “As Farpas”, meio inicial de combate à literatura romântica e aos costumes políticos do liberalismo. (“Uma Campanha Alegre”, os textos de Eça, seu colaborador, postumamente reunidos em volume).
ANTERO DE QUENTAL (1842/1891) e a poesia comprometida, de modelo clássico. Várias fases poéticas:
- Poesia - voz da Revolução, doutrinária, de inspiração filosófica. Espiritualidade de feição platonizante na expressão lírica do Amor. Poesia da fase pessimista. Poesia da pacificação interior.
EÇA DE QUEIRÓS (1845/1900), e a literatura empenhada, sobre a realidade social, em narrativa de um sentido humorístico e de uma riqueza discursiva ímpar.
O escritor polivalente – a crónica, as cartas, o conto, as lendas de Santos, a novela policial, o romance naturalista de inquérito (“O Crime do Padre Amaro”, “O Primo Basílio”...), a fase ecléctica na obra-prima “OS MAIAS” .
“OS MAIAS” (1888). A unidade arquitectónica de uma obra – de ideologia pessimista e humor satírico – que evolui em paralelismo e confluência de planos intimamente relacionados – o da intriga trágica e o da crónica social – convergindo no final em insucesso comum - das personagens daquela e dos figurantes desta.
ARTE
- 1863: “Museu da Marinha” (criado por D. Luís). Actualmente nos Jerónimos.
- Palácio de Cristal” (Porto)
- 1877: Ponte D. Maria Pia (G. Eiffel). (Porto)
- Ponte D. Luís, iniciada em 1881 (Porto).
- “Palácio de Monserrate” (Arq. Knowles). Estilo neo-oriemtal.
- Coliseu dos Recreios.
- 1887: “Estação do Rossio” . Neo-árabe.
-1892: “Praça de Touros do Campo Pequeno” (arq. José Dias da Silva).
- 1893:“Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia”. Actualmente nos Jerónimos.
Leite de Vasconcelos o seu primeiro director.
- “Palace Hotel” do Buçaco: 1888/1907: Neomanuelino.
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