quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Página de Grelha, (25)

TÓPICOS DA HISTÓRIA CULTURAL PORTUGUESA
SÉCULO XX
Visão Global:

Desenvolvimento do País ao nível das infra-estruturas: Comunicações, auto-estradas, portos, aeroportos, hospitais, universidades...

No plano político: Institucionalização de uma democracia participativa, baseada na alternância democrática, na divisão e interdependência de poderes, no pluralismo partidário...

No plano internacional: Portugal participante na UE, na ONU, NATO, na CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa), desde 1996, na Comunidade Ibero-Americana; estreitamento da relação com a Espanha...

Mas:
Baixo nível de vida, atrasos na educação, assimetrias regionais, deficientes serviços de saúde, baixa produtividade, encerramento de empresas, despedimentos, inflação, sinistralidade nas estradas, aumento da criminalidade e da corrupção ...

LITERATURA

Literatura Africana de Expressão Portuguesa:

Antecedentes:

- Literatura das descobertas e Expansão: No contexto histórico dos Descobrimentos (s. XV/XVIII), dentro de um objectivo de dilatação da Fé e do Império, e no reconhecimento do direito à dominação.
- Literatura Colonial: A partir do séc. XIX, com o desenvolvimento da actividade cultural, trazida com o estabelecimento do ensino oficializado ou particular e instalação do prelo: De sentido racista, vinculada ao homem europeu e não ao homem africano.

- Paralelamente, já na 2ª metade do s. XIX, surge uma literatura de apontamento de uma sociedade africana ganhando consciência nacional, racial, uma literatura de sentido anticolonialista.

Algumas características da nova literatura:

- Abandono dos temas obrigatoriamente europeus.
- Renúncia às estruturas poéticas tradicionais.
- Penetração definitiva no universo humano e telúrico africano. A negritude. O mulatismo.
- Os dramas sociais: seca, fome, isolamento, desalento, tristeza.
- Carácter de intervenção, de militância – Contexto do neo-realismo, de ideologia marxista: O discurso da revolta, de recusa à situação social marcada pelo colonialismo, de defesa do ideal de libertação e independência, de esperança / certeza no amanhã...
- Formalmente: Integração de palavras da língua-mãe.

Os fundamentos de uma Literatura de Expressão Portuguesa definidos a partir de:

Cabo Verde: Revista “CLARIDADE” (1936/52
S. Tomé e Príncipe: O Livro de Poemas “ILHA DE NOME SANTO” (1943) de Francisco José Tenreiro.
Guiné: Antologia “Mantenhas para quem luta” (1977)
Angola: Revista “MENSAGEM” (1951/52)
Moçambique: Revista “MSAHO”, (1952)

Os Escritores:

De Cabo Verde:
Lírica: Jorge Barbosa, Manuel Lopes, António Nunes, Aguinaldo Fonseca, Corsino Fortes, Osvaldo Osório, Amílcar Cabral (fundador do PAIGC).
Narrativa: Manuel Lopes, Baltazar Lopes, Luís Romano, Teobaldo Virgínio, Gabriel Mariano, Nuno Miranda, Teixeira de Sousa, Orlando Amarilis...

De São Tomé e Príncipe:
Lírica:
Francisco José Tenreiro; Alda do Espírito Santo...
Narrativa: Viana de Almeida; Mário Domingues...

Da Guiné:
Lírica:
Fausto Duarte, António Cabral, Hélder Proença.

De Angola:
Lírica:
Henrique Guerra, José Luandino Vieira, João Abel, Arnaldo Santos, António Cardoso, Costa Andrade, Ruy de Carvalho, Agostinho Neto...
Narrativa: Castro Soromenho, Lília da Fonseca, Luandino Vieira...

De Moçambique:
Lírica:
Rui deNoronha, Ilídio Rocha, Glória de Sant’Ana, Alberto Lacerda , Irene Gil, Rui Knopfli, Noémia de Sousa, Marcelino dos Santos, Rui Nogar, José Craveirinha, Guilherme de Melo, Reinaldo Ferreira...
Narrativa:
João Albasini, Vieira Simões, Nuno Bermudes, João Reis, Luís Bernardo Honwana...
Actualmente: Mia Couto e um novo modelo de escrita.


ARTE

Música


Cantores líricos:
Carlos Guilherme, Maria Helena Vieira...
Vozes magníficas da Escola de Música do Conservatório Nacional...

Grupos musicais:
Trio Irmãs Meireles”, “Duo Irmãs Muge” ”Trio Odemira”, Duo “Ouro Negro”, Grupos “Santo Amaro de Oeiras”, “Brincando aos Clássicos” de Ana Faria, “Ala dos Namorados”, “Broa de Mel”, “As Doce”, “Gemini”, “G.N.R.”, “Xutos e Pontapés”, “Os Trovante”, “Os Madredeus”, “Delfins”, “Santos e Pecadores”, “Rio Grande” “António Mafra”, “Típico”, “Ronda Típica da Meadela “Rancho do Douro Litoral”, “Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cano”, “Grupo Folclórico de S. Torcato”, Corais alentejanos de Serpa, Cuba, Pias, Figueira de Cavaleiros, Beja (“Trigo Limpo”), Aljustrel, Odemira (Canto do Baldão) ......

Compositores de música ligeira:
Artur Fonseca, Frederico de Freitas, João Freitas Branco, José Luís Tinoco, José Nisa, Nuno Nazareth Fernandes, Raul Ferrão, Raul Portela, Maestro Jorge Machado, Sérgio Godinho, Tó Zé Brito, Verónica, Zeca Afonso......

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