quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Página de Grelha (26)

TÓPICOS DA HISTÓRIA CULTURAL PORTUGUESA
SÉCULO XX

Características:
- Actualidade marcada por uma progressiva e poderosa intervenção dos meios mediáticos - o 4º poder - na vida social e política da nação.
Daí:
- Denúncia de escândalos envolvendo corrupção de nível vário – fraude, extorsão, evasão fiscal, cunha, dolo, violação do segredo de justiça, pedofilía, tráfico de influências, tráfico de droga...
- Manipulação de promoções ou ostracismo de figuras ou obras de acordo com simpatias ou empenhos...
- Banalização narcísica e ruidosa do espectáculo televisivo, muitas vezes palco improvisado de manifestações populares afectivas, os noticiários de cariz sensacionalista e perverso, amontoado de informação sem dimensão, denunciando o fraco nível da nossa cultura e o descontrole da nossa emoção.

- Por outro lado, como factor positivo, os debates, as entrevistas televisivas ou radiofónicas para esclarecimento do público e reconhecimento do carisma das nossas figuras públicas ou das nossas figuras intelectuais, além de programas revivalistas sobre artistas do passado, e outros sobre a história, a geografia, o folclore, a culinária, em que se destaca, como comunicador e amante da sua pátria, José Hermano Saraiva.

- Importante seria o estabelecimento de um serviço público que, menos condicionado por programações de tipo novelesco ou de intervenção juvenil pouco educada e serena, contemplasse propósitos formativos mais culturais e mais sérios, com programas divulgadores da actividade cultural do país, ou programas de animação cultural sobre a língua, a literatura, a ciência em geral, a música clássica ou ligeira, a arte em geral - sem o carácter esporádico ou tardio com que por vezes se afirmam, e acompanhados de exemplificação imagística ou musical esclarecedoras

LITERATURA

JOSÉ SARAMAGO,
Prémio Nobel da Literatura, 1998:

A sua obra ficcional forma panorama amplo de originalidade, humor satírico, informação livresca, agudeza psicológica e crítica, imaginação amplificadora, universos alucinantes, conhecimento humano, traduzidos num discurso desconcertante, pela irregularidade da sua estrutura frásica com a ausência da pontuação clássica, técnica que exige do leitor uma atenção permanente e participante na descodificação dos registos linguísticos – do narrador ou das personagens. Como se este estilo “acumulativo” de registos, de Saramago fosse símbolo da nossa época mediática, ruidosa e veloz, em que as vozes chegam e se impõem na força da sua oralidade, sem tempo para apresentações, ou para respirar pausadamente, e simultaneamente permitindo a percepção e desmontagem dos comportamentos e temperamentos das personagens, juntamente com o riso sardónico do seu narrador. Dir-se-ia que, para além da vastidão de elementos culturais e de conceito que informam a complexidade da sua obra, esta deve a sua originalidade também à matéria-prima humana que nela se realiza através do discurso poderoso, na sua unidade estilhaçada em fragmentos semânticos a descobrir, bem longe da técnica do discurso semidirecto ou indirecto livre de Eça, que já no seu tempo constituíra original forma de expressão, sem nunca perder, todavia, o equilíbrio gramatical, nem a clareza, nem o destaque psicológico das personagens, com a ocultação do narrador. Mas nestes séculos XX e XXI, cada vez mais marcados pelo tecnicismo, pela especialização, pela variedade, pela transformação, não espantam tais características de uma escrita exigente da participação do leitor, progressivamente mais apto, não só em consequência da ambiência de registos a descodificar que desde a infância o envolvem, como ainda pelo desenvolvimento dos estudos linguísticos e semânticos que possibilitam uma análise mais esclarecida de cada escritor.


ARTE

MÚSICA CLÁSSICA ACTUAL:
- A Música Atonal:
Expressionismo..
Escola de Viena
Futurismo
O Folclore.
Neoclassicismo.
- A influência do jazz (de raízes africanas).
- Os instrumentos de percussão (exóticos).
- A música serial, concreta, electrónica.

Compositores Portugueses:
António Fragoso, António Victorino de Almeida, Carlos Seixas, Fernando Lopes Graça, Filipe Faria, Joli Braga Santos, Viana da Mota...

Intérpretes:
Piano:, Sequeira Costa, , Maria João Pires, Domingos António...
Violino: Vasco Barbosa
Violoncelo: Paulo Gaio Lima
Guitarra Portuguesa: Carlos Paredes
Acordeão: Eugénia Lima...

A MODA: Estilistas:
Ana Salazar , a pioneira, 1978; Manuel Alves /J. M. Gonçalves, 1984;
Manuela Gonçalves, 1978;
Olga Rego, 83, estilista. do Porto; José António Tenente,1986; Fátima Lopes; Augustus.
Nuno Gama, Luís Buchinho; Miguel Vieira....

1977: O MUSEU NACIONAL DO TRAJE, instalado no antigo Palácio Angeja-Palmela, (de arquit. pombalina e interior rocaille, e com o Parque do Monteiro-Mor, projecto do botânico italiano Domenico Vandelli), localiza-se no Paço do Lumiar. A colecção inicial - (de cerca de 7000 trajes e acessórios, em parte da Casa Real) - proveio do “Museu Nacional dos Coches”. 90% das colecções são provenientes de ofertas, as restantes de aquisições, legados e depósitos. Exposições regulares de trajes históricos e etnográficos e de obras de artistas e designers contemporâneos.

...............

Final :

ALGUMA BIBLIOGRAFIA

Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura” da “Verbo”.
A Arte Portuguesa do Século XX” de Rui Mário Gonçalves (Círculo de Leitores).
A Arte em Portugal nos sécs. XIX e XX”, (3 vols.) de José Augusto França (Bertrand Ed.)
PORTUGAL” – Distri Editora.
Os mais belos Palácios de Portugal” da “Verbo”.
Os mais belos Castelos de Portugal” da “Verbo”.
Movimentos de Arte Contemporânea - SURREALISMO – por Fiona Bradley (Editorial Presença)
Movimentos de Arte Contemporânea – MINIMALISMO – por David Batchlor (Editorial Presença).
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa (Assembleia Distrital de Lisboa”, 2000): LISBOA, vol. V, quarto tomo, 1ª Parte.


“História da Literatura Portuguesa” de António José Saraiva e Óscar Lopes. (“Porto Editora, Lda”).
“Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa” de M. Ferreira, Col. Biblioteca Breve
..............................


“História de Portugal” de A. H. Oliveira Marques (Palas Editores).
História Condensada de Portugal” de José Hermano Saraiva (Publicações Europa-América).

História do Cinema Português”, de Luís de Pina, “Publicações Europa-América”.

De: “MOMENTOS: 25 ANOS INESQUECÍVEIS” (do “Expresso”):
“Os Principais Factos da História Política Portuguesa”.
“Os Edifícios que marcaram”.
“Os Filmes mais importantes”.
“Os Caminhos da Moda”.
“Os Grandes Duelos do Desporto”.
“As Principais Descobertas da Ciência”.


NOTA sobre MÚSICA CLÁSSICA ACTUAL:

A Música Atonal:
Expressionismo:
(Schonberg, Bartok, Shostakovich).
Escola de Viena Futurismo (Exaltação dos ruídos, das máquinas, das vozes...):
- O Folclore: (Debussy, Stravinsky, Ravel, Heitor Villa Lobos, Manuel de Falla, Bela Bartok).
Neoclassicismo: Prokofief, Debussy, Ravel, Stravinsky.
- A
influência do jazz (de raízes africanas).
- Os instrumentos de percussão exóticos.
- A música serial, concreta, electrónica
.

Nenhum comentário: